5 cidades turísticas do Rio Grande do Sul para conhecer
Menu & Busca
5 cidades turísticas do Rio Grande do Sul para conhecer

5 cidades turísticas do Rio Grande do Sul para conhecer

Home > Lifestyle > Viagens > 5 cidades turísticas do Rio Grande do Sul para conhecer

Já pensou em fazer uma viagem de fim de semana e conhecer alguns pontos turísticos da serra gaúcha, mas não sabe por onde começar? Conheça as 5 cidades turísticas mais charmosas do Rio Grande do Sul

Cidades turísticas para visitar no Rio Grande do Sul

1- Gramado 

Gramado
Gramado. | Foto: Reprodução.

É evidente que a cidade de Gramado ocuparia o topo da lista, afinal é a opção preferida dos brasileiros quando o assunto é viajar no inverno. A cidade queridinha das estações mais frias é conhecida popularmente pela arquitetura europeia, influenciada pelas famílias germânicas que se instalaram na região no século XIX.

Além dela, o charme da paisagem é composto por ruas arborizadas, jardins repletos de flores e atrações temáticas que trazem um ar de magia e encantamento à região. Com um clima congelante, variadas opções de chocolates, restaurantes e cafeterias, paisagens exuberantes, museus e parques interativos. Seu leque de opções é bem variado.

2- Cambará do Sul 

Rio Grande do Sul
Cambará do Sul. | Foto: Reprodução.

Carinhosamente apelidada de terra dos cânions, Cambará do Sul abriga uma grande variedade de belezas naturais, como os famosos cânions, cachoeiras e trilhas. Ideal para quem deseja se desconectar do agito do dia a dia e se jogar em um fim de semana imerso em meio à natureza.

Assim como qualquer outro destino da serra gaúcha, a alta temporada é no inverno e os melhores meses para visitar a cidade são entre junho e setembro. Com uma variedade de restaurantes e pousadas, é possível curtir as mais diversas aventuras sem abrir mão do aconchego e conforto. Seja no cânion do Itaimbezinho ou na cachoeira dos Venâncios, recomenda-se roupas leves e tênis para aproveitar cada passeio sem apertos. E não esqueça da câmera fotográfica, as paisagens são de tirar o fôlego!

3- Porto Alegre

porto alegre
Porto Alegre. | Foto: Reprodução.

A capital do estado não fica para trás quando o assunto é ponto turístico. A cidade metropolitana, além de ser o coração do Rio Grande do Sul abriga também uma infinidade de teatros, museus e uma arquitetura digna de cartão postal!

Comece o roteiro pelo centro histórico e conheça a fundo um bairro repleto de construções, as quais marcaram época e que hoje são patrimônio histórico-culturais. Lar também de ruas populares como a Rua dos Andradas, a Praça da Matriz e do Mercado Público.

Se estiver ainda mais intrigado a conhecer a história e a cultura gaúcha, vale a visita a museus, como a Casa de Cultura Mário Quintana. Já se quiser um clima mais descontraído para relaxar com os amigos, nada melhor do que passar o fim de tarde na orla do Guaíba, curtindo o pôr do sol!

4- São Miguel das Missões

o que fazer no Rio Grande do Sul
São Miguel das Missões. | Foto: Reprodução.

Se a sua praia é história, esse destino é ideal para você! As missões jesuíticas tinham o objetivo de espalhar o cristianismo, catequizando os indígenas, criando, assim, o maior agrupamento de jesuítas e indígenas da região.

As ruínas de São Miguel são consideradas patrimônio mundial da Unesco, assim como as estruturas presentes nas cidades vizinhas, como Santo Ângelo, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço Mártir, São João Batista e São Francisco de Borja, que correspondem aos Sete Povos das Missões.

Para ficar imerso na história da região, é aconselhável escolher um guia. Dessa forma, ao passar pelas Ruínas, a Fonte Missioneira ou o Museu das Missões, o passeio fica completo. Também não deixe de curtir o espetáculo Som e Luz, que narra a história de forma emocionante, dando uma sensação de viagem no tempo.

5- Pelotas

turismo no Rio Grande do Sul
Pelotas. | Foto: Reprodução.

Se quer ser impressionado pelo estômago, Pelotas é o lugar certo! A cidade gaúcha é a guardiã do título de Capital Nacional do Doce em detrimento de sua produção doceira. É possível tirar a prova na popularmente conhecida Fenadoce, isto é, um evento gastronômico que, além de expor suas delícias aos turistas, também revela a vasta cultura doceira da região.

Apesar dos doces finos, a cidade também é repleta de história, notável através das ruas do centro histórico, que revelam imponentes construções do século XIX como antigos casarões, hotéis, teatros, museus, praças e catedrais.

Não deixe de conferir as belas paisagens naturais oferecidas pelo município, como a praia do Laranjal, que fica a dez minutos do centro. A praia é banhada pela Lagoa dos Patos e rende belas fotografias!

_____________________________
Por Fernanda Grapiglia – Fala! ESPM Porto Alegre

Tags mais acessadas