sexta-feira, 26 abril, 24
HomeLifestyle5 dicas para emagrecer depois do Natal e arrasar no Ano Novo

5 dicas para emagrecer depois do Natal e arrasar no Ano Novo

Peru, bacalhau, chocotone, pudim. São muitas as tentações do cardápio natalino que podem nos levar a exagerar na comida e ganhar alguns quilogramas a mais. A verdade é que ninguém vai viver de uva passa na ceia, então, aproveite de tudo um pouco com moderação. E, se passar do ponto, dá tempo de se recuperar e emagrecer para o Ano Novo.

Talvez, você já tenha escolhido a roupa para passar a virada do ano. Então, não precisa ficar com medo da peça não entrar. Vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a desinchar e, consequentemente, perder alguns centímetros de circunferência.

emagrecer depois do Natal
É normal o número da balança aumentar após a ceia de Natal. | Foto: Reprodução.

É impossível ganhar muito peso em um dia só!

Antes de começarmos as dicas para emagrecer depois do Natal, é importante esclarecermos que é impossível ganhar uma quantidade considerável de peso de uma vez. Para engordar e ganhar alguns quilogramas de gordura, a pessoa precisa exagerar na quantidade de comida por um certo período.

Uma ou duas semanas comendo excessivamente alimentos de má qualidade nutricional podem ser o suficiente para engordar. Mas exagerar apenas na noite de Natal não vai te fazer ganhar 10 quilos. Então, relaxe e aproveite a ceia.

Se você subir na balança no dia seguinte, certamente, os números vão estar maiores. Mas não se assuste! Como já dissemos, é impossível ganhar alguns quilos de gordura de forma tão rápida. Devido à quantidade e tipos de alimentos ingeridos, esse aumento costuma ser resultado da retenção de líquido, que causa um estufamento. Por isso, em uma semana, é super possível desinchar e voltar a ter o corpinho de antes e vamos te dar dicas do que fazer para isso.

Como emagrecer depois do Natal

Hidratação: beba água

Uma das principais dicas é se hidratar. Beber água é um dos passos mais importantes para desinchar o corpo e se esse hábito ainda faz parte da sua rotina, é bom começar a fazer. A água é poderosa! Apesar da média ser 2 litros de água por dia, é interessante buscar descobrir a quantidade ideal para o seu corpo, porque isso é relativo.

Para descobrir, é só fazer um cálculo simples. O indicado são 35 ml por quilo. Então, por exemplo, se você tem 50 quilos, 50 x 35 = 1 litro e 750 ml. Já se você pesar, por exemplo, 80 kg, precisa beber pelo menos 2 litros e 800 ml (35 x 80).

Beba chás diuréticos para emagrecer depois do Natal

Os chás diuréticos são aqueles que auxiliam na eliminação de urina, o que contribui para a expulsão de toxinas e líquidos acumulados no corpo, reduzindo o inchaço. Alguns exemplos de chás diuréticos que podem ser consumidos são:

• Chá de hibisco;
  • Chá de cavalinha;
  • Chá de salsinha;
  • Chá de gengibre e limão;
  • Chá de funcho.

Faça exercícios físicos para emagrecer e manter-se saudável

Praticar exercícios físicos também é importante para voltar ao corpo de antes. Eles também vão ajudar na eliminação de toxinas a partir da urina e, consequentemente, na diminuição do inchaço causado pela retenção de líquido. Não precisa se limitar à academia, pode praticar diferentes tipos de atividades, principalmente se gastarem bastante calorias, como futebol, natação, vôlei, corrida, dança etc.

Alimente-se bem

Alimentos com muita gordura, açúcar e sódio ajudam a provocar esse estufamento. Por isso, durante essa semana de preparação para o Ano Novo, evite ao máximo esses tipos de comida. Invista em alimentos mais naturais. Coma também todos os tipos de alimentos, como carboidratos, proteínas, fibras, alimentos antioxidantes, vitaminas etc.

Faça todas as refeições

Ter uma rotina de alimentação regrada é extremamente importante. Muitas pessoas pensam que, para emagrecer, é preciso comer pouco. Mas o importante é comer a quantidade que o seu corpo precisa e dividir em várias refeições ao dia, com intervalos de 3 horas preferencialmente. Evite exageros e evite beliscar comidas. Faça sempre refeições completas a cada 3 horas na quantidade adequada. Ficar horas sem comer pode desacelerar o metabolismo e dificultar a perda de peso. Além disso, pode contribuir para a compulsão.

Tenha foco e aproveite as festas de fim de ano! Em uma semana é possível desinchar e voltar a ter o corpo de antes do Natal. Então, não se sinta mal por ter aproveitado a ceia. O Natal é só uma vez no ano. Mas, depois, precisa ter muito foco nessa semana anterior ao Ano Novo para emagrecer e arrasar na roupa escolhida!

________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!