'WandaVision': Como a série se conecta com as fases da MCU; Entenda
Menu & Busca
‘WandaVision’: Como a série se conecta com as fases da MCU; Entenda

‘WandaVision’: Como a série se conecta com as fases da MCU; Entenda

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘WandaVision’: Como a série se conecta com as fases da MCU; Entenda

WandaVison é a primeira série da MCU (Universo Cinematográfico Marvel), pertencente à quarta fase do estúdio. A produção marca o início de diversas séries produzidas para o Disney+ e que serão fundamentais para a compreensão das histórias baseadas nas HQs da Marvel.

WandaVision
WandaVision faz parte da quarta fase do MCU. | Foto: Reprodução/ Divulgação Disney+.

Assim como todas as fases do estúdio, a quarta se conectará com as anteriores e suas produções serão dependentes. A minissérie de 9 episódios sobre Wanda Maximoff (Feiticeira Escarlate) e Visão abre esse novo mundo.

Saiba, a seguir, como WandaVision se conecta aos filmes do MCU e compreenda a linha temporal da nova etapa da MCU.

Como WandaVision se conecta ao MCU?

Criada por Jac Schaeffer e dirigida por Matt Shakman, WandaVision se tornou o maior sucesso da Disney+ e deu início à quarta fase do Universo Cinematográfico Marvel. A minissérie, de apenas 9 episódios, promete se aprofundar na história de dois personagens secundários do estúdio, Wanda Maximoff e Visão.

Wanda, conhecida como Feiticeira Escarlate na Marvel Comics, é uma personagem criada para a quarta edição de Uncanny X-Men. Uma das personagens mais poderosas dos quadrinhos criados por Stan Lee e Jack Kirby, Maximoff se une a Magneto na Irmandade Mutantes.

Quando a Feiticeira Escarlate deixa o grupo, pois não compartilhava com seus ideais, ela se junta aos Vingadores. A união de Wanda ao universo de Capitão América, Thor, Homem de Ferro e o grupo de super-heróis mais poderosos da Terra resultou em sua participação no MCU.

Visão, por sua vez, sempre fez parte dos quadrinhos do grupo de heróis. O androide foi criado originalmente por Ultron, com o objetivo de destruir seus criadores, Hank Pym (Homem-Formiga) e sua esposa, Janet van Dyne (Vespa). Ele, porém, é convencido a se juntar aos Vingadores e combater o vilão.

Assim como foi retratado no MCU, Wanda e Visão começam a namorar e se casam.

Os personagens foram introduzidos aos filmes em momentos distintos. A primeira aparição de Wanda foi em Capitão América: O Soldado Invernal. No longa, a personagem aparece como um dos experimentos da HIDRA. A personagem retorna em Vingadores: Era de Ultron ao lado do vilão. Com a quedado androide, ela é acolhida pelo grupo de heróis.

Visão surge em Era de Ultron, o personagem nasce após Tony Stark introduzir sua I.A (Inteligência Artificial) J.A.R.V.I.S no corpo de vibranium criado pelo vilão como uma nova casca. A partir do momento em que abre os olhos, o androide se une aos Vingadores. Maximoff e o heróis se aproximam após os acontecimentos do filme.

Primeira fase

A primeira fase da MCU começa em 2008, com Homem de Ferro, e o herói ganhou um novo longa em 2010 (Homem de Ferro 2). Após a história de Tony Stark, Thor ganha filme homônimo em 2011 e, no mesmo ano, é lançado Capitão América: O Primeiro Vingador. Em 2012, ela se encerra em Os Vingadores, filme em que todos os heróis se unem.

MCU
Homem de Ferro, primeira fase. | Foto: Reprodução/ Marvel Studios.

Além dos principais super-heróis, os filmes introduziram personagens como Viúva Negra, Nick Furi e Gavião Arqueiro, que ganham destaque ao longo da narrativa.

Wanda Maximoff e Visão não participam da primeira fase da MCU.

Segunda Fase

A fase dois da MCU foi realizada com seis filmes. Neste momento, um novo grupo de heróis é introduzido e um novo herói é apresentado. Homem de Ferro 3 (2013), Thor: O Mundo Sombrio (2013), Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Guardiões da Galáxia, Vingadores: Era de Ultron (2015) e Homem-Formiga (2015) compõem as produções dessa fase.

Maximoff e Visão chegam nesse momento e se tornam personagens que crescem ao longo das outras produções.

Terceira Fase

A última fase, até então, começou em Capitão América: Guerra Civil (2016). O filme foi um divisor de águas na narrativa, pois dividiu os heróis e desfez os Vingadores. Neste período, Wanda e Visão assumiram lados opostos, pois a Feiticeira Escarlate se união ao Capitão América, enquanto o androide se manteve ao lado de seu criador.

fases mcu
Capitão América: Guerra Civil é o marco da terceira fase do MCU. | Foto: Reprodução.

Outros longas que compõem a terceira fase são Doutor Estranho (2016), Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017), Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), Thor: Ragnarok (2017), Pantera Negra (2018), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Homem-Formiga e a Vespa (2018), Capitã Marvel (2019), Vingadores: Ultimato (2019) e Homem-Aranha: Longe de Casa.

Quarta Fase

A quarta fase começou com WandaVision (2021). A série foi anunciada em 2019 como a primeira série relacionada ao MCU. Ela se passa dois anos após Vingadores: Ultimato.

A história, contudo, contradiz os acontecimentos dos filmes anteriores. Visão está vivo e ele e Wanda vivem uma vida feliz no subúrbio. O que intrigou os fãs foram as diferentes décadas na narrativa e o estilo sitcom da série. Ao longo da história, porém, tudo é explicado e WandaVision assume seu posto na linha do tempo da MCU.

O seriado terá seu fim em outro filme da quarta fase e os acontecimentos vividos pela Feiticeira Escarlate impactaram outras histórias.

A quarta fase será composta por Viúva Negra, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Os Eternos, Spider-Man: No Way Home, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Thor: Amor e Trovão, Pantera Negra 2, Capitã Marvel 2, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Guardiões da Galáxia Vol. 3, Quarteto Fantástico e Blade.

No mundo dos seriados, estão as produções WandaVision, Falcão e Soldado Invernal, Loki, Hawkeye, Ms. Marvel, Moon Knight, She Hulk e What if…?.

Qual a linha do tempo do MCU?

A linha do tempo do MCU é complexa, pois a ordem dos filmes não está em ordem cronológica. Os filmes se conectam e os acontecimentos causam outros problemas.

A primeira narrativa do MCU foi Capitão América: O Primeiro Vingador. O longa se passa na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial. Steve Rogers é transformado em herói, a S.H.I.L.D é fundada e o super soldado é considerado o primeiro vingador/herói.

Após o Capitão América, uma nova heroína surge, a Capitã Marvel. Sua história se passa na década de 90 e sua aventura se passa no espaço. Ela se torna uma defensora da Galáxia, viajando entre planetas.

Em seguida, Bruce Banner se transforma em Hulk ao ser exposto a raios gama. O objetivo do cientista era replicar o experimento feito em Steve Rogers e os super soldados. No MCU, o herói não ganhou um filme próprio pois diversos filmes já abordaram sua história.

Os próximos filmes são Homem de Ferro e Homem de Ferro 2. As duas histórias se sucedem e o herói se torna o centro de algo novo.

Thor antecede Os Vingadores, no longa, somos apresentados ao herói nórdico e seu irmão, o vilão Loki. Ambos assumem papeis importantes no filme seguinte e são suas atitudes e decisões que nos leva a The Avengers.

Após a luta contra Loki, o grupo se separa e Tony Stark ressurge em Homem de Ferro 3. Seguido por Thor: O Mundo Sombrio e Capitão América: O Soldado Invernal. Enquanto essas histórias se passavam na Terra, no espaço o grupo Guardiões da Galáxia era formado e mais uma das joias do infinito era apresentada. Guardiões da Galáxia Vol.2 se passa meses depois do primeiro filme.

De volta à Terra, um ano após Capitão América: O Soldado Invernal, ocorre a guerra contra Ultron em Vingadores: Era de Ultron. Neste filme, Wanda Maximoff se destaca junto com seu irmão gêmeo, Pietro. O longa traz à vida Visão, o androide dos Vingadores.

Alguns meses após o fim do conflito entre os heróis mais poderosos da Terra e Ultron, um dos piores vilões já criados, somos apresentados ao Homem-Formiga. No filme, o personagem principal é Scott Lang, o substituto de Hank Pym como herói.

Menos de um ano depois de Homem-Formiga, Capitão América: Guerra Civil tem seu enredo desenvolvido. O grupo Vingadores é desfeito e o super soldado e Homem de Ferro se tornam inimigos. Na história, Wanda e Visão ficam em lados opostos, porém, quando o conflito acaba e a equipe de heróis se desfaz, eles vão embora juntos.

Em Capitão América: Guerra Civil somos apresentados ao novo Homem-Aranha. Por isso, Homem-Aranha: De Volta ao Lar (primeiro filme da nova geração do herói) se passa algumas semanas depois do evento.

Após esses eventos, um novo herói poderoso nasce, Doutor Estranho. O médico que se torna um Mago Supremo será determinante para o futuro da MCU.

Entre a guerra civil de heróis e Doutor Estranho, se passará o filme Viúva Negra. Natasha Romanoff enfrentará seu passado após o fim dos Vingadores. O longa será lançado em 2021 e fará parte da quarta fase do estúdio.

Seguido de Doutor Estranho, se passa Pantera Negra, filme em que um novo herói será apresentado. Thor: Ragnarok, que aborda o fim de Asgard e o reencontro do herói com Hulk (que desapareceu durante os eventos com Ultron). Homem-Formiga e a Vespa, em que Scott Lang fica preso no mundo Quântico.

Após todos esses acontecimentos, Thanos (vilão que já havia sido citado em Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Vol.2) põem em ação seu plano contra o Universo, exterminar metade da vida. Em Vingadores: Guerra Infinita, o grupo de heróis enfrenta o vilão, porém, o fim é inevitável.

Nesse filme, Visão é morto por Thanos em sua busca por uma das joias do infinito e Wanda Maximoff desaparece após o estalar de dedos do vilão.

Cinco anos se passam após Guerra Infinita e o grupo de heróis permanece desunido. Eles enfrentam a dor de perder pessoas queridas e o novo mundo após Thanos e o extermínio de metade da população da Terra. Os Vingadores, contudo, se reúnem novamente e com a ajuda de Scott Lang, que retorna do mundo Quântico, eles revertem as maldades do vilão.

Nesta nova batalha contra Thanos, Viúva Negra e Homem de Ferro morrem e uma nova fase aguarda a todos os heróis.

É após Vingadores: Ultimato que Homem-Aranha: Longe de Casa se passa, além de WandaVision. Na série sobre a Feiticeira Escarlate e Visão, dois anos se passaram após o retorno da humanidade e os eventos se passam na pequena cidade de Westview.

WandaVision terá sua narrativa encerrada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e impactará a nova fase da MCU.

_______________________
Por Luiza Nascimento Lopes – Fala! PUC

Tags mais acessadas