Veja cinco ideias do que fazer em 10 dias de isolamento
Menu & Busca
Veja cinco ideias do que fazer em 10 dias de isolamento

Veja cinco ideias do que fazer em 10 dias de isolamento

Home > Lifestyle > Saúde > Veja cinco ideias do que fazer em 10 dias de isolamento

O isolamento social é recomendado, principalmente, para evitar a propagação do vírus da Covid-19

O Brasil vem enfrentando um dos piores momentos da pandemia do coronavírus – reflexo das aglomerações de fim de ano junto com o recente feriado facultativo de carnaval, que reuniu pessoas nos centros e litorais. Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, 17 estados já atingiram mais de 80% da capacidade em seus hospitais. Em outros oito estados, a situação se encontra ainda mais preocupante, atingindo taxas que extrapolam 90% da ocupação dos leitos. 

Neste período de alto nível de contaminação, muitas pessoas se expuseram a situações que possibilitaram o contágio do vírus, ao confirmar que estiveram com alguém que positivou para o Covid-19. Com isso, algumas medidas de segurança precisam ser tomadas para evitar a propagação do vírus. Em um primeiro momento, comunique todos que estiveram com você desde o dia que teve contato com o infectado, esterilize lugares mais comuns de toque – como maçanetas, interruptores, controles – e o mais importante: isole-se! 

O isolamento é a forma mais eficiente de evitar que outras pessoas se contaminem, mas pode ser um desafio passar 10 dias em um cômodo sem interação com outras pessoas. Os sintomas do coronvírus costumam se manifestar entre o quinto e o sétimo dia, mas sempre existe a possibilidade de estar assintomático, por isso os profissionais indicam, no mínimo, 10 dias de isolamento. 

isolamento
Veja cinco ideias do que fazer durante o isolamento. | Foto: Reprodução.

Para aliviar a tensão destes 10 dias confinado, trago 5 ideias do que fazer.

Ideias do que fazer em 10 dias de isolamento

1. Organizar o guarda-roupas

Estar limitado a um cômodo tem suas vantagens, restringir-se a um espaço também restringe suas opções e suas desculpas. Neste mês de março, a pandemia completa um ano, e mesmo aptos a uma rotina de home office, muitas vezes, não encontramos tempo para coisas como arrumar o guarda-roupa. Que tal separar umas sacolas para doação ou até mesmo organizar um brechó com peças que não têm mais sua atenção há algum tempo?

2. Faça uma lista com filmes, séries ou documentários de seu interesse

Esse é um momento no qual você pode passar o dia deitado na cama maratonando sem culpa! Os dias vão parecer mais longos já que seu tempo vai ser distribuído de maneira diferente, mas nada como uma boa série para prender a atenção.

3. Repense a decoração

Você nunca vai ter tantas ideias de renovação como agora, com o passar dos dias, é possível que você perceba uma nova posição para cama, quem sabe mais próxima da janela? Ou reorganizar aquela estante de livros? Alguns quadros para enfeitar as paredes ou um mural de fotos para manter aqueles momentos especiais sempre fresquinhos na memória?

4. Pratique algum exercício físico

Passar tanto tempo na cama pode causar dores nas costas ou pescoço, é importante procurar alguma atividade que o mantenha ativo nesses 10 dias. Um alongamento ao acordar é um bom começo mas também é interessante se vincular a alguma atividade regular.

A ioga é um bom exemplo e pode ser praticada com tranquilidade no período de confinamento, pois não costuma necessitar de muito espaço ou equipamento. 

5. Adotar novos hábitos

10 dias é um bom período para se adaptar a novos hábitos como leitura, estudo, prática de exercício, varia da forma como você distribui o tempo ao longo do seu dia.

A música é um bom auxiliar na distribuição dos horários, costumo criar playlists para controlar melhor o tempo que gasto em cada atividade.

__________________________
Por Carolina Gerber – Fala! PUC-RS

Tags mais acessadas