5 curiosidades sobre a banda sueca de pop ABBA
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a banda sueca de pop ABBA

5 curiosidades sobre a banda sueca de pop ABBA

Home > Entretenimento > Música > 5 curiosidades sobre a banda sueca de pop ABBA

O ABBA é um grupo de gênero pop com origem em Estocolmo, Suécia, formado em 1972. Foi o grupo de maior sucesso na história da música, liderando as paradas mundiais de 1974 a 1982, emplacou canções aclamadas e cantadas pela sua legião de fãs até hoje.

O fenômeno Mamma Mia, tornou-se inspiração para a peça musical de mesmo nome e anos mais tarde, ganhou uma adaptação para o cinema, estrelado por Meryl Streep “My, my, how can I resist you”, ABBA?

Muitos leitores, sobretudo a geração Z, sequer irão saber da existência da banda (ou às vezes podem remeter a lembrança dos pais ou avós cantando alguma canção). Em contrapartida, muitos vão relembrar sucessos, shows e tantos clipes que embalaram décadas. Preparem-se para embarcar na nostalgia ou conhecer (e ouvir) esse acontecimento dos anos 1970 e 1980.

Conheça curiosidades sobre o fenômeno mundial ABBA.
Conheça curiosidades sobre o fenômeno mundial ABBA. | Foto: Reprodução.

5 curiosidades sobre o ABBA

1 – O Significado do nome ABBA

Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid. O quarteto que compõe a banda, são as respectivas iniciais que formam o nome do grupo. Mas antes disso, em sua primeira aparição no festival Festfolk – festa para pessoas em Sueco – nos anos 1970, a banda foi apresentada como “Björn Benny & Agnetha Frida. A mudança ocorreu após o lançamento do álbum Ring Ring, cujo produtor musical Stig Anderson considerava o nome extenso e estranho, diante disso, passou a se referir ao quarteto simplesmente como ABBA.

2 – Os membros do grupo formavam casais

Os membros do grupo formavam casais: Benny era casado com Anni-Frid e Björn com Agnetha. A relação entre ambos se manteve por quase todo o período de sucesso, entretanto, as brigas contribuíram ao término da banda em 1982. Em entrevista ao jornal El País em 2018, Agnetha relata que “Os integrantes estavam cansados do ABBA e após os divórcios não havia mais razão para continuar juntos no grupo”. A música The Winner Takes It All de autoria de Benny e Björn teve o próprio divórcio como inspiração e Agnetha assumiu os vocais, com seu timbre marcante. Os casais Benny e Anni se separaram em 1979 enquanto Björn e Agnetha em 1981.  

3 – Mamma Mia! O sucesso tremendo

Mamma Mia! É uma canção que viraria single, escrita por Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson, cujo álbum levou o nome da banda.

A letra conta a história de uma mulher que constantemente se decepciona com seu parceiro infiel, mas continua perdoando de qualquer maneira. 

Anos mais tarde, Catherine Johnson, escritora britânica, escreveu a peça musical Mamma Mia!, baseado nas canções do grupo. Benny e Björn participaram ativamente da produção, Anni-Frid participou com a parte financeira e Agnetha não participou do projeto e desenvolvimento.

Após reverberar positivamente nos últimos tempos (e até hoje), o musical ganhou uma adaptação no cinema em 2008, produzido pela Universal Studios, estrelado por Meryl Streep e avaliações muito positivas pela crítica.

4 – Waterloo e o Festival Eurovision da Canção de 1974

O Eurovision Song Contest (Festival Eurovision da Canção) é um festival internacional de canções organizado pela União Europeia de Radiodifusão, cuja representação tem em sua maioria, artistas europeus.    

O ABBA ganhou o festival em primeiro lugar por 24 pontos com a canção Waterloo, o que contribuiu para o lançamento da carreira internacional da banda. Em 2005, foi considerada a melhor música de todos os tempos, no especial Congratulations: 50 Anos do Festival Eurovision da Canção. 

5 – ABBA The Show e Born Again: O Cover

ABBA Born Again é uma banda cover formada por britânicos que foi convidada a se apresentar na Rússia para, segundo os boatos, ninguém menos que Vladimir Putin, que até então é declarado fã da banda.

Já o ABBA The Show é uma outra banda cover que veio para a América do Sul em 2010 e fez apresentações em São Paulo, Brasília e em diversas cidades do Brasil. A apresentação contou com membros da orquestra original do quarteto, Ulf Andersson (saxofonista) e Janne Schaffer (guitarrista), músicos suecos que trabalharam diretamente com o Abba durante o período em atividade. 

Bônus

Voyage, o novo álbum

Todos nós sabemos que 2021 está sendo o ano dos acontecimentos, dos prováveis aos improváveis. E claro que o ABBA não iria passar despercebido, certo? Pois bem! Recentemente, durante uma transmissão ao vivo no YouTube, a banda anunciou o seu nono álbum de estúdio, acompanhado de duas gravações inéditas das canções I Still Have Faith on You e Don´t Shut Me Down. Segundo a banda, estes seriam os dois singles de estreia. 

O álbum, intitulado Voyage, tem lançamento previsto para 5 de novembro de 2021 e é o primeiro do grupo com material inédito em 40 anos, desde The Visitors (1981), o último álbum e a dissolução definitiva da banda em 1982.

Fato é, que independente da época, idade ou geração o grupo ABBA deixa seu legado até hoje nos embalando em um “beat” perfeito, dançante e carregado de fiéis fãs por todo o mundo.

_____________________________________________________

Por Érica Silva – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas