quinta-feira, 20 junho, 24
HomeCulturaTitanic: 5 filmes sobre a catástrofe

Titanic: 5 filmes sobre a catástrofe

Mesmo após 111 anos, a catástrofe do Titanic ainda chama atenção e gera muita curiosidade. O acidente ocorreu no dia 15 de abril de 1912, quando a embarcação afundou depois de colidir com um iceberg no Atlântico Norte.

A viagem havia começado no dia 10 de abril e o navio saiu de Southampton, Inglaterra, com destino para Nova Iorque. O navio luxuoso era o maior construído até então, contando com cerca de 270 metros de comprimento e 28 metros de largura.

A tragédia deixou 1.514 mortos, entre eles, tanto passageiros, como integrantes da tripulação. Uma das maiores tragédias da história naval, a história do Titanic foi apropriada em diversas produções culturais, como exemplos das telinhas. Seja como forma de documentar ou até trazendo para a ficção, a tragédia já esteve presente em diversas produções. O exemplo mais conhecido é o filme que recebeu o nome de Titanic (1997) e retratou o inesquecível romance de Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio), dirigido por James Cameron.

Apesar deste ser o mais lembrado, há diversos outros filmes sobre a catástrofe. Se você quer conhecer um pouco sobre a história do Titanic, confira 5 filmes sobre o acidente naval a seguir.

Confira 5 filmes sobre Titanic

1. Titanic (1996)

Esta é uma versão estadunidense produzida para ser transmitida na TV, e é parecida com a de James Cameron. Foi lançada pouco tempo antes, no entanto, não fez metade do sucesso do romance de Jack e Rose.

Nesta versão de 1996, uma jovem de alta sociedade reencontra um antigo amor no navio de luxo. Diante do retorno de sentimentos do passado, ela precisa tomar uma decisão e escolher entre seu marido e o antigo amor.

2. Somente Deus por Testemunha (1958)

Somente Deus por Testemunha (1958), A Night to Remember no título original, é um filme dirigido por Roy Ward Baker e é inspirado no livro homônimo de Walter Lord. A trama acompanha as perspectivas de diferentes integrantes do navio em sua última noite: um casal recém-casado, um grupo de amigos, o capitão e um casal de alta classe.

3. Titanic – O Épico Nazista Banido (1943)

Titanic – O Épico Nazista Banido (1943) é uma versão alemã e foi encomendada por Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda Nazista na época. Essa versão foi criada durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha um herói alemão que estava à bordo no Titanic, o que foi feito com a intenção de reforçar a suposta superioridade alemã.

4. A Camareira do Titanic (1997)

A Camareira do Titanic (1997) é um filme francês lançado no mesmo ano da versão de James Cameron, mas não teve a mesma repercussão. O longa francês acompanha um trabalhador de fundição, que finge um romance com uma camareira da embarcação. Mas a tragédia iminente pode mudar tudo.

5. Fantasmas do Abismo (2003)

Fantasmas do Abismo (2003) é um documentário dirigido por James Cameron, diretor do sucesso Titanic (1997). No documentário, que está disponível na Netflix, o diretor explora os escombros da embarcação, ao lado de cientistas, historiadores e cineastas.

_______________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS