Stranger Things: 10 coisas que as crianças de hoje não entenderiam
Menu & Busca
Stranger Things: 10 coisas que as crianças de hoje não entenderiam

Stranger Things: 10 coisas que as crianças de hoje não entenderiam

Home > Cinema e Séries > Stranger Things: 10 coisas que as crianças de hoje não entenderiam

Stranger Things se passa na década de 1980, quando as coisas eram muito diferentes de hoje. Não apenas as roupas, penteados e decoração, mas a “tecnologia” apresentada na série também reflete essa época.

A equipe se esforçou ao máximo para garantir que a série imitasse perfeitamente os anos 80, desde a tecnologia desatualizada até as capas de réplicas dos antigos manuais de Dungeons and Dragons da época. Também é possível ver lojas antigas, marcas e até revistas que não existem hoje.

Apesar de alguns itens dos anos 80 as vezes voltarem à moda, principalmente roupas, a tecnologia da época de Stranger Things pode ser irreconhecível para o público mais jovem.

Publicidade

STRANGER THINGS: 8 MOTIVOS PARA ACREDITAR QUE PERSONAGEM NÃO MORREU

Veja 10 coisas de Stranger Things que as crianças de hoje não reconheceriam:

1 – Walkie Talkies

coisas da década de 80 em Stranger Things
Mike Wheeler usando um Walkie Talkie em Stranger Things.

Em Stranger Things , nenhuma das crianças tem telefone celular. Em vez disso, elas usam Walkie Talkies para se comunicar. 

Como os meninos são membros do Clube Audiovisual de Hawkins e todos moram perto um do outro, esse é um método um tanto realista de mantê-los em contato, exceto quando as baterias ficam descarregadas ou se afastam do alcance.

Publicidade

2 – Câmera vintage do Jonathan

coisas da década de 80 em Stranger Things
Jonathan Byers fotografando com uma câmera vintage.

Jonathan Byers tem uma câmera diferente da maioria das crianças de hoje. É uma câmera com filme de 35 mm, comum para entusiastas da fotografia ou fotojornalistas nos anos 80.

A tecnologia da câmera percorreu um longo caminho nos últimos 20 anos e é provável que essa câmera pareça uma relíquia para muitos espectadores mais jovens.

O principal sobre essas câmeras é que não era possível ver as fotos de forma instantânea. Você não podia olhar para uma tela e ver a imagem que tinha acabado de tirar. Elas precisavam ser reveladas.

3 – O quarto escuro

coisas da década de 80 em Stranger Things
Quarto escuro usado por Jonathan para revelar as fotos.

Em Stranger Things vemos uma sala escura, que as crianças conhecem como “aquela sala estranha com a luz vermelha que Jonathan entra muito”.

Jonathan entra nesse quarto escuro e usa produtos químicos para revelar as fotos tiradas com sua câmera vintage. Era necessário um tipo muito específico de luz para funcionar corretamente, e é por isso que Jonathan fica tão irritado quando Nancy fica abrindo a porta, deixando entrar toda a luz. Suas interrupções provavelmente teriam arruinado algumas das fotos dele.

4 – BOOMBOX do Will

coisas da década de 80 em Stranger Things
Bombox do Will Byers.

Quando vemos Will ouvindo música em seu quarto, a maioria das crianças não reconhece o formato. Ele está ouvindo fitas cassete. Este era o formato analógico para músicas que vieram antes dos CDs. Seu boombox também possui uma função de rádio analógico, visível logo acima do toca-fitas.

As cassetes geralmente eram de baixa qualidade e causavam problemas aos ouvintes quando a fita interna, que continha a música, ficava enroscada no toca-fitas. Como as fitas VHS para filmes, o formato era muito mais propenso a danos e degradação do que os CDs ou DVDs.

5 – Toca-discos do Jonathan

coisas da década de 80 em Stranger Things
Cena em que Jonathan e Will escutam The Clash no toca-discos.

Tecnicamente, vinil ou discos vieram antes das fitas cassetes, mas muitos fãs de música consideram o formato como um som mais puro e realista. Essa é provavelmente a razão pela qual a equipe optou por dar ao fã de música Jonathan um toca-discos.

Hoje em dia, embora seja praticamente impossível encontrar fitas cassete, o vinil ainda está disponível em alguns locais especializados. Essa tecnologia é antiga, mas os espectadores mais jovens podem tê-la visto se frequentam lojas de música.

6 – Televisões CRT

coisas da década de 80 em Stranger Things
Televisão CRT aparece ao fundo da cena.

A televisão usada em Stranger Things também é uma antiguidade que as crianças de hoje provavelmente nunca viram. Elas não são apenas enormes na parte de trás com telas minúsculas, como também não tem um controle remoto.

Na década de 1980, mudamos de canal em nossas telas de 22 polegadas, levantando e apertando os botões do aparelho. Não que precisássemos fazer isso com frequência, pois havia muito menos canais para escolher naquela época.

Algumas TVs precisavam ser sintonizadas, com os usuários precisando girar um botão para encontrar os canais, como em um rádio antigo. Foi assim que eles sintonizaram a TV em canais cheios de estática durante a série.

7 – Um telefone conectado à parede

coisas da década de 80 em Stranger Things
Joyce Byers usando um telefone anexado à parede.

Atualmente, ninguém tem telefone conectado a nada. Até telefones fixos, que estão se tornando uma raridade, geralmente são sem fio. No entanto, esse nem sempre foi o caso. Nos anos 80, muitos telefones nem sequer tinham botões, e sim um grande mostrador que você girava para literalmente “discar” o número.

Aqueles telefonemas em que as crianças estão tentando conversar enquanto estão no mesmo quarto dos pais? As crianças dos anos 80 e 90 lembrarão desse sentimento muito bem. A tecnologia móvel não se tornou comum por vários anos, então passamos a infância esticando os cabos de telefone nas esquinas e prendendo-os nas portas.

8 – Relógio de calculadora do Mike

coisas da década de 80 em Stranger Things
Mike tinha um relógio com calculadora, incrível na época.

Este é um exemplo de um pequeno pedaço da tecnologia dos anos 80 que a maioria das pessoas nem notou. Relógio de calculadora do Mike.

Naquela época, a maioria dos relógios contava apenas a hora. A tecnologia mais inteligente era um relógio digital que indicava a hora e possuía um alarme básico e um cronômetro. Até o relógio de calculadora. Essa “tecnologia” era incrível na época.

Tudo o que você precisa saber sobre esse relógio é que esses botões são números para a calculadora e Mike teria sido a inveja dos nerds em todos os lugares. Era basicamente o equivalente a possuir um smartwatch.

9 – Pudim em latas

coisas da década de 80 em Stranger Things
Pudim em lata era muito comum nos anos 80.

Hoje em dia você não encontra pudim em latas, mas na década de 1980 era um produto muito comum. É uma sobremesa que muitas vezes fará as crianças da época recordarem sua infância.

Os espectadores mais novos nunca viram aquelas latinhas bem organizadas, porque esse era um item que a equipe precisou fabricar inteiramente porque simplesmente não existe mais.

Segundo a Wired, cada lata de pudim de chocolate é na verdade uma lata de carne de almoço ou salsichas de Viena, com uma etiqueta de réplica cuidadosamente produzida.

STRANGER THINGS: DEVORADOR DE MENTES PODE SER O 001

10 – Bicicletas retrô

coisas da década de 80 em Stranger Things
Bicicletas retrô em Stranger Things.

Algo que muitos espectadores podem não ter pensado é o quão diferentes são as bicicletas atualmente. Nos anos 80, as bicicletas não tinham luzes de aparência moderna, várias marchas e armações leves de fibra de carbono.

As bicicletas que vemos em Stranger Things são réplicas fiéis das bicicletas de BMX que as crianças dos anos 80 teriam andado. Se você observar as crianças parecendo cansadas depois de subir, é provável que elas estivessem. Naquela época, essas motos eram mais pesadas, pesadas e um pouco estranhas, tornando o trabalho de andar de bicicleta muito mais difícil.

STRANGER THINGS, BLACK MIRROR, DILEMA E OUTRAS SÉRIES NÃO FORAM RENOVADAS

COMO O DUETO DE DUSTIN E SUZIE AFETOU STRANGER THINGS

0 Comentários

Tags mais acessadas