sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeSaúdeTofu: benefícios e como preparar!

Tofu: benefícios e como preparar!

O tofu é um tipo de “queijo” produzido por meio do leite de soja. Dentre os benefícios nutricionais estão: quantidades significativas de manganês, proteínas, cálcio, fósforo e selênio. Além disso, é composto por menos gordura do que o queijo de origem animal, e uma quantidade nula de colesterol.

Tofu: benefícios e como preparar!
Salada de tofu com pepino e gergelim

O seu processo de fabricação inicia na coalhada de leite de soja, o que resulta nos quadradinhos brancos e macios comprados nas feiras e mercados. Devido ao seu sabor neutro, é utilizado em diferentes tipos de receita, mas também existe nas versões defumadas e temperadas. Ele tem uma excelente densidade nutricional: são aproximadamente 75 calorias em 100g, o que é uma quantidade relativamente alta para poucas calorias.

São diferentes tipos do produto disponíveis: tofu macio, médio, firme, extra-firme e super firme, que são definidos de acordo com a quantidade de água extraída, ou seja, com a sua consistência (firmeza).

Formas de preparar o tofu

1 – Grelhado

Corte pedaços mais finos do queijo e grelhe na frigideira ou grill com manteiga e shoyu (molho de soja). Ele vai ficar com uma casquinha crocante e bem macio por dentro. Não é necessário temperar pois o shoyu já é suficiente.

2 – Marinado

Corte os cubinhos de tofu e deixe marinando no limão e azeite com cebola roxa cortada fininha, pimentão e ingredientes de sua preferência. Tempere a gosto!

3 – Na sopa

O tofu fica perfeito no tradicional prato da culinária japonesa: o caldo missoshiro.

4 – Na “feijoada” vegana

A “feijoada” vegana conta com ingredientes como feijão preto, legumes (cenoura em rodelas, batata inglesa, vagem, entre outros), folhas de louro e coco sem açúcar em lascas. O tofu defumado dá um toque especial na composição e fica com o aspecto de carne depois de misturado com o caldo do feijão.

Referências: Desenvolvimento e caracterização de queijo tipo tofu utilizando coagulastes vegetais“.

ARTIGOS RECOMENDADOS