5 canais do YouTube para organizar os estudos
Menu & Busca
Os 5 melhores canais do YouTube com foco nos estudos

Os 5 melhores canais do YouTube com foco nos estudos

Home > Notícias > Urbano > Os 5 melhores canais do YouTube com foco nos estudos

Estudar é uma tarefa difícil. Às vezes, o cursinho por si só não dá conta e é necessário buscar o aprendizado em outras formas – como através de canais do YouTube. Entretanto, muitos jovens encontram dificuldades na hora de se dedicar aos estudos sozinhos em casa.

Com a internet, tudo se tornou mais fácil, afinal, encontramos tudo no campo de pesquisa, desde uma receita de bolo até uma videoaula sobre aquela matéria pesada que causa dor de cabeça.

No YouTube, existem diversos canais sobre diversos assuntos e, claro, sobre estudos também. Pensando nisso, conheça, por meio deste artigo, quais são os maiores canais do YouTube para estudar.

canais do youtube
Saiba quais são os melhores canais do YouTube para estudos e quais os maiores canais do YouTube. | Foto: Freepik.

Débora Aladim

Não é à toa que a Débora está em primeiro lugar na lista de melhores canais do YouTube em quesito estudos. Mineira, Débora Aladim disponibiliza em seu canal diversos vídeos para ajudar os estudantes na hora de fazer o tão temido Enem.

Sua paixão por história incentiva milhares de universitários a seguirem o mesmo caminho que ela, Débora participa todos os anos do Enem, por isso tem uma grande base sobre o assunto.

Recém-formada em História pela UFMG, Débora Aladim não só oferece conteúdos voltados à matéria, mas também conteúdos que interessam aos estudantes que queiram tirar nota 1000 na redação.

Uma novidade importante é que agora ela produz apostilas de estudos avançados sobre redação pelo preço de R$ 2. Pensando justamente em ser acessível para todos os estudantes. Nessa apostila, tem todo o guia, dicas e maneiras de ir super bem na redação.

Seu canal do YouTube vem crescendo todos os dias, isso porque sua linguagem é única e de fácil entendimento, em apenas um vídeo, somos capazes de mergulhar no mundo da história.

Inclusive, muitos jovens e universitários relatam que foram bem nas provas por causa dos ensinamentos dela. Vale a pena conferir os vídeos, afinal, estudo e informação nunca são demais. 

Profa Miriam Navarro

Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, Design Instrucional para EaD Virtual e em Ética, Valores e Cidadania na Escola, Miriam cria conteúdos no YouTube sobre a profissão que ela escolheu: professora.

Além de dar aulas em uma escola em Ribeirão Preto, Miriam também dá aulas para a internet, mas diferente do primeiro canal citado acima, este ensina os professores em formação a como se planejar e dar aulas de maneira fácil e divertida.

Dessa forma, seu canal conta com 70,8 inscritos e seus conteúdos são distribuídos de forma didática, com vídeos sobre planejamento, tecnologia, planos de aulas, cursos de BNCC grátis, tutoriais e muito mais. 

Professor Piccini

Leandro Piccini, mais conhecido como professor Piccini, é formado em História e possui mestrado em Educação pela UFMS. 

Dentre todos os assuntos, o foco principal do professor é a aprendizagem, por esta razão, ele coordena um projeto chamado Projeto Estudar e Aprender. Lá, ele compartilha seus conteúdos voltados às suas pesquisas educacionais da área de Neurociência e Psicologia da Aprendizagem.

Piccini também dedica seu tempo para ensinar seus alunos e universitários dentre os canais do YouTube. Seu canal aborda conteúdos sobre estudos on-line, dicas para vencer nos estudos e na vida, cursos básicos, dicas sobre livros e maneiras de estudar sem cansar o corpo e a mente.

Além disso, ainda apresenta o PicciniCast, o Podcast do Professor Piccini. Seus assuntos são basicamente os mesmos do YouTube, mas em formato de podcast, trazendo as melhores dicas e estratégias para vencer no trabalho e nos estudos. 

Biblioteca Parque Villa Lobos

Bibliotecas, antigamente, eram vistas como os principais meios de estudos, afinal, nem todo mundo tinha internet e condições para estudar de casa. A Biblioteca Parque Villa Lobos ainda é conhecida entre muitos universitários como o melhor lugar para estudar.

Localizada dentro do Parque Villa Lobos, foi criada recentemente em 2014 e, desde então, atrai muitos jovens estudiosos, que gostam principalmente da leitura.

Em razão da pandemia, o local segue sendo aberto em horários como: terças a domingos e feriados, das 9h30 às 18h30. Vale ressaltar também que a entrada é gratuita.

É importante lembrar que as bibliotecas também estão se modernizando e possui também um acervo on-line, lotado de livros e materiais para ajudar os jovens a estudar para vestibulares. 

Canal USP

Quem nunca sonhou em estudar na USP? Esse com certeza é o sonho de muitos jovens que hoje almejam cada vez mais agregar nos estudos. O lado bom disso tudo é que a USP disponibiliza mais de 4 mil vídeos com a tecnologia e aprendizagem da instituição pública gratuitamente pela internet e muita gente nem sabe!

Dentre os melhores canais do YouTube, o Canal USP está entre os preferidos dos universitários. Com assuntos relacionados a atividades culturais, reportagens, podcasts, aulas e muito mais. É ideal para universitários que têm interesse em produção científica, acadêmica e cultural disponibilizada por uma das melhores universidades do País.

Toda semana o canal traz novidades e até palestras com professores e universitários da USP. Ou seja, a internet desfruta de um leque de oportunidades para quem busca o aprendizado.  

Oficina do Estudante

Os canais do YouTube contêm conteúdos novos e exclusivos, como, por exemplo, a Oficina do Estudante. Por ele, os jovens e universitários conseguem estudar todas as matérias, afinal, existem professores especializados em várias áreas. Inclusive, Matemática e Gramática, que seguem sendo umas das matérias mais procuradas pelos jovens por terem um grau de dificuldade maior.

É uma grande chance para quem deseja estudar e revisar conteúdos importantes para uma prova como a do Enem, por exemplo. Os melhores canais do YouTube são aqueles que encantam os jovens e os universitários de maneira fácil e simples e que também abrangem os principais temas.

Hoje em dia, muitos jovens e universitários desejam crescer na vida e têm foco nos estudos – sejam eles feitos por canais do YouTube ou outro modelo. Isto porque, cada vez mais, a vida requer conhecimentos. Uma das formas de buscar estudos é através da moradia estudantil.

Pioneira desde 2012, a Uliving fornece a maior sede no Brasil nesse segmento, pensando sempre na melhor maneira de estudar, viver e, de quebra, pertencer à melhor comunidade estudantil. Ficou interessado? Conheça a Uliving e saiba mais sobre como organizar seus estudos com canais do YouTube. 

__________________________________
Por Marianne Xavier – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas