'Steven Universe': O significado por trás da série
Menu & Busca
‘Steven Universe’: O significado por trás da série

‘Steven Universe’: O significado por trás da série

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Steven Universe’: O significado por trás da série

Steven Universe, série exibida pela Cartoon Network, vem chegando em sua reta final. Com todas as cativantes mensagens que vão de autoaceitação até amor ao próximo, a série conquistou diversos fãs durante suas 5 temporadas e ainda rendeu o spin-off  Steven Universe Future, com o último episódio exibido no dia 27 de março, nos Estados Unidos, e a série ainda ao ar no Brasil. 

Steven Universe Future

Steven Universe Future trouxe um enredo focado na resolução de todas as coisas pendentes entre os personagens. Boa parte dos episódios são focados no protagonista, Steven, que toma consciência de que passou boa parte da vida cuidando dos outros, e não de si mesmo, ele começa a resolver suas pendência internas e tenta sair da sombra de sua mãe, Rose Quartz, começando uma jornada de independência e autoconhecimento.

por que você deve assistir a Steven Universe
Steven da série Steven Universe. | Foto: Reprodução.

Além de cuidar de si mesmo, Steven também inicia uma ressignificação das Gems, antes presas em um regime no qual eram obrigadas a praticar apenas uma função, elas se veem, agora, livres para descobrir novos talentos e livres de imposições.

Outros personagens que também se auto descobriram, ainda mais, nessa última temporada:

Pearl

Publicidade

Uma gem que mesmo livre ainda se via ligada a Rose Quartz e sofria muito com sua ausência, expressados em versos como “quem sou eu nessa vida sem ela?”, cantados pela personagem, que guardava toda dor e sofria em silêncio, não se permitindo ser vulnerável e vivendo em função de Rose até depois de sua morte, como guardiã de Steven.

Porém, diante dos avanços da série, pode-se ver uma evolução da personagem, com letras mais empoderadas, mostrando uma libertação da personagem que agora pode viver sua vida livremente. O amadurecimento da Pearl, é visto no episódio “Volleybal”, no qual ela conhece a Volleyball, outra Pearl (Gem similar a personagem), que chega à procura de Steven para curá-la de uma rachadura.

Steven não consegue curá-la, o que é surpreendente, então Pearl a leva até os arrecifes, local onde se consertam as pearls, descobrindo então que o problema era psicológico, algo que não iria se curar com coisas físicas, por consequência dos terríveis abusos causados por Pink Diamond (Gem superior e detentora das pearls).

Publicidade

A Volleyball, apesar de constantemente machucada, a Gem não percebe a maldade presente em Pink, então inicia um diálogo com Pearl, onde diz: “como você superou? Como você esqueceu toda essa dor?” e a Pearl responde: “eu não superei”, a cena trata sobre reconhecer as dores, convivendo com elas, e não se deixar abalar por algo que ficou no passado, seguindo a vida livremente. A personagem da Pearl traz uma mensagem sobre liberdade e superação.

Lapis Lazuli 

Gem que no decorrer dos episódios passou por diversos problemas. No início da série, Lapis é apresentada como uma gem insegura e desconfiada, devido à ela ficar aprisionada em um espelho por milhares de anos. E, logo depois, Lapis passa por outra experiência traumática, ao fazer uma fusão, forjada, e não feita de amor, com Jasper; podendo-se atribuir a um relacionamento abusivo.

A gem passou boa parte a série com o psicológico abalado, devido ao estresse pós-traumático de um compilado de experiências ruins, a dificultando de estreitar laços de confiança e amizade.

Porém, com o decorrer da série, Lapis, pouco a pouco, consegue superar seus traumas, encontrando o amor da amizade em Steven e Peridot. Então, em Steven Universe Future, é mostrada toda a evolução da personagem e como ela cresceu nessa nova era de liberdade pessoal e expressão.

Em sua música, Lapis canta para outras duas gems similares à ela que estão tentando destruir a Terra: “por que tão azul? Tantos tons de tristeza misturaram-se em meu tom, e cada novo momento me surpreende, tanto que eu quero fazer, finalmente sinto minha cor brilhando. Estou cansada da luta, da culpa, aquele espelho era uma prisão, assim como a fusão, o que há com essas novas sensações, que de repente apareceram, profundas como o oceano que ruge, livre como a atmosfera”, uma clara expressão do crescimento e da maturidade emocional da personagem.

Lapis Lazuli traz uma mensagem de superação, na qual não importa o quão grande seja a sua dor, sempre há uma forma de superá-la e ser feliz

Lapis Lazuli. | Foto: Reprodução.

Amethyst   

 No início da série, ela é descrita como brincalhona e inconsequente, e isso estreita os seus laços com Steven, porém, depois de alguns episódios, é revelada a origem de Amethyst, na qual ela é a única das crystal gems feita na Terra, ela foi criada por um projeto das diamonds chamado “jardim de infância”, no qual gems são feitas com o intuito de serem soldados; porém, diferente das outras gems similares e padronizadas, Amethyst não é grande e forte como as outras, fazendo com que a personagem sofra com muitos problemas de autoestima por não se sentir boa o bastante para ser crystal gems e ajudar o Steven.

No andar da série, Amethyst evolui bastante em sua relação consigo mesma, no filme que antecede o spin-off Steven Universe Future, ela canta um trecho da música Happily Ever After, no qual diz: “Era uma vez, eu ganhei vida dentro do Jardim de Infância, um produto de uma guerra que eu não fazia ideia de que fazia parte, eu saí tarde e sozinha, não conhecia nada além do meu lar, mas agora eu sei exatamente quem eu devo ser, e é parte dessa família”, mostrando que finalmente conseguiu se sentir integrada as crystal gems. Amethyst traz consigo uma lição de autoaceitação, na qual você não precisa ser perfeito para ser amado e pode fazer coisas incríveis.

Steven e Amethyst
Steven e Amethyst. | Foto: Reprodução.

Garnet

A Garnet é a única das crystal gems que é uma fusão em tempo integral. Criada a partir da junção de Ruby e Sapphire, ela é a personificação física do amor entre ambas.

No início da série, Garnet é apresentada como uma gem séria e responsável, porém, ao decorrer dos episódios, pode-se ver que ela vai se abrindo mais, até que em um dos episódios é revelado seu passado, no qual durante uma rebelião, duas gems se apaixonaram e acabaram se fundindo, porém, a fusão foi vista como uma aberração pelas outras, até que Garnet encontrou Rose Quartz e as crystal gems, que lhe mostraram que ela era única e, por isso, especial.

Em uma das músicas mais famosas da série Stronger Than You, Garnet canta “Sou feita de amor”, simbolizando a forma como ela é constituída, inteiramente de coisas boas. Em Steven Universe Future, é passado como ela  inspira os outros personagens, sobre relacionamentos saudáveis, liberdade e as escolhas sobre o futuro.

Garnet traz consigo uma mensagem positiva sobre como o amor é livre e essencial, além de ser um dos pilares da série como a maior representação da comunidade LGBTQIA+ vista na série.   

desenhos séries
Garnet é a maior representação LGBTQIA+ da série. | Foto: Reprodução

Com seu fim se aproximando, Steven Universe trouxe, ao longo de 5 temporadas e mais um spin-off, mensagens de amor e respeito ao próximo, autoaceitação e liberdade. A série ressignificou os conceitos de família e amizade de forma lúdica e divertida, se mostrando como um dos poucos desenhos que trazem ensinamentos positivos aos que assistem. O fim da série deixa os fãs tristes, porém, cientes de que ao longo dos 7 anos que foi exibido, Steven Universe conquistou admiradores e mudou a vida de muitos.

_______________________________________
Por João Pedro da Costa – Fala! UFPE

Tags mais acessadas