sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e Séries5 filmes que todo estudante de psicologia deveria assistir

5 filmes que todo estudante de psicologia deveria assistir

Os filmes de psicologia representam uma forma de explorar um campo amplo que oferece diversas possibilidades, já que um profissional da área está em contato com a produção de sentido das mentes. Cada paciente é sempre uma história diferente e única.

A mente humana é um grande mistério. Muitos cientistas ousam dizer que poderemos descobrir todos os aspectos do Universo, mas ainda não seríamos capazes de compreender todos os pensamentos de uma pessoa.

A psicologia tem sido uma das áreas que mais são abordadas pelo cinema. São diversos filmes sobre temas como depressão, suicídio, histeria, esquizofrenia, transtorno de ansiedade e outros distúrbios, fazendo com que o público tenha mais conhecimento sobre essas temáticas.

Se você é estudante de psicologia ou já exerce a profissão, não pode perder essa lista. São 5 filmes que vão aprimorar seus conhecimentos e servir de estudo para os mais diversos casos. Não perca!

Filmes de Psicologia
Conheça alguns filmes que falam sobre a mente humana. Foto: Reprodução

1) Cisne Negro – um dos filmes de psicologia mais famosos

Estrelado pela atriz Natalie Portman, Cisne Negro conta a história de uma bailarina (Nina) muito talentosa e que está prestes a atingir o auge de sua carreira. Porém, sua instabilidade emocional pode colocar tudo a perder, principalmente, quando ela começa a perder a conexão com a realidade, dando lugar a obsessões ocasionadas por uma grande pressão.

A personagem de Natalie ganha o papel principal do balé mais conhecido no mundo, O Cisne Negro. Obcecada pela perfeição, cercada pela competição da personagem de Mila Kunis e pelo controle excessivo de sua mãe, a protagonista vai aos poucos perdendo a distinção do que é real e do que é fictício em sua vida.

O filme aborda temas como desenvolvimento, relações afetivas, psicose, neurose, busca pela perfeição, entre outros. Além disso, mostra a importância de superar as próprias sombras, a busca da libertação pessoal e a aceitação de si mesmo.

2) Um Método Perigoso

Um Método perigoso conta a história do começo da Psicologia como uma área autônoma, desenvolvimento causado principalmente pela Psicanálise de Freud, que se tornou reconhecido por curar diversos casos de histeria.

A obra foca na relação de Freud com seu discípulo Jung (interpretado por Michael Fassbender), que, ao tratar a paciente histérica Sabina Spielrein sob orientação de Freud, começa a ter suas próprias ideias, que, futuramente, irão se opor às de seu mestre.

O filme apresenta duas figuras muito importantes para a Psicologia: Sigmund Freud e Karl Jung.

3) Uma Mente Brilhante

Uma Mente Brilhante traz a história real de um genial professor de matemática, John Nash, que desvendou um dos mais enigmáticos teoremas da matemática. Por esse motivo, ele ganha o Prêmio Nobel, o maior reconhecimento que um cientista pode ganhar.

Durante o auge de sua carreira, ele começa a ter alucinações que o levam a enfrentar diversas adversidades em sua vida pessoal. Diagnosticado com esquizofrenia, ele sofre muito com o preconceito da academia e dos seus pares na universidade.

Além disso, em sua vida pessoal, começa a enfrentar problemas conjugais. Que em certos momentos do filme, podemos até julgamos que sua vida irá fracassar definitivamente. Entretanto, a força de vontade do personagem o ajuda a superar todos os obstáculos.

4. Psicose

Psicose é um dos filmes de psicologia mais clássicos do cinema, dirigido por um dos maiores diretores que já existiu, Alfred Hitchcock. O sucesso é tão grande que, recentemente, surgiu a série Bates Motel, que resolve explorar a juventude do psicótico Norman Bates, grande vilão do filme.

A película tem uma das cenas mais emblemáticas do cinema, na qual o psicopata surge no banheiro enquanto a protagonista está tomando banho. Vemos a silhueta dele atrás da cortina segurando uma faca, enquanto uma trilha sonora agoniante toca!

As obras de Hitchcock são muito conhecidas por traçar enredos capazes de criar um terror psicológico. As cenas não apresentam violência, mas o suspense faz todo o trabalho, justamente, por criar situações que te fazem pensar e te deixam presos à história o tempo todo.

5. Gênio Indomável – uns dos filmes de psicologia mais relevante

Gênio Indomável é um filme de psicologia relevante por dois grande motivos:

Primeiro, ele é interpretado por Robin Williams, ator que é amado por toda a geração de 1990, que acabou se suicidando em 2014, depois de lutar por muito tempo contra a depressão.

O ator era conhecido por sua excelente interpretação em filmes de comédia e em filmes motivacionais, mostrando, assim, que a depressão pode atingir qualquer um.

O segundo motivo é o personagem de Matt Damon, que é um jovem problemático que trabalha como servente em uma universidade e tem diversas passagens pela polícia. Após ser atendido por muitos psicólogos, ele se identifica com um deles, que desperta nele a sua genialidade pela matemática, o que o ajuda a focar e superar seus problemas!

Esses filmes de psicologia foram indicados para que você possa entender um pouco mais sobre a área. Os filmes são uma excelente oportunidade para que você, além de conhecer melhor a área, se distraia um pouco.

__________________________________________

Por Sabrina Ferreira Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife