Ao buscar uma forma mais rápida de emagrecer muitas pessoas acabam tomando medidas extremas que podem prejudicar a saúde e atrapalhar o emagrecimento. Para evitar tais prejuízos, deve-se tomar cuidado na hora de escolher uma dieta e sempre consultar um nutricionista. Então, para ajudar a melhorar sua dieta, confira algumas dicas da Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson.
5 Erros De Quem Tenta Emagrecer
1- Cortar completamente os carboidratos
Toda a energia utilizada pelos músculos e cérebro provem da glicose que é encontrada em alimentos como massas, doces, pães, etc (carboidratos). Portanto, tais alimentos são extremante necessários para um bom funcionamento do corpo e para o emagrecimento, uma vez que é deles que provém a energia utilizada para realizar exercícios. Assim, devem estar presentes em pelo menos 2 das três principais refeições do dia.
2- Dormir com fome
Ao dormir, se passa de 6 a 8 horas em jejum. Neste período seu corpo ainda gasta energia, logo, ao acordar de manhã, sentirá mais fome. Assim, a possibilidade que a pessoa coma mais durante o café da manhã ou em outras refeições será maior, já que seu corpo sentirá a mais necessidade de energia.
3- Não realizar atividades físicas
Para emagrecer, você deve gastar mais calorias do que consome. No entanto, ao não realizar atividades físicas, realizar tal ato se torna mais difícil. Assim, muitas pessoas, ainda com o desejo de emagrecer, acabam por reduzir ao extremo sua alimentação, o que pode provocar graves danos a saúde. Além disso, é a atividade física que é responsável acelerar o metabolismo, o que junto a uma alimentação balanceada, faz com que seu corpo gaste energia de forma adequada.
4- Realizar Dietas Muito Restritivas
Como uma forma de emagrecer mais rápido, acaba-se por adotar dietas que cortam completamente algum tipo de alimento ou então com baixíssimas calorias. Dietas assim acabam por ser prejudiciais á saúde pois muitas vezes acabam por retirar algum componente importante para a formação de uma alimentação balanceada. Além disso, com tal retirada, a tentativa de emagrecer pode acabar sofrendo o efeito sanfona, que é quando o corpo ganha e perde peso com muita frequência.
5- Não consultar um profissional
Cada organismo funciona de um jeito singular. Muitas vezes pegar uma dieta pronta ou copiar a rotina de exercícios de alguém pode ser prejudicial a saúde. Isso acontece por que determinada dieta pode apresentar alimentos que não reajam bem com determinado corpo, o que pode inclusive contribuir para o ganho de peso. Com relação aos exercícios, algumas rotinas podem ser pesadas ou leves demais, o que também atrapalha no emagrecimento e podem até gerar lesões. Por isso, é sempre indicado que se procure um profissional para auxiliar no processo de emagrecimento.