Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começaram em 24 de agosto e vão até 5 de setembro. Serão 539 eventos, desdobrados em 23 esportes ao todo. Um prato cheio para quem ama histórias de dedicação e amor ao esporte. Para ficar por dentro dos jogos, aqui vão 5 curiosidades sobre uma das maiores competições esportivas do mundo.
Curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos de Tóquio
1. Novos esportes e eventos
Assim como nas Olimpíadas, as Paralimpíadas contarão com novas modalidades na sua agenda. Badminton e taekwondo farão sua estreia nos dias 1 e 2 de setembro, respectivamente. Além disso, Tóquio 2021 também terá novos eventos, como a Va’a (canoa havaiana) e a equipe mista de carabina de 50m SH2, modalidade do tiro esportivo.
2. Delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos
Mesmo com a pandemia modificando drasticamente o calendário do esporte, 253 atletas brasileiros se classificaram para as Paralimpíadas. Essa é a segunda maior marca da história, ficando atrás apenas da Rio 2016, quando por sediar os jogos, o Brasil garantiu vaga em todos os esportes. São 159 homens e 94 mulheres representando o Brasil no Japão, incluindo atletas, guias, calheiros, goleiros e timoneiros.
3. Sem novidades
Sediar os jogos não é novidade para Tóquio. A cidade recebe pela segunda vez a competição, a primeira foi em 1964, com o segundo Jogos Paralímpicos da história.
4. A maior
A estadunidense Trischa Zorn é a maior atleta paralímpica da história, competiu nas provas de natação para deficientes visuais de 1980 até 2004 e conquistou incríveis 55 medalhas, sendo 41 de ouro, nove de prata e cinco de bronze. Também quebrou oito recordes mundiais e entrou para o hall da fama das Paralimpíadas em 2012.
5. O criador dos Jogos Paralímpicos
Ludwig Guttmann é o criador dos Jogos Paralímpicos. O neurologista alemão, de origem judia, foi forçado a deixar seu país pelo governo nazista e se mudou para a Inglaterra, lá foi indicado pelo governo para chefiar o Centro Nacional de Traumatismos. Seu principal trabalho era a reabilitação dos soldados que serviram na Segunda Guerra, e para isso desenvolveu um tratamento que incluía a prática de esportes.
No dia 28 de julho de 1948, mesmo dia do início dos Jogos Olímpicos de Londres, foi realizado o primeiro evento esportivo exclusivo para pessoas com deficiências físicas, em Stoke Mandeville, a 56 km da capital. O evento foi ganhando notoriedade, até que, em 1960, foram realizados os primeiros Jogos Paralímpicos oficiais da história, em Roma, com 400 atletas de 23 países diferentes e provas exclusivas para cadeirantes.
________________________________________________________
Por Eduardo Fabrício Ferreira – Fala! ESPM-SP