No sábado (26/11), foi decidido que o uso de máscara no transporte público voltaria a ser obrigatório. A decisão foi tomada com base em uma análise técnica do Conselho da Secretaria Nacional de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde para evitar a propagação de casos de Covid-19, devido ao aumento de casos do coronavírus. Na terça-feira (22/11), também voltou a ser obrigatório para uso em aeronaves e aeroportos, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Este requisito está sendo reaplicado apenas três meses após ser derrubada pelos diretores. Em maio deste ano, a Anvisa liberou um serviço de bordo para aeronaves. Ao mesmo tempo, foi aprovado o retorno da utilização da capacidade máxima do transporte de passageiros. Mas nada mudou nessas declarações.
Uso de máscara após aumento nas infecções por Covid-19
Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), São Paulo teve um aumento relevante de infecções por coronavírus, refletido em aumento de 156% na ocupação de leitos de enfermaria e aumento de 97,5% na ocupação de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). Com média de 400 internações por dia, começa a pressionar os sistemas público e privado de saúde do estado.
Segundo o PNI (Programa Nacional de Imunizações), mais de 69 milhões de brasileiros ainda não retornaram aos seus postos e receberam a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19. 32,8 milhões de pessoas já poderiam ter recebido o segundo reforço contra a doença, mas ainda não foram vacinadas.
Para reforçar as medidas e conscientizar os moradores sobre as medidas de precaução para prevenir e combater a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de São Paulo está distribuindo máscaras em 32 pontos de ônibus da cidade, das 7h às 10h. As imunizações estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as UBS (unidades básicas de Saúde) e AMA (assistências médicas Ambulatoriais Integradas) de segunda-feira a sexta-feira, e, aos sábados, nas AMA/UBS Integradas, das 7h às 19h.
____________________________
Por Maria Ingrid – Fala! Universidade Anhanguera