5 filmes pré-indicados ao Oscar de 2021 que você precisa conhecer
Menu & Busca
5 filmes pré-indicados ao Oscar de 2021 que você precisa conhecer

5 filmes pré-indicados ao Oscar de 2021 que você precisa conhecer

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > 5 filmes pré-indicados ao Oscar de 2021 que você precisa conhecer

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar 2021, definiu os filmes indicados para sua shortlist, uma lista prévia em nove categorias da grande premiação do cinema internacional. Entre as categorias que tiveram filmes revelados estão: Filme Internacional, Documentário, Curta Documental, Trilha Sonora, Curta de Animação, Canção Original, Maquiagem, Efeitos Visuais e Curta-Metragem. A lista final só será divulgada no próximo dia 15. 

A cerimônia está programada para acontecer no dia 25 de abril, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. São elegíveis ao Oscar filmes lançados entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021. Apesar de grandes expectativas, nenhum filme brasileiro conseguiu entrar para a premiação deste ano. 

oscar 2021
Estatueta do Oscar. | Foto: Reprodução: Divulgação/Portal UOL.

Para aumentar a ansiedade dos cinéfilos, separamos 5 filmes que estão entre as apostas de levarem a estatueta na 93º edição da premiação e, muitos deles, já estão disponíveis nas plataformas de streaming do Brasil!

Filmes pré-indicados ao Oscar para conhecer

A Voz Suprema do Blues (2020)

viola davis
Viola Davis em A Voz Suprema do Blues. | Foto: Reprodução.

​Indicado na categoria de melhor Maquiagem, A Voz Suprema do Blues, é um grande concorrente para a premiação. Baseado em uma peça homônima de August Wilson e dirigido por George C. Wolfe, o filme conta de uma sessão de gravação da banda de Ma Rainey, influente cantora de blues dos anos 1920, vivida no filme pela magnata no cinema americano, Viola Davis, em uma performance intensa.

A Voz Suprema do Blues também foi indicado na categoria de melhor elenco. O filme já está disponível na Netflix! 

Os Sete de Chicago (2020)

Oscar
Os Sete de Chicago. | Foto: Reprodução.

Na categoria Trilha Sonora Original, Os Sete de Chicago é um dos longas da Netflix mais aclamados na disputa, e tem diversos elementos favoritos na premiação: uma história real, roteiro e direção de Aaron Sorkin e um elenco formado por Eddie Redmayne, Mark Rylance, Michael Keaton e Sacha Baron Cohen.

A trama foca no julgamento de indivíduos envolvidos no protesto da Convenção Nacional do Partido Democrata de 1968, que se transformou em um violento confronto com a polícia dos EUA. Os organizadores do protesto — que incluíam nomes como Abbie Hoffman, Jerry Rubin, Tom Hayden e Bobby Seale — foram acusados de conspiração por incitar a desordem, e o julgamento decorrente foi um dos mais notórios da história. 

Soul (2020)

soul
Soul. | Foto: Reprodução.

Também na categoria Trilha Sonora Original e na categoria de Efeitos Visuais, a animação da Pixar, Soul, que emocionou muita gente, é uma forte concorrente.

Do diretor Pete Docter, em Soul, Joe Gardner é um professor de música de ensino fundamental desanimado por não conseguir alcançar seu sonho de tocar no lendário clube de jazz The Blue Note, em Nova York. Quando um acidente o transporta para fora do seu corpo, fazendo com que ele exista em outra realidade na forma de sua alma, ele se vê forçado a embarcar em uma aventura ao lado da alma de uma criança que ainda está aprendendo sobre si, para aprender o que é necessário para retomar sua vida.

Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020)

filmes Oscar 2021
Crip Camp: Revolução pela Inclusão. | Foto: Reprodução.

Dirigido por James Lebrecht e Nicole Newnhamdo e com grandes chances de levar a estatueta de melhor documentário, o enredo de Crip Camp é emocionante! Ninguém no acampamento Jened poderia imaginar que aqueles verões juntos na floresta seriam o começo de uma revolução.

No final da estrada de Woodstock, o Camp Jened era um acampamento para adolescentes deficientes. Esse grupo de campistas transformados em ativistas moldaram o futuro do movimento dos direitos das pessoas com deficiência e mudaram a legislação de acessibilidade para todos. 

Minari – Em Busca da Felicidade (2020)

filmes
Minari – Em Busca da Felicidade. | Foto: Reprodução.

Indicado nas categorias de Canção Original, com Rain Song, e Trilha Sonora Original Minari – Em Busca da Felicidade, escrito por Lee Isaac Chung, é um longa semi-autobiográfico que se passa nos anos 80. David (Alan S. Kim), um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob (Steven Yeun), muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas.

Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua avó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família. O filme é um dos favoritos para a premiação. 

_____________________________
Por Maria Júlia Melo – Fala! Uerj

Tags mais acessadas