Stories animados: aprenda a fazer de forma simples e inove seu perfil
Menu & Busca
Stories animados: saiba como fazer de maneira simples

Stories animados: saiba como fazer de maneira simples

Home > Notícias > Mercado > Stories animados: saiba como fazer de maneira simples

Você se cansa de ver ou postar os mesmos tipos de stories na sua página do Instagram? Está querendo inovar, mas não sabe como? Então, calma que, hoje, a Trakto vai te ensinar como fazer stories animados, que trazem um visual totalmente diferente para sua página e, o melhor: tudo isso de forma gratuita e prática.

Então, se você tem curiosidade sobre esse mundo dos stories animados ou só quer inovar na sua forma de fazer postagens, continue lendo esse artigo, pois preparamos o passo a passo que vai facilitar sua vida na hora de inovar no Instagram, além de explicar melhor o que são esses tais stories animados.

Como criar stories animados
Como criar stories animados. | Foto: Unsplash.

O que é um storie animado?

Antes de você aprender a fazer storie animado, precisamos te explicar brevemente o que são eles. Os stories animados se baseiam em publicações de stories com elementos que se mexem, seja na hora de postar uma foto ou mesmo um vídeo. Além da imagem capturada por você, é possível adicionar esses elementos animados que deixam tudo mais profissional e divertido.

Pense, por exemplo, nos anúncios de marcas famosas no Instagram, as postagens sempre tem elementos que se mexem ou mudam de cor para chamar a atenção de quem está passando. Dessa forma, a marca consegue entregar uma propaganda muito bem estruturada, que chama a atenção dos potenciais clientes, em apenas alguns segundos de storie. Incrível, não é mesmo?

Além disso, os stories animados não funcionam apenas com marcas, se você tem um blog ou apenas sua conta pessoal, pode ter certeza que os stories animados trazem mais vida para suas postagens, além de deixá-los cada vez mais exclusivos.

Agora que você já sabe o que é um storie animado, vamos começar a criar e montar o seu?

Mas o que é esse storie animado
Mas o que é esse storie animado | Foto: Unsplash.

Como fazer um storie animado?

Primeiro de tudo, o nosso conselho é você criar uma conta no site da Trakto, assim fica mais fácil salvar todas as suas criações dentro da plataforma. Mas, por que vamos usá-la para fazer stories animados? Na Trakto você encontra uma série de ferramentas para deixar seus stories animados com a sua cara, pois são tantas as opções, que você tem liberdade para criar o modelo que sua imaginação quiser. Mas, acima de tudo, a plataforma tem um diferencial muito importante na hora de criar stories animados: ela não salva suas criações com propaganda.

Sendo assim, utilizando seu computador ou notebook, é só entrar no site da Trakto, fazer o login e logo já aparecerá a página inicial, mais conhecida como dashboard. Aqui, você vai achar todos os templates disponíveis, além de estarem categorizados por temas, como verão, caixa de perguntas, stories, publicação no feed, entre muitas outras opções.

Para os stories animados, vamos usar de exemplo a caixa de perguntas, aquela ferramenta dos stories que permite o usuário fazer uma pergunta e os outros responderem. Vamos deixar essa dinâmica mais interessante colocando elementos animados, mas vale lembrar que os stories animados e as técnicas faladas aqui servem para qualquer tipo de postagem, seja pergunta, vídeo, foto ou anúncio.

O primeiro passo é decidir se você vai usar um template já pronto ou criar um do zero, no template pronto você pode alterar cores, imagens, utilizar fotos suas salvas no computador, mudar a posição dos elementos e é uma ótima escolha para quem não tem tanta prática com designs ou está sem criatividade. Mas, também é possível criar um template do zero, escolhendo fundos, formas, stickers, entre outras opções disponíveis na plataforma.

Uma ótima dica é baixar uma foto sua e remover o fundo, uma vez que, na própria plataforma, já terá essa opção sem perder a qualidade.

Para deixá-lo animado e com movimento é só escolher figuras ou textos que se movem. Você vai achar listras, letras, palavras, desenhos e até fundos que se movem. A mágica, em si, está na hora de salvar, pois, ao clicar em baixar, nunca salve como foto ou arquivo png, mas sim arquivo MP4. Dessa maneira, sua criação ficará salva no seu computador como um vídeo, possibilitando usá-la no Instagram como stories animados.

Como criar esse tipo de storie pelo computador
Como criar esse tipo de storie pelo computador. | Foto: Unsplash.

Como passar os stories animados do computador para o celular?

Existem várias formas de fazer isso, mas a maneira mais prática e que funciona em qualquer tipo de aparelho é mandar o arquivo MP4 do computador para o WhatsApp Web. 

Crie um grupo com só você ou mande para algum amigo e, pronto, você já terá acesso a sua criação pelo celular!

Do PC para o celular
Do PC para o celular. | Foto: Unsplash.

Colocando nos stories

Para tornar isso uma publicação nos seus stories é muito simples: basta abrir seus stories do Instagram, acessar a parte das imagens da câmera e, pronto, é só selecionar sua criação e adicionar a caixa de perguntas ou o que você preferir. Como você salvou o arquivo como vídeo, ele irá para os stories como um vídeo, deixando esse aspecto animado. Além disso, é possível adicionar gifs, música e filtros.  

3 ideias de stories animados

Para te explicar como criar stories animados utilizaremos o tipo “caixa de perguntas”, que é quando fazemos alguma pergunta através dos stories e nossos seguidores podem mandar respostas. Porém, dá para utilizar esse método de stories animados em quase todo tipo de publicação.

Por exemplo, se você foi viajar e quer fazer um stories com várias fotos da viagem, é possível criar um template com objetos animados relacionados à viagem, como aviões, palmeiras, ondas que se movem ou frases relacionadas ao lugar que também se mexem.

Mas, se você está trabalhando com uma marca, também dá para aplicar essa técnica: coloque a foto do produto ao centro e escolha por linhas, círculos e formas que se movem em volta, lembrando que na Trakto é possível mudar as cores para que tudo fique estéticamente combinando.

Por fim, nossa dica é não esquecer que é super possível mesclar as ferramentas disponíveis nos stories com as do seu template feito na Trakto. Opte sempre por colocar uma música que combine com sua publicação. No Instagram você pode achar quase todas as músicas que imaginar e isso não afetará seu storie animado.

Também é possível colocar Gifs, eles se movem e vão combinar muito bem com seus designes.

Pronto, agora é só soltar sua imaginação e começar a criar stories animados. Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de conferir o site da Trakto, lá você vai encontrar uma série de ideias para deixar suas publicações cada vez mais únicas e personalizadas.

__________________________________________

Por Barbara Contini – Fala! Cásper

Tags mais acessadas