sábado, 20 abril, 24
HomeMercadoConheça quais são as possíveis funções de um profissional web e descubra...

Conheça quais são as possíveis funções de um profissional web e descubra qual contratar

Conheça quais são as possíveis funções de um profissional web designer e descubra qual contratar

web designer
O web designer é um profissional essencial para negócios online. | Foto: Unsplash.

Sites, redes sociais e seus conteúdos, jogos e sistemas. Além da tecnologia, todos eles têm algo em comum: foram resultado do trabalho dos web designers.

Os também chamados profissionais web estão sendo cada vez mais indispensáveis, porque, apesar de existirem plataformas que facilitem a criação, desenvolvimento de web sites e design de artes digitais, um trabalho mais profissional requer determinadas habilidades e expertises que somente um web designer capacitado possui.

Dessa forma, para entender suas funções, é necessário saber o que é um web designer e o que faz um web designer. Somente assim, é possível compreender qual é a estratégia e o profissional ideal para o seu negócio.

O que é um profissional web?

web designer o que é
O que é web designer? | Foto: Unsplash.

A definição de um profissional web está completamente conectada com o próprio conceito do web design, mas o que é web design? Nada mais é do que a extensão do design gráfico onde o foco é a criação de espaços digitais na internet. Portanto, o web designer é o profissional responsável pelo projeto estético e funcional de ferramentas digitais como sites, blogs, aplicativos e jogos.

Existem diversas áreas nas quais um profissional web pode atuar, sendo ele contratado por uma empresa, autônomo ou freelancer. Caso atue em uma empresa, o web designer poderá trabalhar na criação, atualização e manutenção de websites, além de prestar assistência técnica a ou às marcas para as quais ele trabalha. No caso do web designer autônomo ou freelancer, suas ações serão guiadas especificamente de acordo com os projetos solicitados pelo cliente.

É possível ser um web designer por meio de cursos livres, técnicos e superiores, vai depender do tipo de serviço que o profissional se identificará.

Para tornar-se web designer, é necessário estudar conceitos como teoria das cores, tipografia, semiótica, arquitetura de informação e usabilidade, além de ter conhecimentos em linguagens de estruturação e formatação, como CSS e XHTML. Além disso, saber utilizar softwares de edição de imagens, formatação de texto e codificadores – como Photoshop, Fireworks, Illustrator, Corel Draw e outros – é essencial para que o web designer possa realizar o seu trabalho.

Quanto ganha um web designer vai depender do grau de experiência e da complexidade dos projetos. Para quem está iniciando, os valores costumam ser em torno de R$ 2.300, para um profissional mais experiente, R$ 3.100 e os valores para profissionais muito qualificados e/ou líderes de equipe podem variar entre R$ 5.000 e R$ 10.000. Já os autônomos têm um valor variável de acordo com a demanda e tamanho dos projetos ofertados. 

Quais são os tipos de profissional web?

designer
A riqueza da internet permite que existam diversas áreas de atuação. | Foto: Unsplash.

Dada a dinamicidade dos web designers, é possível dividir a profissão de acordo com a área de atuação. Portanto, por ser um profissional completo, o web designer precisa saber trabalhar em muitas frentes.  

Além disso, é preciso diferenciar o web designer do desenvolvedor web. Enquanto os web designers decidem a aparência geral de um site, os desenvolvedores web transformam essa visão em um site totalmente funcional. Ou seja, enquanto um é como um arquiteto e responsável pela visão criativa e do usuário, o outro é como um engenheiro e se encarrega de tornar real e possível aquilo que foi planejado, focando mais em linguagens e codificação.

Portanto, para compreender a diferença entre os profissionais web, é necessário saber qual será a área solicitada.

1. Marketing digital

Um profissional web especializado na confecção de artes e anúncios de ADS e Facebook podem te ajudar a atingir números e conversões muito melhores nas redes.

2. Aplicativos Android/iOS

Existem web designers especializados na criação de projetos para aplicativos e atuam desde a ideia até a conclusão com o auxílio de desenvolvedores web. 

3. Usabilidade e interface

Interfaces intuitivas e focadas em resultados desenvolvidas por web designers podem catalisar o resultado de projetos, aumentando a conversão. 

4. Criação de sites

Os sites são ótimas estratégias para aumentar o alcance de uma empresa na internet. Responsivos e personalizados podem contribuir para a solidificação da identidade visual de uma marca. Por isso, profissionais especializados nessa vertente, devem ser criativos e com um olhar aguçado. 

5. PSD para HTML

Um profissional web pode trabalhar com um projeto de design pronto e transformá-lo em realidade, tornando-o ainda melhor e mais profissional de acordo com as necessidades do cliente. 

6. Produção de vídeos

Animações e vídeos de curta duração também são ótimas estratégias de marketing, atração e consolidação de clientes. Profissionais web especializados na produção de conteúdo audiovisual podem contribuir para que ótimos projetos saiam do papel e se tornem realidade.

3 dicas para decidir qual profissional web contratar

Caso tornar-se um profissional web não seja possível ou desejável, mas seus serviços forem necessários, é possível contratar diretamente um web designer especialista na solução dos problemas apresentados ou na criação do projeto ideal para o desenvolvimento da empresa. Confira 3 dicas essenciais para ajudar na decisão sobre qual é o profissional web ideal para a sua marca.

design
Um web designer pode contribuir na melhora da conversão em vendas. | Foto: Unsplash.

1. Definir as prioridades

Antes de contratar um profissional web, o primeiro passo é definir qual é a prioridade para o seu negócio. Por exemplo, se o intuito for a obtenção de clientes, é recomendado contratar um web designer especializado em mídias sociais.

2. Entender seu público-alvo

Outro ponto fundamental é compreender a fundo quem é o seu público-alvo e por onde ele mais se interessa pelo seu produto. Por exemplo, uma empresa de contratação de serviços precisa ter um site para otimizar os seus processos e passar credibilidade. Já uma loja de produtos, pode utilizar as redes sociais para divulgar e atrair novos clientes. 

3. Buscar empresas competentes

Independente das necessidades, uma empresa capacitada pode contribuir para a escolha do melhor profissional e atuar como um guia na hora da escolha do melhor profissional de web designer. A Noot pode te ajudar a transformar o digital em experiências reais com seu time de profissionais capacitados e atentos no que há de melhor no mercado digital. Acesse o site e saiba mais sobre a empresa!

_________________________
Por Maria Eduarda Rocha Guimarães – Fala! UFRJ

ARTIGOS RECOMENDADOS