A partida foi realizada no palco do icônico filme Campo dos Sonhos e proporcionou belos momentos dentro e fora do diamante
O filme Campo dos Sonhos, dirigido por Phil Alden Robinson, adaptado do romance escrito por W.P. Kinsella, foi lançado no ano de 1989, e é uma obra marcante para os fãs de beisebol. Sem maiores spoilers, o personagem central da história é Ray Kinsella (Kevin Costner), dono de uma fazenda no interior do estado de Iowa. Levava uma vida tranquila, até que um dia escuta vozes saindo de sua plantação de milho, dizendo a seguinte frase: “se você construir, ele virá”.
O protagonista tem uma visão de que aquilo que deveria construir seria um campo de beisebol dentro de sua propriedade. Relembrando as histórias contadas por seu falecido pai, acredita que quem aparecerá é o histórico jogador do Chicago White Sox, “Joe Descalço”, que teve sua carreira interrompida por conta de um caso de suborno. É justamente o que acontece.
O fantasma de Joe Descalço e outros jogadores daquele Chicago White Sox de 1919 saem do milharal e aparecem para Ray, que os autoriza a utilizar o “Campo dos Sonhos”… a partir daí, terá que assistir ao filme para saber como essa emocionante história termina.
MLB no Campo dos Sonhos
Desde que o icônico campo de beisebol foi construído no meio do milharal para a produção do filme no final da década de 80, o local se manteve de pé, tornando-se um ponto turístico da região de Dyersville, no estado de Iowa. A fim de realizar um evento histórico para os fãs do esporte, a Major League Baseball decidiu realizar um jogo de sua temporada regular no Campo dos Sonhos. Porém, por conta dos padrões atuais para se realizar um jogo de MLB, o palco oficial do filme precisaria receber muitas alterações.
Sendo assim, à apenas 150 metros do campo original, um novo estádio, igual ao do filme, mas seguindo os padrões atuais, foi construído para receber um jogo da principal liga de beisebol do mundo. Inicialmente, a partida aconteceria na temporada passada, mas devido aos casos de Covid-19 que explodiram por toda a liga, o evento foi adiado para a temporada de 2021, mantendo as franquias envolvidas: Chicago White Sox e New York Yankees.
A emoção deste duelo histórico começou muito antes do primeiro arremesso. Uma cerimônia pré-jogo foi realizada, em que Kevin Costner, ator que interpretou Ray Kinsella no filme, conduziu os atletas das duas equipes para dentro do campo, partindo de dentro do milharal, recriando a icônica cena da obra, quando Joe Descalço e os outros jogadores do Chicago White Sox reaparecem pela primeira vez no Campo dos Sonhos.
As homenagens não pararam por aí, pois também estavam na vestimenta dos atletas. O Chicago White Sox usou um uniforme idêntico aos de 1919 e que são representados no filme. O New York Yankees também foi a campo com a versão throwback de seu uniforme, e utilizou um semelhante ao que a equipe usava na década de 1910.
Além das homenagens, Yankees e White Sox protagonizaram um grande jogo
Independente do resultado ou de como acontecesse o duelo, a partida naturalmente já seria lembrada por muitos e muitos anos. Porém, a partida colocava frente a frente duas das melhores equipes da MLB nesta temporada, e nenhuma delas gostaria de sair do Campo dos Sonhos com uma derrota.
O Chicago White Sox foi a primeira equipe a tirar o zero do placar, com um Home Run anotado por José Abreu na parte baixa da primeira entrada. Este foi também o primeiro Major League Home Run rebatido no estado de Iowa.
A partir da terceira entrada, os bastões começaram a esquentar para os dois lados e muitas bolas foram parar no milharal. Aaron Judge rebateu um 3-Run Homer para o lado direito do campo externo e colocou os Yankees na liderança com um 3 a 1. Tim Anderson rebateu um RBI Double, e Eloy Jiménez anotou um 2- Run Home Run para devolver a liderança a Chicago, por 5 a 3.
Na quarta entrada, Seby Zavala anotou outro Home Run, impulsionando duas corridas e abrindo uma vantagem de 7 a 3 para os White Sox. Na sexta entrada, Brett Gardner rebateu um Solo Home Run e reduziu a diferença para três corridas.
Topo da Nona, dois eliminados e a última chance dos Yankees na partida. Aaron Judge consegue belo contato com a bola e rebate mais um HR (seu segundo na noite), deixando a diferença em apenas uma corrida. Na sequência, Giancarlo Stanton rebate para o lado esquerdo e a bola vai parar no milharal. Virada dos Yankees após estar perdendo por três corridas no início da última entrada.
Parte baixa da nona entrada e só um roteiro de filme daria a vitória para Chicago depois da grande virada de Nova York. A sorte dos White Sox é que estavam justamente no palco dos sonhos para os jogadores e fãs de beisebol, e Tim Anderson rebateu um Walkoff 2-Run Home Run para virar uma partida histórica.
O Chicago White Sox bateu o New York Yankees por 9 a 8, e saiu do meio daquele milharal com mais uma vitória na temporada. Mas todos aqueles que participaram ou assistiram a este duelo, certamente voltaram ao tempo com as memórias ativadas por acompanharem uma partida de Major League Baseball no espetacular Campo dos Sonhos.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
_____________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP