quinta-feira, 28 março, 24
HomeMercadoConheça os tipos de café da manhã comuns em hotéis

Conheça os tipos de café da manhã comuns em hotéis

O café da manhã é talvez a refeição mais importante do dia. Além disso, o café da manhã de hotel é um dos melhores momentos de qualquer viagem turística que alguém pode fazer. Tanto que é sempre usado como um dos exemplos e atrativos para definir se aquele é ou não um bom lugar para se hospedar. Portanto, conhecer os tipos de Café da Manhã é muito importante, para saber qual você prefere e escolher o hotel que oferece o que você prefere.

Café da Manhã Americano

No Brasil, o café é um pouco mais leve, com uma bebida, alguns pães, bolachas e uma ou outra fruta. Enquanto isso, o café da manhã no estilo americano é bem mais robusto. Culturalmente, se foi construindo o conceito de ser a refeição mais farta por lá. Já que é o momento em que toda a família se reúne em casa.

A saber, existem vários tipos de café da manhã nos hotéis ao redor do mundo, mas o tipo americano é um dos mais comuns disponíveis. Temos até várias opções de café da manhã americano SP, café esse que também é chamado de pequeno almoço.

Café Continental

Outro tipo de café da manhã bastante comum nos hotéis, o café continental se apresenta como bastante versátil em suas opções e sabores. Ao contrário do que se imagina, esse tipo de café da manhã hotel vastamente servido na Europa não é tão farto e abundante como o americano.

O Café continental tende a ser menos pesado e por consequência com uma preparação mais rápida. É ideal para quem terá atividades comuns, como ir ao trabalho, mas não se for se movimentar demais, ou exercer algo que exija muita energia.

Esta refeição se origina dos clássicos desjejuns do mediterrâneos, alguns historiadores da gastronomia dizem que sua origem é francesa, outros dizem que veio da Espanha. O que é certo é que hoje em dia o café continental está mais do que consolidado e já tem seu espaço nos tipos de café da manhã do mundo e seus cardápios.

Por fim, os elementos que integram um café continental tradicional são: Café, leite, poucas opções de pães (normalmente uma ou duas), geleia, manteiga. Pode ter também opções de frios e iogurtes, mas precisamos ter em mente que nesse tipo de café não se pode exagerar demais. Se for o caso de você fazer trilhas ou exercícios mais intensos, é recomendado levar um lanche para repor as energias, ou até procurar uma opção mais forte como o próprio café americano.

Café vienense

A princípio, o Café Vienense é bastante semelhante ao café continental, é composto por alimentos leves em geral. Geralmente é oferecido queijo e presunto, duas ou três opções de pães (dentre eles sempre um croissant) e algumas opções de bebidas, geralmente sucos e cafés.

Aliás, um ponto curioso do café vienense é como os austríacos e até os alemães passam primeiro a geleia no pão e depois a manteiga no mesmo. Deixando assim um condimento em cima do outro. Portanto, se for o caso de você tomar um café em público em Viena, não estranhe o espanto ao comer um pão com geleia e outro com manteiga. Algo que para brasileiros é comum.

O ovo é mais um elemento que não pode faltar de forma alguma no desjejum. Só que ao contrário do que geralmente vemos em outros cafés da manhã pelo mundo, essa fonte de proteína não é frita, mas sim cozida. Existe até um método de cozimento chamado “3-minute EI” que cozinha o ovo por 3 minutos deixando com clara dura e gema mole. Esse alimento é tão comum na capital da Áustria, que muitos ambientes tem um porta-ovo para que a pessoa como o ovo com gema mole sem fazer muita lambança.

Conheça os tipos de Cafés da Manhã no mundo
Conheça os tipos de Cafés da Manhã no mundo. | Foto: Unsplash.

Café inglês

Assim como o café americano, o café inglês é bastante farta com várias opções. Entretanto, devido à rotina corrida do povo inglês, o chamado Café da Manhã inglês completo virou algo para fins de semana ou ocasiões especiais.

Os elementos de um café da manhã inglês mais comum são compostos por: linguiça, chouriço, ovo frito, tomate frito ou grelhado, cogumelos, feijão branco assado e bacon. Vale ressaltar que o bacon britânico é um pouco mais carnudo se comparado ao brasileiro. Para beber, sempre tem o clássico chá inglês com leite e café puro.

Além disso, existem variações desse café ao redor do Reino Unido. Na Escócia, por exemplo, o café é servido com o chamado “haggi”, um prato típico feito com vísceras de cordeiro, ou com o “Tattie Scones”, um pão em formato chato feito com batatas.

Já no País de Gales, é servido o “Laverbread”, uma pasta feita com alga marinha que é passada no pão, tal qual fazemos com margarinas, doces e geleias que temos por aqui. Já na Irlanda é muito comum o “soda bread”, um pão à base de bicarbonato de sódio.

O café inglês completo é bem abundante, portanto exige um longo tempo de preparo. Então, no dia-dia, os ingleses consomem opções mais rápidas no Café da Manhã. Ovos fritos ou cozidos e torradas estão no cardápio diário, além de iogurtes e barras de cereais, pratos europeus como o Croissant também estão presentes no Café Inglês, mas diferentemente do Café Continental, os frios não são consumidos.

Em São Paulo, há diversas opções de estabelecimentos que oferecem cafés da manhã que nos lembram de diversas comodidades de um hotel, o Restaurante Sacro, por exemplo, é uma dessas opções.

O restaurante Sacro oferece um delicioso café da manhã no Jardins, em São Paulo, juntamente com um kit café da manhã combinando os tipos de café da manhã com o toque do chef Armando Francatto, um apaixonado pela cozinha mediterrânea.

__________________________________________

Por Lucas Stank – Fala! Universidade Federal de Santa Catarina