sábado, 7 setembro, 24
HomeUniversidadesUniversidade além da sala: conheça Unistock, o festival do Paraná

Universidade além da sala: conheça Unistock, o festival do Paraná

Leia sobre a cobertura do festival em sua quarta edição, que ocorreu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na cidade de Cascavel

É, a aprendizagem vai bem além da sala de aula. É o que mostrou o festival “IV Unistock”, que em sua quarta edição – antes da pandemia -, ocorreu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no campus de Cascavel.

Unistock, o festival da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

A partir da organização do Diretório Central de Estudantes (DCE), o evento, realizado em março de 2020, foi aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto externa e contou com a presença de bandas, feira de artes, camisetas, food trucks e até profissionais oferecendo promoções de piercings e tatuagensA finalidade era, para além do entretenimento, uma comemoração à aprovação e matrícula dos novos calouros.

Universidade
Banda Foge a Regra se apresentando. | Foto: Tainara Fantin.

A partir do portal da universidade, tivemos acesso ao relato de Yuri Steffann, presidente do DCE, que se mostrou otimista quanto a possibilidade do festival se estruturar de forma anual em suas próximas edições. Afinal, cultura, música e arte também fazem parte da grade curricular de uma universidade pública. O até então reitor da universidade, Alexandre Webber, também apontou como essencial essa forma de integração:

É fundamental ver os alunos organizados e trabalhando com bandas tanto da universidade quanto da comunidade. A juventude precisa desses espaços para participar do ambiente universitário. Fico muito feliz de ver isso acontecer na Unioeste.

Unistock
Público durante as apresentações do festival Unistock. | Foto: Tainara Fantin.

O evento foi extremamente discutido em redes sociais, como o Twitter. Alunos como Lucas M. dos Santos — que também é presidente da “Bateria Venenosa”, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Agrícola — também conversou com a gente. Natural de São Paulo, ele apontou como em sua cidade-natal é costumeiro dar oportunidade a artistas locais exibirem seus trabalhos, desde artes visuais, música, dança poesia e outros:

Vivenciar esse evento aqui em Cascavel só mostra que temos artistas muito talentosos e que eles devem ser valorizados. […] acredito muito no poder que a arte tem de transformar as pessoas e acho que a comunidade acadêmica tem que experienciar eventos como este.

universidade
Comunidade acadêmica durante a quarta edição do Festival Unistock. | Foto: Tainara Fantin.

Além das atrações, o Unistock também contou com uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis. Diversas instituições municipais e privadas apoiaram e patrocinaram o evento, o que beneficiou e tornou possível a execução do mesmo. Neste link, é possível visualizar nos posts todos os participantes e patrocinadores. Vale a pena valorizar a cena musical e artística nacional! Para mais fotos do Unistock, clique aqui.

E aí? Ficou curioso quanto ao Unistock ou à universidade? Para mais notícias, mantenha-se ligado no Fala! Universidades e também no portal da Unioeste – quem sabe você também não acaba estudando por lá?

O evento ocorreu e foi previsto antes da pandemia de Covid-19 no Paraná. Atualmente, a universidade suspendeu temporariamente seus serviços presenciais como um ato preventivo.

Por Tainara Fantin – Fala! Unioeste