sábado, 15 junho, 24
HomeCinema e SériesDesastre em Chernobyl: 5 filmes e séries para entender o acidente

Desastre em Chernobyl: 5 filmes e séries para entender o acidente

No dia 26 de abril de 1986, aconteceu o maior acidente nuclear do mundo: o desastre em Chernobyl. O acidente ocorreu com a explosão de um dos reatores da Usina Nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia, devido a erros e violações de processos de segurança da usina.

A fim de relembrar o ocorrido e conscientizar sobre os perigos do uso irresponsável de determinadas substâncias, 26 de abril se tornou o Dia Internacional em Memória do Desastre em Chernobyl. Nesta data, confira 5 filmes que vão te ajudar a entender o acidente:

desastre de chernobyl - filmes e séries
Confira 5 filme e séries para entender o desastre em Chernobyl. | Foto: Montagem/ Divulgação

5 filmes para entender o acidente de Chernobyl

1) Chernobyl (2019)

Um clássico para quem quer entender o desastre, a minissérie da HBO Chernobyl conta com cinco episódios que exploram histórias de homens e mulheres corajosos que se sacrificaram para salvar a Europa de um desastre total. A produção se tornou um grande sucesso e chegou a ganhar 10 Emmys e 2 Globos de Ouro.

2) Chernobyl 3828 (2011)

O documentário Chernoby 3828 foca nas 3828 pessoas civis e militares que se envolveram na limpeza das zonas mais perigosas do telhado da fábrica, a zona “M”, arriscando suas vidas e saúde.

3) Chernobyl – Sinta a Radiação (2012)

Chernobyl – Sinta a Radiação é um filme de suspense e terror que acompanha seis jovens que resolveram fazer um passeio turístico e acabam chegando em uma cidade devastada pelo acidente da usina ucraniana. Lá, eles percebem a presença de seres estranhos e ficam presos na cidade.

4) Depois de Chernobyl (2016)

Despois de Chernobyl é uma série que explora as histórias que aconteceram após a tragédia, focando no romance da jovem Lera e do engenheiro nuclear Vitas.

5) Hora Zero: O Desastre em Chernobyl (2004)

Hora Zero: O Desastre em Chernobyl explora os 60 minutos carregados de erros e tecnologia imperfeita que culminaram na explosão da usina ucraniana.

____________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS