Universitários: conheça 5 livros com o protagonismo dos alunos
Menu & Busca
Universitários: conheça 5 livros com o protagonismo dos alunos

Universitários: conheça 5 livros com o protagonismo dos alunos

Home > Universidades > Universitários: conheça 5 livros com o protagonismo dos alunos

Provas, trabalhos estressantes, TCC, romance, amigos e ambiente acadêmico é um breve resumo da vida dos universitários. Para aqueles que amam e sentem falta de ir à universidade todos os dias, aqui teremos a indicação de cinco livros com esse ambiente incrível e gostoso que é a universidade. 

5 livros com o protagonismo dos universitários

1 – Fangirl, de Rainbow Rowell (tramas com universitários nada comuns)

livros com universitários
Fangirl. | Foto: Reprodução.

A história apresenta Cath, fã de Simon Snow, uma série de livros que faz sucesso no mundo todo sobre um garoto feiticeiro. Desde então, a vida da garota se resume a ler, participar de fóruns sobre Simon Snow na internet, escrever fanfics, fazer cosplay dos personagens sempre ao lado da irmã. Mas, agora, Wren parece pronta para se distanciar do fandom de Simon Snow — e da própria Cath. Afinal, ela esclareceu que é hora de cada uma trilhar seu próprio caminho quando avisou que não queria dividir o mesmo quarto na faculdade.

Cath se vê sozinha e com uma colega de quarto mal-humorada, que tem um namorado fofo e que não sai do dormitório das duas. Para completar, ela também precisa se preocupar com o pai solitário e com sua professora de escrita literária, que abomina fanfics. 

Esse livro é divertido e também trata de assuntos pesados de maneira compreensível e responsável. Assuntos importantes de serem discutidos em livros jovens, como a saúde mental, problemas familiares, dificuldades de mudança e adaptações frequentes na transição escolar para a faculdade. E ainda de bônus temos um romance de aquecer o coração. 

2 – Nona casa, de Leigh Bardugo

universitários
Nona casa. | Foto: Reprodução.

Da mesma autora de Sombra e Ossos, temos essa história diferente de tudo o que eu já vimos até o momento, temos um ambiente universitário, sociedades secretas e fantasmas. Galaxy “Alex” Stern abandonou a escola cedo e se envolveu no perigoso submundo das drogas, entre namorados, traficantes e empregos fracassados. Além de tudo isso, aos vinte anos, ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, para o qual a polícia ainda não encontrou qualquer explicação.

Alguns podem dizer que Alex jogou sua vida fora. No entanto, a garota acaba recebendo uma proposta inusitada: frequentar Yale, uma das universidades de maior prestígio do mundo e com uma bolsa integral. Alex é a caloura mais improvável de uma instituição como essa. 

Alex chega a New Haven encarregada por seus misteriosos benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale. Suas oito tumbas sem janelas são os locais mais frequentados pelos ricos e poderosos, desde políticos de alto escalão até os maiores magnatas de Wall Street. Alex descobrirá que as suas atividades ocultas nesses lugares são mais sinistras e extraordinárias do que qualquer imaginação paranoica poderia imaginar. Eles mexem com magia negra. Eles ressuscitam os mortos. E, às vezes, eles atormentam os vivos.

A autora já confirmou continuações para essa história, porém, no momento, ainda estão sem datas. 

3 – A história secreta, de Donna Tartt

Universitários livros
A história secreta. | Foto: Reprodução.

Queridinho dos fãs da estética Dark Academia, esse livro tem uma ambientação incrível, além de um mistério arrebatador, aulas de filosofia, grego e tudo o que poderíamos esperar de um livro nessa estética. O livro pode ser lento no início, mas tem um final e uma jornada sem igual. 

Quem conta essa história é Richard Papen, garotão da ensolarada Califórnia que consegue ser admitido na seleta Hampden, uma universidade em Vermont frequentada pela elite norte-americana. Richard imagina ter atingido o Olimpo ao entrar para o círculo mais privilegiado daquela universidade. Cinco universitários sofisticados e originais, selecionados por um mestre erudito e carismático, dedicam-se ao estudo da Grécia antiga. A eles, junta-se o narrador, para participar da busca da verdade e da beleza, entre festas orgiásticas e finais de semana em uma antiga casa de campo, regados a muito álcool e discussões filosóficas. A loucura desmedida, certa vez, termina em uma orgia cujo ponto culminante é um ato de violência inominável e o suposto aparecimento do próprio Dionísio, em uma de suas diversas manifestações.

Quando descobre a terrível verdade, Richard envolve-se em uma cadeia de segredos e cumplicidades, um encadeamento de medos e inseguranças que leva o grupo a cometer um ato ainda mais terrível. Melancólico e irônico, este é um romance feito de terror e prazer, remorso e decepção. 

4 – Boa noite, de Pam Gonçalves

universidade
Boa noite. | Foto: Reprodução.

Nesse livro da escritora e booktuber brasileira Pam Gonçalves, conhecemos a personagem Alina que quer deixar seu passado de boa aluna, boa filha e boa menina para trás. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. Em uma turma com universitários que não acreditam que mulheres sejam capazes. A vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não sabia que os desafios estariam muito além de sua vida social.

Quando decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona, tudo se complica. Além de festas, bebidas e paquera, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a aparecer. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo, nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Na história, encontramos romance e temas pesados. É um livro bem ambientado e trata esses assuntos de uma forma jovem e responsável. 

5 – Série de livros Amores improváveis e Briar u, de Elle Kennedy

livros
O acordo. | Foto: Reprodução.

Aqui, temos uma série amada e aclamada em redes sociais como TikTok e Instagram. Seu foco principal é o romance com o desenvolvimento dos personagens enquanto todos estão na universidade. Todos os protagonistas são jogadores universitários de hóquei com personalidades completamente diferentes entre si e que vão te cativar antes que perceba. 

A série conta com 4 livros principais e 4 spin-off de outros jogadores – que são personagens secundários nos livros principais. Os livros, que podem ser lidos em qualquer ordem ou individualmente, de acordo com o que mais lhe chamar a atenção. Porém, a experiência de ler a todos e na ordem, vale muito a pena. 

Vale lembrar que a história tem cenas sensuais e, por isso, é recomendada apenas para maiores de 18 anos.

Ordem de leitura: 

Amores improváveis

  1. O acordo 
  2. O erro
  3. O jogo
  4. A conquista 

Briar U

  • The chase 
  • The risk 
  • The play 
  • The dare 

Depois de conferir as sugestões dessas narrativas de destaque, com o protagonismo de universitários, escolha o seu favorito e aprecie essa produção literária de sucesso.

_____________________
Por Natasha Carpi – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas