sábado, 15 junho, 24
HomeCulturaChico Buarque recebe Prêmio Camões quatro anos depois

Chico Buarque recebe Prêmio Camões quatro anos depois

Nesta segunda-feira (24), o cantor e escritor brasileiro Chico Buarque, de 78 anos, recebeu a premiação mais importante da literatura de língua portuguesa, o Prêmio Camões, que venceu em 2019.

A cerimônia aconteceu no Palácio de Queluz, em Lisboa, Portugal, e contou com a presença dos presidentes do Brasil e de Portugal, Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, além de ministros e artistas. A entrega do prêmio aconteceu 4 anos após a vitória devido à recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro em assinar a documentação para que o artista recebesse o diploma. A pandemia também foi um dos motivadores do atraso.

Chico Buarque - Prêmio Camões
4 anos após a vitória, Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões. | Foto: Ricardo Stuckert

Discurso de Chico Buarque

Em Portugal, o atual presidente Lula participou da premiação e entregou o diploma a Chico Buarque. O artista aproveitou para falar sobre a atitude de Bolsonaro: “Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula”.

O escritor continuou: “quatro anos de governo funesto duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar pra trás. Aquele governo foi derrotado nas urnas, mas não podemos nos distrair, a ameaça fascista persiste”.

“Recebo este prêmio menos como honraria pessoal, mas mais como desagravo pelos artistas brasileiros ofendidos por esses anos de estupidez e obscurantismo”, completou.

Lula também comentou sobre a atitude do ex-presidente: “É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”.

“Esse prêmio é uma resposta do talento contra a censura, do engenho contra a força bruta, um prêmio escolhido por unanimidade por jurados de Portugal, do Brasil, de Angola e de Moçambique”, acrescentou Lula.

Prêmio Camões

O Prêmio Camões foi criado em 1988 a fim de consagrar um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio cultural e literário da nossa língua.

A premiação é considerada a mais importante de língua portuguesa e consagra autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A equipe de jurados é composta por integrantes do Brasil, Portugal e países africanos que tenham a língua portuguesa como oficial.

____________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS