quinta-feira, 25 abril, 24
HomeEsporteUm novo (LA)r para Matthew Stafford: QB agora é dos Rams

Um novo (LA)r para Matthew Stafford: QB agora é dos Rams

Enquanto Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers se preparam para o Super Bowl LV no próximo domingo, o restante da NFL já começou a se preparar para a próxima temporada do futebol americano, e uma notícia incendiou um fim de semana sem partidas. No sábado à noite, foi confirmado uma troca que poucos poderiam esperar: Matthew Stafford, Quarterback do Detroit Lions há mais de uma década, foi trocado para o Los Angeles Rams, em um acordo que envolveu algumas escolhas de primeira rodada do Draft e o QB dos Rams desde 2016, Jared Goff.

Matthew Stafford
Matthew Stafford, novo QB dos Rams. | Foto: Wikipedia.

Há praticamente duas semanas, uma notícia causou um alvoroço no mercado e nos fãs da National Football League, pois foi reportado que Matt Stafford requereu uma transferência da equipe que o Draftou em 2009, na primeira escolha geral, por entender que não tinha muito mais o que entregar em Detroit, visto que os Lions estão em um processo de reconstrução do time e não planejarão vencer tão em breve. Com seus 32 anos, Stafford ainda acredita que pode jogar em alto nível em uma franquia melhor estruturada, mantendo vivo o sonho de conquistar o Vince Lombardi.

Praticamente no mesmo momento da divulgação do pedido do camisa 9, as especulações começaram a acontecer tanto na mídia, quanto entre os apaixonados pelo futebol americano. Indianapolis Colts, San Francisco 49ers e Carolina Panthers eram os nomes que pareciam se encaixar perfeitamente na situação: principalmente Colts e Niners, pois ambas as equipes estão praticamente prontas para brigar pelo título, tendo boas defesas e ataques com excelentes peças, lhes faltando apenas a peça principal: o Quarterback.

Matthew Stafford agora é Quarterback dos Rams

Parecia que o destino de Matt Stafford ficaria entre Indianapolis e San Francisco, por serem os destinos mais óbvios para o atleta, porém foi aí que Los Angeles entrou no jogo. Sem praticamente nenhuma informação mais concreta de uma negociação entre Lions e Rams, a informação definitiva chegou, no sábado, como uma verdadeira bomba no mundo do futebol americano. O QB de longa data de Detroit estava de malas prontas para a costa oeste, para ser o novo comandante do ataque do Los Angeles Rams.

A troca para LA pegou todo mundo desprevenido, por ser um time que já tem o seu Quarterback, mesmo que ele não seja considerado Elite. Para o negócio ser concretizado, os Rams enviaram duas escolhas de primeira rodada (2022 e 2023)… porém, ainda teve mais um detalhe do acordo: junto com as escolhas de Draft, Los Angeles incluiu Jared Goff, a primeira escolha geral do Draft de 2016 e que teve seu contrato renovado em 2019, para mais 4 anos e $134 milhões, sendo um total de $110 milhões garantidos.

futebol americano
Matthew Stafford e Jared Goff após uma partida. | Foto: ESPN.

Todas essas cifras sempre pareceram estar acima do que Jared Goff entregava com a camisa dos Rams. Se tudo funcionasse bem no criativo sistema de Sean McVay, ele era um bom Quarterback, mas se dependesse exclusivamente de suas leituras, as coisas não fluíam. Em resumo, esse contrato era um grande problema para Los Angeles, que já tem uma situação complicada quanto ao Salary Cap.

Com uma defesa dominante e um ataque dinâmico, os Rams estavam a uma peça mais consistente na posição de Quarterback de se tornarem verdadeiros candidatos ao título, e essa peça acabou de chegar de Detroit. De quebra, ainda se livraram do pesado contrato de Jared Goff, que agora será pago pelo Detroit Lions. Mas, ainda assim, este é um daqueles casos que os dois lados têm boas chances de saírem ganhando.

Los Angeles tem um upgrade na principal posição do futebol americano e Matt Stafford finalmente terá um elenco de apoio muito bom, algo que praticamente nunca teve durante o seu período em Detroit, e mesmo com 32 anos de idade, tem tudo para brigar por objetivos maiores na próxima temporada.

Já pelo lado dos Lions, duas escolhas de primeira rodada para um time em reconstrução serão fundamentais para o futuro da equipe, e mesmo que com seus problemas, ainda conseguiu um QB na média dentre os titulares da NFL, e que caso não funcione, podem dispensá-lo em algumas temporadas e ir atrás do futuro Quarterback via Draft ou Free Agency.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC