Tomar muita água faz bem para a saúde?
Menu & Busca
Tomar muita água faz bem para a saúde?

Tomar muita água faz bem para a saúde?

Home > Lifestyle > Saúde > Tomar muita água faz bem para a saúde?

Ficar atento à quantidade de água que bebemos é um fator crucial quando o assunto é saúde!

O consumo de água em excesso pode ser extremamente prejudicial à saúde. Os problemas acarretados no organismo são diversos, e o principal deles, um desequilíbrio osmótico, pode ser evitado se tomados os cuidados necessários.

Tomar muita água faz bem
Tomar muita água faz bem?

Alguns dos efeitos colaterais de tomar mais água do que o seu corpo necessita são: demasiada micção; risco de ingestão de cloro; irritação no estômago; problemas no fígado; queda na quantidade de potássio disponível; inchaço das células cerebrais e células do corpo como um todo; problema nos rins, sobrecarga no coração e hiponatremia.

Publicidade

De acordo com o site do Hospital Albert Einstein, a hiponatremia é uma alteração metabólica caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue em relação ao volume de água no organismo. Ela ocorre devido ao desequilíbrio no sistema fisioquímico, que regula a absorção e excreção de água e sódio no nosso corpo.

Alguns medicamentos e doenças, como tumores e insuficiências cardíaca, hepática e renal, podem desencadear ou piorar o problema. Confusão mental, propensão a quedas, convulsões, déficit de coordenação e alteração de comportamento, quadros comuns em idosos, podem estar relacionados à doença.

“O nível de sódio no plasma sanguíneo costuma se manter estável enquanto o indivíduo está saudável ou com as suas doenças controladas. Mas à medida que a pessoa envelhece, pode ocorrer uma espécie de desgaste desse sistema de controle”, explica uma profissional do local.

Publicidade

Quanto de água eu devo tomar?

Para você ter certeza de que não está exagerando, existe um cálculo muito fácil de fazer: para um adulto saudável, o ideal será aproximadamente 35mL por quilo de peso.

Tags mais acessadas