sábado, 27 abril, 24
HomeCinema e SériesConheça os 5 melhores diretores de cinema

Conheça os 5 melhores diretores de cinema

O cinema é uma arte que encanta pessoas ao redor de todo mundo. E, boa parte de sua magia só é possível graças aos diretores de cinema. A seguir, são classificados os 5 melhores, do quinto ao primeiro lugar. Confira:

Veja quais são os 5 melhores diretores de cinema
Veja quais são os 5 melhores diretores de cinema. | Foto: elpais.com/revistaq.mx/montagem.

Os 5 melhores diretores de cinema

5º lugar: Ozualdo Candeias

Ozualdo Candeias
Ozualdo Candeias. | Foto: Pinterest/Thomas Lopes Whyte.

Quando se fala em cinema no Brasil, muitos olhos vão para Glauber Rocha, e com razão, afinal, ele foi um ícone do cinema novo e é bastante admirado lá fora. Mas Ozualdo Candeias está, literalmente, a margem de todo esse glamour.

Ele se torna bastante relevante pois conseguiu fazer muito com os poucos recursos que tinha, mas contando histórias complexas que ainda assim eram de fácil entendimento popular. Com seu filme “A Margem” superando o aclamado “Terra em Transe” em publico e critica. Sendo o marco zero do movimento que ficou conhecido como cinema marginal. Com um estilo irreverente e anárquico. De cumplicidade ao lixo. Se recusando a reproduzir a formula do cinema estrangeiro.

Candeias é uma dádiva do cinema brasileiro que merece ser reconhecido.

4º lugar: Orson Wells

Orson Wells
Orson Wells. | Foto: Pinterest/elpais.com.

É impossível falar da história do cinema sem esbarrar em Orson Wells.

Chamou a atenção dessa indústria logo após apresentar o programa de rádio baseado no romance “A Guerra dos Mundos”. E aos vinte e quatro anos recebeu carta branca do estúdio para fazer o que quiser. E não foi para menos. O jovem Wells iniciou sua carreira como diretor, ator, roteirista e produtor de seu filme, “Cidadão Kane”, um sucesso absoluto. Marcado por inovações técnicas, que fizeram a imagem cinematográfica se aproximar muito mais do nosso ponto de vista do mundo real.

Ainda assim, foi um cineasta bastante subestimado. Devido ao seu imenso sucesso muito cedo, as pessoas que dominavam esse mercado na época resolveram boicotar Orson Wells. O que gerou grandes dificuldades para o lançamento de seus novos filmes. Mas isso não os impediu de ficarem marcados na história como as obras primas que são.

3º lugar: Stanley Kubrick

Stanley Kubrick
Stanley Kubrick. | Foto: Pinterest/revistaq.mx.

Kubrick é gênio. Poucos são os diretores que conseguem ser versáteis, se aventurando em vários gêneros. Mais difícil ainda é ser versátil se aventurando em vários gêneros e todos esses filmes ainda serem considerados muito bons.

Extremamente dedicado em suas obras, com um perfeccionismo metódico, sendo inclusive sendo muito criticado por isso. Kubrick buscava extrair o máximo de seus atores e de sua equipe, podendo as vezes chegar ao ponto de deixá-los doentes.

O seu talento nato para o cinema o fez se manter relevante na indústria durante trinta anos. Tendo feito filmes de comedia, horror, drama, ficção cientifica em muitos outros.

2º lugar: Akira Kurosawa

Akira Kurosawa
Akira Kurosawa. | Foto: Pinterest/imdb.com.

Considerado o mestre entre os mestres. Kurosawa é certamente um dos diretores mais influentes do cinema atualmente. Sendo o pioneiro no que os filmes de Hollywood são conhecidos hoje.

Revelando-se um prodígio desde jovem, o diretor se baseava nas histórias clássicas. Fazendo um sucesso atrás do outro.

Conhecido por pensar minuciosamente no que está sendo apresentado na tela. Suas narrativas atemporais inspiram inúmeros cineastas até hoje. E seu método de direção revelou vários talentos que marcaram o cinema japonês e os levaram para o resto do mundo.

1º lugar: Ingmar Bergman

Ingmar Bergman
Ingmar Bergman. | Foto: Pinterest/en.m.wikipedia.org.

Um diretor tão apaixonado pela sua obra que seus filmes beiravam a perfeição. Assim é o cinema de Bergman. Provavelmente um dos diretores mais cerebrais que já existiu.

Vindo do teatro, mas por vezes ocupando espaço na televisão e nos documentários, é possível descobrir muito da natureza humana em seus filmes. Pois ele trabalhava neles seus próprios medos. Abordando temas sensíveis, existenciais e psicológicos como fé, morte, solidão e culpa.

Bergman realmente sabia contar uma história através de uma câmera, se apegando muito ao visual e a livre interpretação.

Difícil tirar um dos filmes dele da cabeça.

_________________________________
Por Matheus Cosmo – Fala! FIAM FAAM