5 filmes que se passam em universidades para você conferir
Menu & Busca
5 filmes que se passam em universidades para você conferir

5 filmes que se passam em universidades para você conferir

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > 5 filmes que se passam em universidades para você conferir

Certamente você já deve ter visto muitos filmes que se passam em universidades. Não é de hoje que o universo cinematográfico tenta reproduzir nas telonas o dia a dia das universidades, histórias realmente inspiradoras de pessoas que tenham como pano de fundo um campus universitário. 

Pensando nisso, preparamos uma listinha com 5 filmes com temática universitária para você curtir acompanhado de um grande balde pipoca ao lado de uma boa companhia. Confira!

Confira 5 filmes que se passam em universidades

Uma Mente Brilhante

Entre os filmes que se passam em universidades está Uma Mente Brilhante.
Entre os filmes que se passam em universidades está Uma Mente Brilhante. | Foto: Reprodução.

O filme, lançado originalmente em 2002 nos cinemas, é do gênero bibliográfico e conta a história de John Nash, um gênio da matemática, interpretado impecavelmente por ninguém mais do que Russell Crowe. O elenco ainda conta com nomes de peso como Ed Harris, Paul Bettany e Jennifer Connelly, interpretando Alicia Nash, esposa de John. A direção é de Ron Howard e o roteiro de Akiva Goldsman

A trama se torna mais envolvente à medida que se acompanha a evolução do surto esquizofrênico de Nash e todas as implicações negativas que este fato teve sobre sua vida e sua carreira.

A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo, filme sobre Stephen Hawking.
A Teoria de Tudo, filme sobre Stephen Hawking. | Foto: Reprodução.

Mais um filme muito comovente e, também, mais um drama bibliográfico, que conta a história de “superação” de uma brilhante mente. Com a linda atuação de Eddie Redmayne dando vida a Stephen Hawking, a direção é de James Marsh.

Além de retratar as importantes descobertas de Hawking sobre o tempo, o filme mostra o romance do astrofísico com Jane Wide, sua primeira esposa, interpretada por Felicity Jones, e também aborda a descoberta de uma doença degenerativa aos 21 anos.

Whiplash: Em Busca da Perfeição

Miles Teller e J.K. Simmons são os protagonistas de Whiplash.
Miles Teller e J.K. Simmons são os protagonistas de Whiplash. | Foto: Reprodução.

Esse longa trata do quão longe as pessoas estão dispostas a ir por um sonho. O sonho em questão é o de Andrew Neyman, vivido por Miles Teller, que se esforça muito para conseguir uma vaga de baterista na banda principal, comandada por Terence Fletcher, interpretado fervorosamente por J.K. Simmons.

Após entrar para a banda, Andrew percebe que terá que se sacrificar muito para cumprir com as mais absurdas exigências do professor Simmons. Isso faz com que o jovem ponha de lado sua família e amigos, arriscando o bem de sua saúde física e mental. O filme tem cenas muito fortes que mostram o esforço e dedicação de Andrew Neyman, levando o baterista a situações cruéis durante sua obsessão pelo sucesso. O drama foi lançado em 2014 com direção de Damien Chazelle.

A Lição de Moremi

A Lição de Moremi está entre os filmes que se passam em universidades.
A Lição de Moremi está entre os filmes que se passam em universidades. | Foto: Reprodução.

A trama desse longa é bastante importante e forte, pois trata da história de uma estudante nigeriana que decide denunciar o abuso sexual cometido por um professor da universidade em que estuda. O elenco do filme, lançado em 2020, conta com nomes como Jimmy Jean-Louis, Temi Otedola, Adjetey Anang, Gabriel Afolayan e Ini Edo. A direção é de Kunle Afolayan.

Inicialmente, a história foi baseada em um documentário da BBC, que investigou, a partir da infiltração de jornalistas nas universidades de Gana e Lagos, abusos sexuais cometidos por professores das instituições.

Deus Não Está Morto

Um dos filmes mais comentados, Deus Não Está Morto, se passa em universidades.
Um dos filmes mais comentados, Deus Não Está Morto, se passa em universidades. | Foto: Reprodução.

Neste filme de 2014, o jovem estudante Josh Wheaton, vivido por Shape Harper, é desafiado por seu professor de filosofia, Jeffrey Radisson, interpretado pelo grande Kevin Sorbo, logo em seu primeiro dia na universidade.

Ao se recusar a assinar uma declaração afirmando que concorda ao dizer que “Deus está morto”, Wheaton tem de defender sua crença em um Deus vivo durante as aulas através de debates, ou não seria aprovado no final do semestre.

E então, gostou das indicações? Que tal assistir a um desses filmes e mergulhar um pouquinho no incrível e desafiador mundo das universidades? Aproveite!

________________________________________________________

Por Maria Fernanda Ribeiro – Fala! UFG

Tags mais acessadas