Surfe Olimpíadas: Italo Ferreira conquista o primeiro ouro do Brasil
Menu & Busca
Surfe Olimpíadas: Italo Ferreira conquista o primeiro ouro do Brasil

Surfe Olimpíadas: Italo Ferreira conquista o primeiro ouro do Brasil

Home > Notícias > Esporte > Surfe Olimpíadas: Italo Ferreira conquista o primeiro ouro do Brasil

Brasileiro Italo Ferreira venceu o japonês Kanoa Igarashi na decisão, e levou o primeiro ouro da categoria nas Olimpíadas

Italo Ferreira
Italo Ferreira, medalha de ouro no Surfe. | Foto: Veja.

Na primeira realização do Surf em uma Olimpíada, quem ficou marcado e será eternamente lembrado como o primeiro a vencer uma medalha de ouro da categoria nos Jogos Olímpicos é um brasileiro. O atual número 1 do ranking, Italo Ferreira, bateu o surfista da casa, Kanoa Igarashi, e conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Tóquio 2020.

A trajetória de Italo Ferreira nas ondas japonesas

O potiguar Italo Ferreira iniciou sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio participando da fase de classificação, no dia 25 de julho. As provas do Surfe foram disputadas na praia de Tsurigasaki, em torno de 100 km de distância da capital japonesa e sede dos Jogos. Em um grupo de quatro surfistas, Italo enfrentou o argentino Leandro Usuna, o italiano Leonardo Fioravanti e o japonês Hiroto Ohhara.

Classificando-se com uma somatória de 13.67, o brasileiro foi o primeiro de sua chave e avançou direto para o terceiro round. No dia 26, Italo voltou para as águas japonesas para enfrentar o neozelandês Billy Stairmand, pelo round 3. Italo venceu a disputa com uma somatória de 14.54, em comparação com os 9.67 do adversário da Nova Zelândia, e garantiu sua participação nas quartas de final da competição.

Por conta de uma previsão de um tufão no litoral japonês, as quartas, semis e final, foram antecipadas para o dia 27. Na terceira bateria das quartas de final, Italo Ferreira enfrentou Hiroto Ohhara, e com uma somatória de 16.30, classificou-se para a semifinal, já que o surfista da casa obteve apenas 11.90 de nota.

Na semifinal, participou da segunda bateria e era a esperança de final do Brasil, após a eliminação polêmica de Gabriel Medina na semifinal diante do japonês Kanoa Igarashi, a qual gerou muita revolta entre os brasileiros nas redes sociais. Assim, Italo tinha como adversário o experiente surfista australiano Owen Wright, e a pressão sobre o único representante da “Brazilian Storm” ainda vivo na disputa do Ouro era grande. Mas o ídolo de Baía Formosa fez bonito, e venceu por uma somatória apertada de 13.27 contra 12.47 do australiano. A chance do primeiro Ouro do Brasil em Tóquio estava sob o comando de Italo Ferreira.

olimpíadas 2021
Italo Ferreira em um aéreo durante as quartas de final. | Foto: UOL.

A história escrita em verde e amarelo: Italo Ferreira é medalha de Ouro

Às 15h46 no horário local, iniciou-se a bateria que definiria o primeiro campeão da história do Surfe nos Jogos Olímpicos. O cronômetro foi liberado e Italo Ferreira e Kanoa Igarashi tinham 35 minutos para disputar a medalha de ouro nas águas da praia de Tsurigasaki. Logo em sua primeira tentativa, algo incomum aconteceu com o brasileiro: sua prancha se partiu ao meio e Italo teve que voltar para a praia para trocar o equipamento, enquanto Igarashi seguiu buscando uma boa onda.

Em sua primeira tentativa, Kanoa recebeu um 4.50 e assumiu a liderança, restando 28 minutos de bateria. Porém, logo na sequência, o brasileiro encaixou uma boa onda e subiu para 8.70 no somatório, retomando a liderança do duelo. Restando 16 minutos, Italo liderava com 12.50, e Igarashi tinha apenas 5.56 de notas somadas.

Italo Ferreira vitória
Italo Ferreira celebrando sua vitória. | Foto: CNN Brasil.

O surfista potiguar conseguiu encaixar mais uma onda consistente e subiu seu somatório ainda mais, passando para 15.14. Kanoa Igarashi aumentou sua nota para 6.60, mas não foi o suficiente para estragar o sonho do grande nome da pequena Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, e tirar o sorriso dos brasileiros espalhados por todo o país, que viraram a madrugada na esperança de acompanhar o primeiro ouro do Brasil em Tóquio… Italo Ferreira, o primeiro campeão da história do Surfe nas Olimpíadas, e vencedor da primeira medalha de ouro do país nesta edição dos jogos olímpicos. Mais uma vez, Ferreira entrou para a história de seu esporte e de seu país.

Italo Ferreira ouro
Italo Ferreira e sua medalha de ouro. | Foto: Istoé.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

___________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas