Filmes são elementos culturais de extrema importância. Eles fazem o espectador refletir, pensar e até mesmo criticar. Porém, além de ser uma cultura, também trazem aspectos da cultura, sendo elas de diversos locais. Confira 5 filmes estrangeiros para conhecer novas culturas.
Filmes estrangeiros para conhecer novas culturas
1. Parasita (2019) – Coréia do Sul
Nesse filme vencedor do Oscar de ‘Melhor Filme’ em 2019, dirigido por Bong Joon-Ho, a família de Ki-Taek (Song Kan-ho) consegue acesso à casa de uma rica família, aos poucos, consegue empregos no lugar. Porém, alguns obstáculos atrapalham essa ascensão.
Durante a obra cinematográfica, alguns elementos que remetem à cultura sul-coreana. Em uma cena, é possível ver uma das personagens comendo o Ram-Don, uma espécie de Miojo.
Além disso, em outra cena, as personagens Ki-jung (Park So-dam) e Ki-Woo (Choi Woo-Shik) cantam uma melodia antes de entrarem na casa em que parte do filme ocorre. Essa melodia é utilizada por estudantes coreanas para memorizar matérias escolares.
2. O Tigre e o Dragão (2000) – China
Dirigido pelo taiwanês Ang Lee, esse filme chinês venceu o Oscar de ‘Melhor Filme Estrangeiro’ em 2001. Se passando durante a dinastia Qing do século 19, a obra é baseada em um livro chinês da década de 1940.
A obra retrata a história de um guerreiro que entrega sua espada para sua amante protegê-la. Inclui elementos da cultura chinesa como a presença de artes marciais, histórias da época de outras dinastias e elementos religiosos e sagrados.
3. Os Sete Samurais (1954) – Japão
Nessa obra de um dos maiores cineastas japoneses de todos os tempos, Akira Kurosawa, um samurai atende a um pedido de proteção contra bandidos a uma vila japonesa. Convidando outros seis samurais para ajudá-lo, deve ensinar as pessoas a como se defenderem sozinhas. O povoado da vila fornece comida aos soldados. A grande batalha acontece quando 40 bandidos atacam a vila.
A obra remete à cultura japonesa enquanto retrata os samurais, que foram servidores e soldados do império japonês.
4. Clash (2016) – Egito
Esse filme retrata o Egito durante a Primavera Árabe, que foi uma onda revolucionária de protestos ocorridos no Oriente Médio e no Norte da África.
O movimento revolucionou a cultura egípcia e de outros países, além de ter causado consequências políticas, como extensas guerras civis, instabilidade regional geral, declínio econômico e demográfico da Liga Árabe e guerras religiosas globais entre muçulmanos sunitas e xiitas.
5. O Crime do Padre Amaro (2002) – Portugal
Baseado na obra homônima de Eça de Queirós, o filme conta a história do recém-ordenado padre Amaro, enviado a uma pequena cidade para trabalhar na paróquia local. Ao se apaixonar pela bela devota Amélia, uma tragédia sem precedentes marcará sua vida.
A obra traz parte da cultura portuguesa, em questões que remetem à religião forte que Portugal possuía nos séculos passados.
____________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper