sexta-feira, 19 abril, 24
HomeLifestyleTatuagem Old School: conheça o estilo e pegue inspirações

Tatuagem Old School: conheça o estilo e pegue inspirações

Quem não conhece alguém com tatuagem atualmente? Os famosos desenhos se popularizaram de fato de uns tempos para cá, entretanto essa prática já é milenar e foi muito inspirada por marinheiros, que inauguraram o estilo de tatuagem Old School.

Tatuagem old school
Exemplos de tatuagem Old School. Tatuagem old school preta. | Foto: Unsplash.

História do Old School

Old School
De onde veio o Old School? | Foto: Unsplash.

A tatto estilo Old School é um dos estilos mais antigos de tatuagem presente até os dias atuais. Trazida pelos marinheiros norte-americanos e europeus durante a década de 1890, mas se popularizou apenas em 1920.

Na época, a tatuagem era uma forma dos marinheiros simbolizarem momentos marcantes de sua vida, crenças em criaturas sobrenaturais, paixões durante as viagens e a bravura de enfrentar o desconhecido oceano.

Assim que chegavam em seus destinos, acabavam influenciando moradores locais a fazerem também e dessa forma a técnica foi se popularizando pelo mundo.

É difícil falar de pioneirismo na tatuagem, porém uma figura importante para disseminação da tatuagem Old School foi o marinheiro Norman Collins, mais conhecido como Sailor Jerry. O mesmo faz parte do grupo que se alistou durante os anos de 1930, navegando até a China e o Japão com apenas 19 anos.

Foi durante suas viagens ao oriente que Collins teve contato com o estilo de tatuagem que mais tarde ficaria conhecido como Old School.

Características do estilo Old School

Tatuagem old school feminina
O que é o Old School? Tatuagem old school feminina. | Foto: Unsplash.

Mas o que seria esse estilo Old School ? Basicamente são tatuagens de traço mais grosso e com cores nos tons de verde, vermelho, amarelo e azul intensos.

A questão das cores se deve ao fato de que se tinha uma escassez de materiais logo que a Old School foi criada, sendo assim, eram utilizadas apenas cores primárias que não se misturavam e traços grossos para que durasse por mais tempo na pele.

Esse estilo também apresenta alguns desenhos “fixos”, como andorinhas, âncoras, sereias, navios, entre outros.

O estilo Old School

estilo Old School
Mais referências do estilo Old School. | Foto: Unsplash.

A moda de fato pegou e décadas depois, com materiais de melhor qualidade, o número de clientes que busca por  tatuagens no estilo Old School ainda é muito grande.

As tatuagens nesse estilo são bem clássicas e fáceis de serem reconhecidas, a mulher havaiana e as andorinhas podem ser encontradas com facilidade sobre as peles mundo afora.

Hoje já existem várias interpretações do Old School, que vão além dos desenhos originais mas seguem os mesmos estilos de traço e cores, só que agora com desenhos mais rebuscados e complexos.

Talvez, por terem sido trazidas pelos marinheiros, quando pensamos nesse estilo nos veem uma imagem de Tatuagem old school masculina. Porém, o estilo Old School é para todos!

Muitos se perguntam se Tatuagem old school feminina é algo muito procurado e usado e a resposta é SIM! Independente do seu gênero, o Old School traz uma pegada mais voltada para o rock e com muita personalidade. Sem contar que pelo fato de apresentarem o traço mais grosso, não desbotam com facilidade, o que simplifica o cuidado a longo prazo.

Inspire-se no estilo Old School

tatuagem
Inspirações de tatuagem. | Foto: Unsplash.

Ficou interessado pelo estilo? Existem uma infinidade de desenhos para se inspirar, entretanto, por serem consideradas tatuagens mais clássicas, existem uma série de significados em cada desenho que é importante você saber antes de ir tatuar.

As andorinhas, por exemplo, são tatuagens que simbolizam Boa Sorte, devido ao fato de serem aves migratórias, representando a fidelidade do marinheiro ao lar e garantindo o retorno.

Interpretações atuais costumam trazer bastante a imagem do mar, representando as longas viagens que marcaram a criação do estilo Old School.

Já as âncoras representam resistência e, segundo relatos, que o marinheiro viajou e voltou com segurança para casa.

E não podíamos deixar de citar os famosos corações com nomes, uma forma e homenagem para alguém em especial.

Curiosidades

As tatuagens Old School sempre foram algo de muita procura, principalmente entre os norte-americanos, porém durante a década de 80 e 90 elas acabaram perdendo um pouco de sua popularidade. É durante os anos 2000 que as mesmas voltam com tudo e são até reinterpretadas, ganhando um subgrupo chamado New School.

Mas qual seria a diferença?

Não existe grande diferença e muitos acabam chamando tudo de Old School, porém se precisássemos pontuar algo seria o fato de antigamente o Old School ser marcado por tatuagens pequenas e espalhadas pelo corpo, como figurinhas. Diferente dos dias atuais , que os desenhos costumam ser bem maiores e feitos para preencher áreas do corpo, como o braço.

Onde fazer minha tatuagem?

tatuagens
Escolha um local especializado. | Foto: Unsplash.

Caso você tenha ficado interessado nesse estilo Old School, quer ver mais referenciais ou até mesmo já tenha em mente o que quer fazer, não deixe de optar por um estudo especializado e seguro para a saúde da sua pele e da própria tatto em si.

Confira o estúdio Don’t Touch especializado nos mais variados estilos de tatuagem, com várias referências em tatuagem Old School e até serviço de perfurações para piercing.

Por Barbara Contini – Fala! Cásper