quarta-feira, 19 junho, 24
HomeEsporteArsenal é uma surpresa nesta Premier League

Arsenal é uma surpresa nesta Premier League

Apostando em um núcleo jovem, tanto em relação aos seus atletas, quanto ao técnico Mikel Arteta, o Arsenal tem surpreendido concorrentes favoritos e acumulado grandes vitórias até aqui.

Na Premier League são 37 pontos de 42 disputados, 5 a frente do vice-líder Manchester City e um aproveitamento de 88%.

Mikel Arteta (ao centro, com a bola) em campo pelo Arsenal
Mikel Arteta (ao centro, com a bola) em campo pelo Arsenal. | Foto: Ronnie Macdonald.

Arteta, de apenas 40 anos, está passando por sua primeira e já pesada experiência como técnico principal, pelo clube que defendeu ainda como jogador entre 2011 e 2016. Ele foi assistente de Pep Guardiola no Manchester City por três anos e meio, quando deixou o cargo para assumir sua atual responsabilidade em dezembro de 2019.

Apesar da conquista da Copa da Inglaterra 2019-20, sua primeira temporada, o espanhol passou por altos e baixos. Principalmente por conta das campanhas na Premier League, ele chegou a ter sua demissão cogitada.

O não cumprimento do objetivo de classificação para a Champions League, que o clube não disputa desde 2016-17, já irritava os torcedores. A falta de regularidade dentro de um campeonato por pontos corridos, no qual é fundamental não perder pontos “fáceis”, era o grande motivo por trás do problema.

Na última temporada, o clube estaria com a vaga nas mãos se não fosse por tropeços contra adversários abaixo na tabela nas últimas rodadas.

Taça da Champions League
Taça da Champions League. | Foto: Pipe Loyola M.

O que mudou no Arsenal para essa melhora de hoje?

O ponto de partida é a evolução natural com o tempo. Uma equipe em reformulação e um trabalho ainda novo, ambos se adaptando e melhorando juntos, exigem paciência para funcionarem.

A média de idade dos titulares do Arsenal em sua última partida oficial (vitória sobre o Wolverhampton por 2 a 0 pela Premier League) foi de apenas 24,4 anos.

Nomes como Gabriel Martinelli (21), Bukayo Saka (21), William Saliba (21) e Ødegaard (23) são exemplos de jovens que estão entre os protagonistas da equipe.

Além disso, contratações fundamentais foram feitas. O atacante Gabriel Jesus e o lateral-esquerdo Oleksandr Zinchenko vieram do Manchester City e já são titulares absolutos.

Gabriel Jesus pela Seleção Brasileira
Gabriel Jesus pela Seleção Brasileira. | Foto: Portal NE10.

A questão da regularidade foi resolvida. Em 14 jogos de Premier League, o mais prejudicado por isso, são 12 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, para o também ascendente Manchester United de Erik ten Hag. A campanha inclui grandes vitórias sobre Chelsea, Liverpool e Tottenham, por exemplo.

A Europa League contou com uma classificação tranquila para o mata-mata, com 5 vitórias e 1 derrota no grupo. Já a Copa da Liga Inglesa foi o ponto baixo, com uma eliminação para o Brighton em derrota por 3 a 1. Entretanto, o clima segue muito positivo, e se há algo bom para tirar disso, é que a equipe terá mais tempo para focar nas competições restantes, que têm mais peso.

A pausa da Copa do Mundo pode mudar fatores de diversos times, para o bem ou para o mal. O Arsenal já vai precisar lidar com a lesão do reforço Gabriel Jesus, que pode perder até 3 meses. O atacante inglês Folarin Balogun, de 21 anos, está emprestado ao Reims e pode ter seu retorno solicitado. Ele figura entre os principais artilheiros da Ligue 1.

Frente do Emirates Stadium, estádio do Arsenal
Frente do Emirates Stadium, estádio do Arsenal. | Foto: Istvan.

A expectativa é alta e mesmo que não venha algum troféu, uma classificação para a Champions seria satisfatória para consolidar um “primeiro ano de sucesso” dentro da Premier League no trabalho de Arteta e de seus atletas.

____________________________
Por Lucas Cecci – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS