Whey protein em receitas faz mal? Entenda mais!
Menu & Busca
Whey protein em receitas faz mal? Entenda mais!

Whey protein em receitas faz mal? Entenda mais!

Home > Lifestyle > Saúde > Whey protein em receitas faz mal? Entenda mais!

Algumas pessoas utilizam o Whey Protein em versões mais saudáveis de mousses, bolos, brigadeiros e panquecas. Para realizar estas receitas, é necessário aquecer o suplemento, o que gera muita dúvida em relação à sua funcionalidade.

Whey protein quente faz mal? Entenda mais!
Panquecas

Ainda não existem estudos científicos que digam que a utilização deste tipo de proteína aquecida seja prejudicial. Entretanto, o que pode influenciar o fornecimento de proteínas e a absorção rápida de aminoácidos é o tipo de alimento que você ingere com o Whey. Alimentos de absorção lenta, como carboidratos complexos, fazem com que a absorção da proteína seja mais demorada, o que não é ruim, só não é aconselhado para aqueles que utilizam o suplemento para rápida absorção.

Desnaturação do Whey Protein: como acontece?

A proteína se desnatura sim em situações de aquecimento, o que significa uma desordem na cadeia dos aminoácidos. De forma simplificada, eles estão em uma “fileira”. Ao aquecer, os componentes desta fila vão mudar de lugar, mas isso não vai interferir no aproveitamento do macronutriente.

Whey protein quente faz mal? Entenda mais!
Cadeia ramificada dos aminoácidos essenciais. Imagem retirada do site www.basefitness.com.br

O que não deve ser feito é aquecer a proteína até que ela se carbonize. Por exemplo, aquela parte preta da carne não deve ser consumida, ou seja, as partes “queimadinhas” do churrasco devem ser muito evitadas!

Caso esta desordem de cadeia aconteça em outros hormônios, como a insulina, é prejudicial. A ordem dos aminoácidos é que faz com que a insulina seja realmente insulina.

Referências: POTES, N; KERRY, JP; ROOS, YH. Oil as reaction medium of glycation, oxidation, denaturation, and aggregation of whey protein systems of low water activity. J. Agric. Food Chem. 2013.

Por Izadora Del Bianco (@izadbr) – Redação Fala!

Tags mais acessadas