O início do mês de fevereiro coincidiu com o começo da vacinação anti-covid-19 dos idosos na cidade do Rio de Janeiro. Com os postos recebendo os senhores e senhoras de 99 anos ou mais no primeiro dia (01/02) e decrescendo um ano dia após dia, até o fim do mês a Prefeitura pretendia vacinar todos os idosos com mais de 80 anos, grupo que agora irá ser ampliado: o mês se encerrará com a contemplação do grupo de até 75 de idade, no dia 27 de fevereiro.
A vacinação será aplicada em postos de saúde e clínicas da família, que podem ser localizados na plataforma “Onde Ser Antendido”, da Prefeitura do Rio. Mas essa não é a única opção. Para acamados e pessoas com dificuldades de locomoção, segundo a Prefeitura, a vacina vai ser aplicada a domicílio por equipes de Saúde da Família. Outra opção é o Drive-Thru, em que nem é necessário desembarcar do carro para ser vacinado.
O principal ponto de vacinação drive-thru é o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no bairro do Maracanã, na Zona Norte, que funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 15h.
Mas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também abrirá espaço para a vacinação drive-thru. Assim como em outros pontos em todas as partes da cidade, essa vacinação ocorrerá aos sábados, de 8h às 12h, e tem como público alvo os idosos convocados no calendário de vacinação daquela semana. E neste final de semana (06/02) começa esse serviço em oitos pontos, com os 90+:
Centro:
– Sambódromo.
Zona Norte:
– Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão);
– Parque Madureira;
– UFRJ – Campus Fundão (Polo Biotecnologia, ao lado do CCS).
Zona Oeste:
– Centro Municipal de Saúde Belizário Penna (Campo Grande);
– Policlínica Guilherme Manoel da Silveira (Bangu);
– Policlínica Lincoln de Freitas Filho (Santa Cruz).
Zona Sul:
– UFRJ – Campus Praia Vermelha (entrada pela Av. Lauro Muller, saída pela Av. Venceslau Brás/Pinel).
Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde pretendia encerrar o mês de fevereiro com a vacinação chegando aos de 80, mas o grupo foi ampliado e, até 27 de fevereiro, quem tiver 75 anos ou mais terá sido contemplado no plano de vacinação. Como vai funcionar: Cada dia do mês terá um público-alvo, a partir da idade, e ao final da semana, aos sábados, acontecerá uma espécie de “repescagem”, em que o público que perdeu o seu dia poderá se vacinar.
_______________________________________
Por João Vitor Costa – Fala! UFRJ