A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP reuniu tendências em relação ao mercado alimentar para o ano de 2019, e algumas delas poderão contribuir para aquele dinheirinho extra no final de mês. Caso você queira incrementar sua renda, seja para vender na faculdade, trabalho, para os vizinhos… não importa o lugar, não deixe de conferir todas estas opções super interessantes!
Comida “de verdade”
A frase “descasque mais, desembale menos” nunca fez tanto sentido. A redução de alimentos industrializados e aumento do consumo de alimentos frescos, orgânicos e que fomentem a economia local está sendo cada vez mais incentivada na mídia, principalmente por blogueiras no Instagram.
Nesse cenário, as marmitas “fit” entram como uma poderosa ferramenta de venda: utilizando-se de alimentos naturais e integrais, o menu pode variar desde carboidratos complexos com alguma fonte de proteína, até saladas de vegetais crus e cozidos, folhas e sementes.
Substitutos da carne
A Whole Foods, rede de supermercados multinacional dos Estados Unidos que comercializa produtos naturais e orgânicos, escreveu um relatório que enfatizou o consumo de lanches como crepes à base de cogumelos, carne de soja e “bacon chips” de cogumelos como uma alternativa aos tradicionais lanches de carne. É uma ideia para você que pensa em vender sanduíches ou wraps mas não sabia como sair da “mesmice”.
Além disso, é importante ressaltar que carnes a base de soja não têm um custo muito elevado, mas exigem maior cuidado em seu preparo e tempero, e demandam mais tempo porque há a necessidade de deixar o produto de molho como forma de pré- preparo.
Fermentação natural
Técnicas artesanais e a volta da simplicidade culinária estão diretamente ligadas à uma alimentação balanceada e saudável.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, os consumidores estão se cansando de produtos muito elaborados, sem saberem ao certo sua procedência; e a desconfiança em relação à indústria alimentícia faz com que eles se voltassem para o modo artesanal de produzir pães, iogurtes e queijos.
Esses últimos itens com certeza poderão ser vendidos sem maiores complicações, pois costumam estar sempre na mesa da maioria dos brasileiros. Desde que haja disposição para o preparo, pois são processos longos.
Sobremesas saudáveis
O uso de produtos menos processados e a menor ou quase nula utilização do açúcar branco em receitas doces é uma marca deste ano. A confeitaria vegana, sem ingredientes de origem animal como leite e ovo, também tem o seu espaço garantido. Não pense que por isso o alimento perde o seu sabor, pelo contrário, ganha novos paladares e tem subjetiva apreciação.
Neste mesmo raciocínio, adicionar legumes e ingredientes naturais aos doces serão ótimas opções para melhorar a textura, o sabor e as cores, que podem se tornar muito mais chamativas, como o roxo da beterraba ou o alaranjado da cenoura.
Bebidas frias
Chás, sucos, shakes e smoothies são bebidas com grande número de adeptos e também uma tendência de 2019. Só exigem a regularidade diária de preparo e ingredientes frescos e bem selecionados.
Composições como leites de origem animal ou vegetal, iogurtes, frutas cítricas ou neutras e ervas medicinais podem ser encontrados em supermercados ou lojas a granel. Uma embalagem bem produzida e lacrada, como também etiquetas customizadas poderão fazer a diferença para o seu cliente.
_______________________________________________________________
Por Izadora Del Bianco (@izadbr) – Fala Cásper Líbero