sábado, 25 maio, 24
HomeCinema e Séries5 filmes de Natal para aproveitar clima de fim de ano

5 filmes de Natal para aproveitar clima de fim de ano

Então é Natal, e o que você fez? Provavelmente ficou em casa deslumbrando a infinidade de filmes que essa época proporciona. Com tantos longas natalinos fica difícil não cair nos clichês e nas histórias muitas vezes piegas. A gente sabe que o Natal já passou, mas o clima natalino ainda não acabou e ainda dá tempo de curtir uns filmes antes do ano acabar.

Por isso, aqui estão cinco filmes muito especiais que nos lembram do verdadeiro significado dessa data: o de compartilhar, ter esperança e aproveitar junto com as pessoas que amamos. Confira.

Filmes de Natal
Veja os 5 filmes de Natal que separamos. | Foto: Reprodução

1) O EXPRESSO POLAR (2004) – um dos filmes de Natal mais conhecidos

O Expresso Polar
O Expresso Polar é um dos filmes de Natal mais conhecido. | Foto: Reprodução/ Pinterest

Talvez um dos filmes de Natal mais conhecidos hoje em dia, O Expresso Polar conta a história de um garoto que não acredita no Papai Noel, mas acorda de madrugada e descobre que tem um trem enorme de frente para sua casa, que o levará para o Polo Norte.

Dirigido por Robert Zemeckis, o mesmo diretor de Náufrago (2000) e Forest Gump – O Contador de Histórias (1994), o filme possui uma história simples, mas muito bonita. Cheia de sequências de tirar o fôlego e músicas cativantes.

É um dos primeiros longas a utilizar a técnica de captura de movimentos, o que faz a animação ficar facilmente datada atualmente e com chances de cair no vale da estranheza. Mas não deixa de ser uma ótima história, que fala sobre confiança, humildade e acima de tudo, de ter fé.

Com o grande ator Tom Hanks interpretando cinco personagens diferentes, o menino, o pai do menino, o condutor, o andarilho e Papai Noel, a produção também conta com a presença do músico Steven Tyler fazendo uma pequena ponta no filme.

Acho que quando crescemos, uma parte da nossa criança interior acaba morrendo. O que torna esse filme muito especial para alguns adultos também, pois resgata aquele espirito de fantasia e imaginação que perdemos ao nos tornarmos adultos.

Melhor Frase de O Expresso Polar:

Separamos o trecho que consideramos a melhor frase do filme: “E aí? Você vai?”

2) Meu Pai é Noel

Meu Pai é Noel
Um pai vai se transforma no bom velhinho para passar o Natal com o filho. | Foto: Reprodução/ Pinterest

Se Papai Noel existisse, com certeza ele teria a aparência de Tim Allen. Na trama, o vendedor de brinquedos Scott Calvin (Tim Allen) tem que passar o Natal com seu filho Charlie (Eric Lloyd), que não gosta muito do pai por ele estar sempre ausente. Acidentalmente, ele assusta o Papai Noel em seu telhado e resolve entregar o resto dos presentes junto de seu filho. Então ele precisa assumir a responsabilidade de seu compromisso e se preparar para o ano que vem, já que agora ele está gradativamente se transformando no bom velhinho.

Sim, é mais um daqueles filmes clichês, mas com um diferencial bastante interessante. O diretor John Pasquin nos conta uma tradicional história de natal, mas por outro ponto de vista, apresentando um personagem com pais divorciados, o que já foge dos padrões de família tradicional.

É muito interessante de ver o desenrolar dessa trama, com Scott ficando cada vez mais gordo e com uma barba branca. Enquanto as pessoas ao seu redor começam a taxa-lo de louco e acham que ele pode ser má influência para seu filho.

O filme nos mostra que precisamos acreditar em muito mais do que os olhos podem ver, nunca perdendo a esperança. Mas por que o verdadeiro Papai Noel teria uma roupa com um bilhete escrito “Se algo acontecer comigo, vista minha roupa e entre no trenó. As renas saberão o que fazer”? Talvez ele já estaria ciente de seu estilo de vida arriscado subindo em telhados e entrando por chaminés? Enfim, é um filme emocionante.

Melhor frase de Meu Pai é Noel

“Ver não significa acreditar. Acreditar, sim, é ver”

3) KLAUS (2019) – um dos filmes de Natal que tem tudo para se tornar um clássico

Klaus
Klaus e Jasper se unem para entregar presentes no Natal. Foto: Reprodução/ Pinterest

Jasper (Jason Schwartzman) é um jovem carteiro mimado e egoísta que, a pedido de seu pai, o dono da empresa, é enviado para uma ilha no círculo polar ártico, onde duas famílias são inimigas a gerações, para entregar seis mil cartas até o final do ano. Caso o contrário, ele não receberá sua parte da herança. Até que ele conhece um velho carpinteiro rabugento chamado Klaus (J. K. Simons), e juntos resolvem entregar presentes para todas as crianças da ilha.

É o primeiro filme de animação da Netflix, e não poderia ter começado de melhor maneira. Mescla as animações 2D tradicionais dos filmes dos anos 90 com aspectos das animações 3D que estamos acostumados, dando uma outra perspectiva da origem do Papai Noel e os mitos gerados em torno dele.

É super legal de ver como as cores vão mudando do início ao fim do filme, conforme a relação dos protagonistas vai evoluindo. Indo de uma temática fria e fúnebre para algo mais colorido e vivo. Bem de acordo com a proposta do filme, sobre o poder da bondade e da gentileza, e não é esse o verdadeiro espirito do Natal?!

Faz a gente se questionar sobre alguns valores tradicionais, e que, realmente, só a educação pode salvar as pessoas. Uma mensagem que não se limita só para o Natal, mas também, para a vida.

Tem tudo para se tornar um clássico.

Melhor frase de Klaus

“Um ato gentil de verdade, sempre gera mais gentileza”.

4) Tudo Bem no Natal que Vem (2020) – um dos filmes de Natal de comédia

Tudo Bem Natal que Vem
Um dos maiores sucessos de Leandro Hassum. | Foto: Reprodução/ Pinterest

Okay, falei de vários filmes cheio de neve, frio e decoração exagerada, mas isso aqui é Brasil, terra de samba e pandeiro. Tudo Bem no Natal que Vem, de Roberto Santucci, traz a temática dos filmes natalinos apoiados na cultura do brasileiro médio.

Jorge (Leandro Hassum) nascido no dia 24 de dezembro, odeia o Natal desde moleque. Quando ele sofre um acidente e cai do telhado de sua casa, ele se vê numa espécie de maldição, em que todos os dias são véspera de Natal, só para ele viver a mesma data no ano seguinte toda vez que adormece sem se lembrar do que aconteceu no resto do ano.

Fica claro as referências aos filmes Feitiço do Tempo (1993)e Click (2006). Porém com um elemento muito importante, a identificação. Temos tudo que acontece nessa época do ano representados nesse filme. Os mercados lotados, as uvas-passas, o calor e aquele tio que faz a mesma piada do “pavê” durante a ceia.

Apesar do humor fácil e, por vezes caricaturado, vemos Leandro Hassum ainda muito engraçado, mas nos entregando uma atuação mais madura.

Aproveitar o tempo que ainda temos com quem a gente ama se torna ainda mais relevante em anos em que estamos perdendo tantos entes queridos todos os dias.

Melhor frase de Tudo Bem no Natal que Vem

“Eu não quero dormir agora”.

5) AS AVENTURAS DE PAPAI NOEL (2000)

As Aventuras de Papai Noel
Animação de Natal. | Foto: Reprodução/ Pinterest

Não vou mentir, esse filme é bem raro, eu mesmo só consegui assistir ele duas vezes em períodos distintos, e mais uma vez agora depois de muita busca. Mas não deixa de ser um dos melhores longas de Natal que você vai assistir.

É bem diferente por se basear no livro, escrito pelo mesmo autor de O Mágico de Oz, L. Frank Baum, e tem um caráter mais biográfico do que de um romance em si.

Vemos a origem do pequeno Nicolau, o único bebê humano criado na floresta mágica de Burzee, ao redor de ninfas, elfos e fadas. Passando pela juventude, em que ele demonstra um incrível talento para criar brinquedos e aprende sobre o mundo sofrido dos humanos, especialmente das crianças. Então ele começa a distribuir os artefatos para todas elas com ajuda de seus amigos mágicos, para trazer um pouco de alegria a suas existências. Até que os terríveis Awgwas, seres de espirito cruel, descobrem seus planos e tentam impedi-lo a qualquer custo.

É um filme inocente e gostoso de assistir, trás uma nova versão da origem do Papai Noel, sem se ligar ao lado religioso. Indo desde sua infância até a sua velhice. Busca uma maneira de explicar os mitos em torno do personagem e leva uma mensagem de esperança, compaixão, amor e felicidade, que marcou a infância de muita gente.

Melhor frase de As Aventuras de Papai Noel

“É muita coisa para fazer em uma só noite. Eu queria que suas renas voassem”

E você, já assistiu algum desses? Boas festas para todos!

_____________________________________________________________

Por Matheus Cosmo – Fala! FIAM FAAM

ARTIGOS RECOMENDADOS