quinta-feira, 21 novembro, 24
HomeMercadoO que são superfoods? Veja tudo sobre a super alimentação!

O que são superfoods? Veja tudo sobre a super alimentação!

Os alimentos saudáveis, que concentram muitos nutrientes em poucas calorias e quantidades, estão ganhando cada vez mais espaço para quem deseja manter um estilo de vida saudável. Estamos falando das chamadas superfoods.

As superfoods se encontram disponíveis em sementes, grãos, frutas, extratos vegetais e azeites. Além disso, são muito fáceis de encontrar em supermercados, armazéns, feiras livres e até em farmácias.

Saiba o que são superfoods alimentos saudáveis
Saiba o que são superfoods alimentos saudáveis. | Foto: Freepik.

Ao longo da matéria, você verá o que são superfoods, quais são os seus benefícios para o corpo humano e as superfoods mais deliciosas acompanhadas de suas características. Continue a leitura!

O que são superfoods?

Mas o que são superfoods? Também conhecidas como superalimentos, as superfoods são caracterizadas pela sua significativa presença de vitaminas e minerais que continuam para a saúde do nosso organismo. O que determina se um alimento é ou não superfood é a concentração de substâncias boas.

A grande quantidade de substâncias em pequenas porções possibilita a extração de grandes valores das superfoods sem precisar consumi-las em grandes quantidades. No entanto, é preciso ressaltar que nem todos os alimentos naturais ou orgânicos entram para o grupo de superfoods.

Quais os benefícios das superfoods?

Muitos alimentos são considerados superfoods. Você verá, nos próximos tópicos, uma lista com alguns deles seguidos da descrição de benefícios que cada um traz para o nosso corpo. De modo geral, a maioria das superfoods beneficia nosso organismo das seguintes formas:

  • Otimizando o metabolismo;
  • Fortalecendo a imunidade;
  • Provocando sensação de saciedade;
  • Melhorando o funcionamento mental;
  • Aumentando a energia física;
  • Agindo como desintoxicante;
  • Prevenindo o envelhecimento e a aparição de doenças.

Além de todos esses benefícios, as superfoods são responsáveis por aumentar o nosso nível de desempenho nas tarefas comuns do cotidiano.

13 superfoods deliciosas!

Agora que você já sabe o que são superfoods e alguns de seus benefícios para o organismo de modo geral, conheça algumas delas e de que maneira cada uma pode beneficiar na nossa saúde:

1. Chlorella

A chlorella é uma microalga disponível para consumo em cápsulas ou em pó. Ela é rica em ferro, proteínas, iodo e vitaminas B e C. Além disso, ela é capaz de estimular o sistema imune, reduzir inflamações, auxiliar no combate de problemas gastrointestinais e doenças degenerativas.

2. Spirulina

Rica em vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, a spirulina favorece o equilíbrio de dietas vegetarianas e veganas. Essa superfood ainda ajuda no aumento da saciedade e na diminuição de desejos por doces, o que contribui para uma dieta de perda de peso.

3. Óleo de coco extra virgem

O óleo de coco extra virgem é uma grande fonte de ácido láurico, responsável por fortalecer o sistema imune. Pela sua alta concentração de antioxidantes, o óleo de coco também previne o envelhecimento das células.

Algumas pesquisas apontam sua contribuição para a perda de peso, uma vez que o óleo de coco também ajuda no aumento de gasto energético do corpo e saciedade.

4. Semente de chia

Muito rica em ômega 3, cálcio, antioxidantes, fibras, proteínas, vitaminas e minerais. A semente de chia pode servir como acompanhamento de qualquer alimento, os mais comuns são as saladas, iogurtes e mingau. 

Ela é capaz de melhorar o trânsito intestinal, controlar diabetes e colesterol e é muito favorável para o fortalecimento dos ossos.

5. Brócolis

Vegetal muito comum entre os brasileiros, o brócolis possui grandes fontes de fibras, cálcio, vitaminas A e ácido fólico. O brócolis apresenta antioxidantes sulforafanos que protegem as células contra o surgimento de câncer.

6. Maçã

A maçã é a superfood mais consumida no mundo. Assim como o brócolis, ela entra para o grupo de superfoods por ser grande fonte de oxidante e quercetina – substância que auxilia na redução da pressão arterial e contribui para o reequilíbrio do organismo.

7. Semente de linhaça

Essa é a mais rica fonte de ômega 3 e o consumo da semente de linhaça reduz o risco de doenças cardiovasculares e favorece as defesas do organismo. Em seu consumo, elas devem ser trituradas para uma melhor absorção de nutrientes em nosso organismo.

8. Quinoa

Muito rica em fibras, vitaminas e proteínas. A quinoa pode ajudar a regular o colesterol e as diabetes, além de melhorar o funcionamento intestinal. Essa é uma superfood muito fácil de se preparar e pode substituir o arroz, o que já soma um bom valor nutricional das refeições.

9. Cacau

Diferente do cacau presente no chocolate comum, este é fonte de antioxidantes e flavonoides que favorecem a produção de hormônios relacionados ao bom humor e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. O cacau só é considerado uma superfood a partir de 70% de concentração de cacau em pó ou em tablete.

10. Maca peruana

Tubérculo encontrado em pó ou em cápsulas. A maca peruana é mais conhecida pelas suas propriedades energizantes, como o aumento da libido e da vitalidade. Além disso, contém ácidos graxos que auxiliam no bom funcionamento do cérebro, por isso essa superfood contribui para a melhora do raciocínio e da concentração.

11. Própolis

Extrato produzido pelas abelhas e possui muitas propriedades curativas, como antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória. Esse superfood é essencial para o favorecimento de imunidade e fortalecimento do organismo – principalmente no cenário atual de pandemia que estamos vivendo.

12. Geleia real

Outra superfood produzida pelas abelhas, a geleia real é consumida pela abelha rainha, que vive 5 anos, enquanto as operárias vivem 45 dias. Este super alimento possui altas concentrações de vitaminas e minerais.

Além disso, o seu consumo melhora a memória, favorece aceleração na recuperação pós-cirúrgica, aumenta as defesas naturais do organismo e pode atuar como antibiótico natural.

13. Mirtilo

Mais conhecido como blueberry, essa é uma superfood rica na presença de proantocianidinas oligoméricas compostas, substâncias que ajudam na diminuição dos riscos de estresse oxidativo e de dores nas articulações e melhoram o funcionamento de vasos sanguíneos.

Gostou do conteúdo? Entender o que são superfoods é um grande passo para o controle de uma alimentação mais saudável. Você pode encontrar as superfoods no site da Ingredientes Online, fornecedor de produtos naturais. Não perca tempo e garanta já a sua!

_________________________________
Por Ananda Miranda – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS