A Síndrome de Tourette é caracterizada por tiques motores ou vocais que começam na infância ou na adolescência, podendo ser transitórios ou persistirem na fase adulta. Já faz um tempo que a cantora Billie Eilish confirmou ter a doença.
Durante entrevista ao apresentador David Letterman em seu programa na Netflix, a cantora Billie Eilish foi flagrada tendo um tique diante das câmeras. Na ocasião, a estrela norte-americana falou sobre sua vivência com a chamada síndrome de Tourette.
O distúrbio neuropsiquiátrico é caracterizado por sons ou movimentos involuntários, que surgem na primeira infância ou na adolescência. Os sintomas podem ser transitórios ou persistirem durante a idade adulta.
Embora a causa do transtorno seja desconhecida, pesquisas sugerem que os casos podem estar associados a sintomas obsessivos-compulsivos (TOC), ao distúrbio de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtornos de aprendizagem. Os casos podem acontecer em mais de uma pessoa na mesma família, o que indica que fatores genéticos possam estar envolvidos no desenvolvimento.
Não há cura para a síndrome de Tourette, mas os tratamentos disponíveis podem ajudar na redução dos sintomas e dar qualidade de vida aos pacientes.
Sintomas da Síndrome de Tourette
Segundo os neuropsiquiatras, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles podem incluir piscar, franzir a testa, balançar a cabeça ou outros movimentos musculares, que podem resultar na derrubada de objetos próximos.
Em relação aos tiques vocais, os mais comuns envolvem ruídos não-articulados, como tossir, fungar ou limpar a garganta. Embora menos frequentes, os sintomas que tornaram a Síndrome de Tourette mais conhecida são os que envolvem o uso involuntário de palavras (coprolalia) e a repetição de um som, palavra ou frase dita por outra pessoa (ecolalia). Os tiques da síndrome podem causar constrangimento na vida social dos afetados, contribuindo para crises de ansiedade e estresse.
Na entrevista a David Letterman, Billie Eilish disse que conviver com a síndrome de Tourette é “muito cansativo”. Apesar de ressaltar que ama compartilhar a sua experiência com o distúrbio, a cantora acrescenta que nem sempre as pessoas reagem bem quando presenciam um de seus tiques.
“A forma mais comum de reação das pessoas é rir, porque elas acham que eu estou tentando ser engraçada. Eu sempre fico muito ofendida com isso”, diz ela.

Diagnóstico
Não existem exames para confirmar o diagnóstico da Síndrome de Tourette. A avaliação é essencialmente clínica, feita por um neuropediatra ou um psiquiatra especializado. Para a confirmação do diagnóstico, os pacientes devem apresentar pelo menos dois movimentos involuntários e um tique vocal, não necessariamente ao mesmo tempo. Os sintomas devem ocorrer há mais de um ano e começar antes dos 18 anos de idade.
Os especialistas recomendam aos pais que não adiem a consulta ao médico caso percebam que o filho apresenta alguma forma de movimentos involuntários.
Tratamento
Para reduzir os estigmas que cercam a doença, é necessário a conscientização tanto do paciente quanto das pessoas que o cercam sobre o que é a síndrome de Tourette. Quando a frequência e a intensidade dos sintomas começam a interferir na rotina diária do paciente, o tratamento pode combinar a psicoterapia com o uso de medicamentos.
______________________________________________
Por Ludi Evelin Moreira dos Santos – Fala! Universidade Federal do Paraná