4 benefícios do potássio que você deve conhecer!
Menu & Busca
4 benefícios do potássio que você deve conhecer!

4 benefícios do potássio que você deve conhecer!

Home > Lifestyle > Saúde > 4 benefícios do potássio que você deve conhecer!

O potássio é um mineral essencial para os seres humanos, pois mantém processos físicos e químicos vitais. Ele é importante para a condução de impulsos nervosos, para o funcionamento correto da membrana celular e para a contração do músculo, tão importante para os praticantes de diversos tipos de esportes.

4 benefícios do potássio que você deve conhecer!
Praticantes de atividades físicas devem manter o nível de potássio adequado

De acordo com alguns experimentos, uma alta ingestão de potássio protege os indivíduos de uma série de problemas que afetam o sistema cardiovascular, esquelético e renal. Por isso, é tão importante manter os níveis do nutriente sempre adequados.

Alguns benefícios do potássio

4 benefícios do potássio que você deve conhecer!
Em 100g de banana há, aproximadamente, 358mg de potássio

Auxilia na memória

Assim como as vitaminas do complexo B, o potássio auxilia na comunicação dos neurônios. Assim, é fundamental para levar oxigenação ao cérebro e melhorar a memória.

Controla o equilíbrio de água no organismo

Ele atua juntamente com o sódio no equilíbrio osmótico das células. Age como um isotônico e regula a entrada e saída de diversos fluidos.

Melhora a dor de cabeça

Ele auxilia no alívio de dores relacionadas à contração muscular, como as enxaquecas. Essas dores de cabeça fortes são ocasionadas pelo tensionamento dos músculos acima do pescoço. Se você sofre com isso, averigue se não é falta de potássio!

Regula a pressão

Ele ajuda a regular a pressão arterial por meio da “bomba de sódio e potássio”. Quando existe um consumo adequado de potássio, o excesso de sódio é excretado por meio da urina. Dessa forma, o consumo do mineral é indicado para quem sofre com hipertensão.

Referências: A importância do potássio” – International Potash Institute (IPI).

Tags mais acessadas