quarta-feira, 24 abril, 24
HomeViagensTurismo Brasileiro: Conheça as principais cidades históricas do país

Turismo Brasileiro: Conheça as principais cidades históricas do país

Viajar, a gente gosta, mas fazer turismo pelo território nacional e conhecer a sua cultura é melhor ainda

Além da diversidade, nosso País é rico em história. Conhecer cidades históricas é viver experiências do tempo colonial e ainda aprender mais sobre a nossa cultura através de museus e construções antigas. O Brasil tem diversos destinos que contam histórias sobre o nosso passado. Por isso, conheça, agora, as 5 cidades perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais, sem abrir mão de muito charme.

Turismo na região Sudeste

Diamantina, MG

turismo no brasil
Ruas centenárias de Diamantina. | Foto: Só Sergipe.

Cidade natal de Juscelino Kubistchek, Diamantina está localizada a 300 km de Belo Horizonte. Não é à toa que recebe o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Pois, por ano, o município recebe cerca de 3 milhões de turistas devido ao seu charme e sua gastronomia mineira.

Fundada no século XVIII, Diamantina era conhecida como Arraial do Tijuco, devido ao nome do córrego antigo que existia, onde os bandeirantes que percorriam a Estrada Real fizeram as primeiras lavras na região em busca de ouro, mas acabaram encontrando diamantes. Museus, igrejas, parques e ruas históricas fazem dessa cidade um verdadeiro motivo para o topo da lista dos turistas.

Turismo na região Nordeste

Salvador, BA

Salvador
Acima, elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos, com vista ao mercado modelo. | Foto: Viagem e Turismo.

Salvador, a primeira capital do Brasil. Foi o grande centro político e financeiro do país entre 1549 e 1763, através disso surgiram as misturas de povos, culturas, religiões e raças que foram o nosso país. Os pontos turísticos de Salvador fazem da capital baiana um dos destinos mais encantadores do nosso país. Das construções históricas do Pelourinho e suas belas igrejas às praias, bares e restaurantes. A cidade é repleta de atrações de turismo cultural, gastronômico, religioso e de natureza.

Turismo na região Sul

São Francisco do Sul, SC

turismo
Arquitetura de influência europeia. | Foto: ABC Repórter.

A Cidade mais antiga do estado, foi fundada em 1504 pelos portugueses e até hoje preserva construções temáticas. Influencias espanholas, africanas e francesas também fazem parte do seu cotidiano, podendo ser admiradas no Centro Histórico. Além disso, o Museu Nacional da cidade atrai diversas embarcações de todo o litoral da região. São Chico (como é carinhosamente conhecida), a cidade ganhou paisagens naturais encantadoras devido a sua geografia. Com certeza merece a sua visita.

Turismo na região Centro-Oeste

Pirenópolis, GO

turismo brasileiro
Ruas no estilo colonial. | Foto: Mochilheiros.com.

Formada por bandeirantes, a cidade goiana foi fundada por volta do século 18. O lugar conta com diversas casas coloniais preservadas. Muitas delas ainda conservam os detalhes originais, aos arredores, ruas e ladeiras de pedras. A região também conta com belas paisagens naturais, incluindo cachoeiras e reservas ecológicas. Ideal para quem gosta de aventuras.

Turismo na região Norte

Manaus, AM

Manaus
Teatro Amazonas é um dos principais do Brasil, principal cartão-postal da cidade de Manaus. | Foto: Ulbratech.

Capital do estado do Amazonas, Manaus está situada a esquerda do Rio Negro. A cidade fica em uma região de muitos igarapés, a partir dos quais se podem fazer belos passeios pela floresta Amazônica. A região onde está situada a cidade antigamente era conhecida como uma aldeia dos índios manaós. Em 1669, os portugueses construíram a Fortaleza de São José do Rio Negro, com o objetivo de impedir a entrada dos espanhóis que vinham dos Andes. Por volta de 1750, o pequeno povoado foi denominado Barra do Rio Negro. Nessa época, seus habitantes produziam algodão, cacau, castanha-do-pará, fumo e café. Em 1883, o local foi elevado à categoria de vila e recebeu o nome Manaus, em referência aos manaós. Hoje em dia, a metrópole abriga mais de 1 milhão de habitantes e é sede de uma região metropolitana com treze municípios. Cercada de natureza e sua gastronomia, Manaus está entre as melhores cidades brasileiras que valem a pena conhecer e se encantar.

E você? Conhece ou ficou curioso em visitar algumas dessas cidades? É preciso olhar com mais atenção para o nosso país e descobrir lugares lindos e assim valorizar nossa história.

Por Marianne Xavier – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul