sexta-feira, 29 março, 24
HomeCulturaVIAGENS: Casa da memória italiana em São Paulo

VIAGENS: Casa da memória italiana em São Paulo

Ribeirão Preto não é uma cidade muito conhecida em relação ao turismo. Entretanto, conta com diversas opções de passeio: o Magic Gardens, o Jardim Suspenso no Ribeirão Shopping, o Museu da Gula, o Museu de Arte de Ribeirão Preto – MARP, a Casa da Memória Italiana, entre outros. Se você vai a trabalho, fazer alguma prova ou a estudos, não deixe de conferir as atrações!

Montagem de Ribeirão Preto.png
Ribeirão Preto. Foto: Wikipédia

Casa da Memória Italiana

A Casa da Memória Italiana é um destino cultural muito interessante para quem visita a cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Está localizada na Rua Tibiriçá, número 776, no Centro da cidade.

Casa da Memória Italiana – Site do lugar

Construída entre 1923 e 1925, foi residência do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi, juntamente com seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela e Osônia a partir de 1941.

Sobre a Casa

O Instituto Casa da Memória Italiana é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2013, que objetiva a promoção e preservação da história da imigração italiana, com ênfase na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da Casa sede.

Em setembro de 2014, o imóvel foi doado pela família Biagi ao Instituto, fundado com objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.

Entre 2014 a 2016, foram realizadas as atividades de levantamento do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas-guiadas, exposição de arte contemporânea, oficinas e Concerto de Natal.

Visitas

As visitas podem ser feitas quintas-feiras às 15h e sábados às 10h. Todos visitantes serão sempre recebidos pelos educadores que percorrerão juntos pelos diferentes ambientes, conversando sobre histórias de Ribeirão Preto, dos seus moradores e dos italianos da região e também refletindo sobre os modos de vida durante o século XX.

Não se esqueça de agendar por meio do telefone (16) 3625-0692 ou do e-mail contato@casadamemoriaitaliana.com.br.

Maiores informações

Para mais detalhes visite o site: www.casadamemoriaitaliana.com.br e não deixe de conferir todas as opções.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)