Veja alguns mitos e verdades sobre a intolerância à lactose
Menu & Busca
Veja alguns mitos e verdades sobre a intolerância à lactose

Veja alguns mitos e verdades sobre a intolerância à lactose

Home > Lifestyle > Saúde > Veja alguns mitos e verdades sobre a intolerância à lactose

Gases, dores abdominais e a sensação de barriga inchada são incômodos que todo mundo sente, mas merecem atenção em alguns casos. E isso porque estes são sinais que podem indicar a intolerância à lactose, muito comum atualmente. 

Afinal,o que é essa tal intolerância? É a incapacidade, parcial ou completa, do organismo em digerir o açúcar do leite e seus derivados, a lactose. Isso acontece pois o intestino delgado de pessoas intolerantes tem baixas taxas da enzima lactase, a responsável por decompor a lactose. Logo, no intestino grosso, ocorre a fermentação por bactérias e, assim, o aparecimento de cólicas, gases e até, em alguns casos, diarreias. 

E intolerantes à lactose não precisam privar-se totalmente de alimentos! É possível, sim, estabelecer uma dieta equilibrada mesmo com essa condição. Contudo, é importantíssimo consultar um médico e realizar os exames específicos em caso de desconfiança da doença. 

Publicidade

Aqui, separamos alguns mitos e verdades sobre a intolerância à lactose, confira: 

intolerância à lactose
Sintomas da intolerância à lactose. | Foto: Reprodução.

Intolerância e alergia ao leite são iguais

Mito. A intolerância é a incapacidade de digerir o açúcar do leite, a lactose, por conta de uma deficiência de enzimas. Já a alergia da proteína do leite, é um processo inflamatório associado ao sistema imunológico. 

A suplementação de cálcio é importante para quem é intolerante à lactose 

Verdade. O Cálcio é um mineral muito importante para ossos, dentes, contração muscular e transmissão de impulsos nervosos. É proveniente, em sua grande maioria, dos laticínios.

Publicidade

Por isso, quando ocorre a redução da ingestão de certos alimentos, é necessário a reposição do mineral. É importante que o diagnóstico e o acompanhamento sejam feitos por nutricionistas, seguindo suas recomendações. 

Todos os leites contêm lactose 

Mito. Apenas os leites de origem animal contêm lactose, como o leite de vaca, de cabra e de ovelha. Já os leites de origem vegetal, como o leite de amêndoas, de aveia, de arroz, de soja e de coco não contêm o açúcar.

Nem todos os alimentos lácteos têm lactose

Verdade. É interessante lembrar que existem técnicas industriais que reduzem ou tiram a lactose, possibilitando que alguns alimentos lácteos possam ser produzidos sem lactose. É importante e necessário sempre verificar os rótulos!

Os intolerantes à lactose não podem ingerir nenhum tipo lácteo

Mito. Deve ocorrer a moderação de alimentos com altas taxas de lactose, mas não é recomendado interromper a ingestão de leite e derivados por conta dos nutrientes. O aconselhável por nutricionistas é a utilização de enzimas lactase quando ingerir os produtos lácteos. 

Iogurtes possuem menos lactose do que outros lácteos

Verdade. Durante a produção e fermentação, as bactérias adicionadas utilizam a lactose e, assim, há uma redução em cerca de 20% na quantidade desse açúcar. Contudo, deve-se ter moderação. 

É importante ressaltar que, assim como qualquer outra condição, é necessário procurar especialistas para que seja feito um diagnóstico, exames e acompanhamentos corretos.

____________________________________
Por Karina Almeida – Fala! Cásper

Tags mais acessadas