Os esportes são o passatempo predileto de muitas pessoas, embora não sejam praticados por todos, costumam ser comentados constantemente nas redes sociais e nos ciclos de amigos. Alguns deles são procurados pela comodidade de serem praticados em quadras fechadas e em horários flexíveis, sem ter que depender do bom tempo. Para saber quais esportes são esses, continue por aqui e conheça os 5 esportes praticados em ginásios fechados.
Esportes praticados em ginásios fechados
1) Futsal
O futsal surgiu na América do Sul. Criado pelo uruguaio Juan Carlos Ceriani, professor de Educação Física, começou a ser praticado em 1930 em Montevidéu. É, geralmente, chamado de futebol de salão no Brasil. Funciona com cinco jogadores: o goleiro, o fixo, os alas direito e esquerdo, além do pivô. Sem dúvidas, a palavra que move esse esporte é a agilidade.
2) Basquete
O basquete foi criado pelo canadense James Naismith, também professor de Educação Física, em 1981. Surgiu como uma alternativa diante da impossibilidade de praticar beisebol e futebol em um frio tenebroso do Massachusetts, nos Estados Unidos. É praticado com cinco jogadores que se dividem em: armador, ala e pivô.
3) Vôlei
Surgiu em 1895 nos Estados Unidos e foi criado pelo professor de Educação Física Willian George Morgan. Na época, era chamado de Mintonette e foi idealizado para ser um esporte menos violento e mais acessível para o grande público. Também serviu para inovar as aulas de Educação Física do professor Morgan, principalmente durante o inverno dos Estados Unidos. Para ser jogado, precisa de seis jogadores que geralmente desempenham as funções de atacante, levantador, bloqueador, cortador e jogador de defesa.
4) Handebol
Apareceu em Berlim, na Alemanha, e foi Karl Schelenz, atleta e professor de Educação Física, quem o criou. Antes, era jogado ao ar livre e especialmente por mulheres. Tinham onze jogadores de cada lado e o espaço para o jogo era menor. Hoje, o handebol precisa de sete jogadores para ser praticado e é realizado tanto em quadras como na areia. Longe de ser apenas um “futebol com as mãos”, esse esporte tem uma cultura e importância própria.
5) Badminton
O Badminton foi levado para a Europa por oficiais britânicos que faziam missões na Índia e entraram em contato com o jogo Poona. Assim, na Inglaterra do século XIX, recebeu esse nome em homenagem a Badminton House, casa do Duque de Beaufort e local que supostamente teria sido praticado pela primeira vez. Jogado com uma raquete e uma peteca, pode ser praticado em dupla ou individual e são necessárias muita agilidade e técnica para não deixar a peteca cair.
Se você gostou de algum desses esportes, não espere para amanhã o que pode ser feito hoje: procure um local na sua cidade que tenha o esporte que você gostou e comece a se divertir.
______________________________
Por Geovana Souza – Fala! Universidade Federal Fluminense