Se inspire nesses MDF Coloridos para decorar sua casa

Se você está querendo planejar a decoração de um ambiente e quer trazer um pouco mais de cor para dentro da sua casa, mas tem medo de pintar e acabar não gostando ou estragando os seus móveis, esse texto é para você! Nesse sentido, você vai conhecer as principais diferenças entre os modelos de MDF colorido

O objetivo hoje é dar uma repaginada naquele móvel, por exemplo, criado mudo e mesa que são compradas em lojas populares e que geralmente não são produzidas em madeira real, ou seja, geralmente são de compensado ou MDF revestidos com aquele acabamento laminado bem brilhante ou fórmica. Quer melhor maneira de repaginar esses objetos do que aprendendo a escolher o melhor MDF? É fácil, rápido e você nem vai precisar investir tanto dinheiro para conseguir um ambiente do jeito que você deseja.

Em primeiro lugar é importante entender o que é MDF. Esse material nada mais é que as fibras selecionadas de uma tora de madeira (normalmente são desenvolvidos com toras de Pinus ou Eucalipto, devido suas fibras ideais), trituradas e combinadas com cola, e depois prensadas, dando assim o formato da chapa que podemos encontrar nas lojas. 

Um dos diferenciais do MDF está em um dos últimos processos pelos quais a chapa passa, ou seja, o nivelamento, que transforma a chapa em um dos materiais disponíveis no mercado com as menores diferenças de nível ao longo de sua extensão.

Venha conhecer as diversas utilidades do MDF com o material produzido pela Biblos Planejados fotos.
Venha conhecer as diversas utilidades do MDF com o material produzido pela Biblos Planejados fotos.

MDF – Cores vibrantes

Entre o MDF com cores vibrantes é possível destacar o MDF Ultra. Assim, esse modelo possui uma cor esverdeada, ou seja, é muito diferente do MDF Comum, mas a maior diferença está na resistência à água. No entanto, ele não chega a ser impermeável, mas não vão ser algumas gotas de água ou a umidade do ar que irão conseguir ultrapassar ou deixá-lo estragado. Devido a essa funcionalidade o preço se eleva quando comparado com o MDF Comum.

Quando se trata de materiais impermeáveis, o modelo MDF Super Ultra é a solução. Ele é realmente impermeável e, inclusive, algumas lojas chegam a dar garantias de que o produto funciona por anos embaixo da água, resistindo e cumprindo o seu objetivo. 

Outro ponto em relação ao Ultra que muito se difere do MDF Comum quando falamos da cor do material, é que o Super Ultra é o mais parecido com o MDF mais barato. Além do benefício de ser impermeável, outro aspecto que deve ser adicionado na balança do projeto é o preço do material. O Super Ultra pode chegar a custar o mesmo preço de um acrílico, assim, dependendo do projeto, apesar de a ideia ser realmente de um produto “externo” e que tenha contato com Sol e chuva diariamente, o ideal pode ser mudar o projeto do que aumentar os gastos e, consequentemente, o preço de venda e no fim perder os consumidores que se desejava alcançar.

MDF – Cores Pastéis

Se a sua ideia é buscar por modelos com cores mais pastéis, o MDF Comum e o Revestido podem ser a solução. Esse material não tem grandes diferenças entre si. A realidade é que eles possuem aspectos parecidos, apenas com uma diferença de acabamento. Em seu formato natural, o MDF Cru é super sensível à água, assim, basta a umidade do ambiente para que ele se degrade visivelmente rápido. 

No entanto, assim como ele absorve muito facilmente a água, a mesma coisa acontece em relação às pinturas, então quando se trata de laqueamento ou verniz, esse modelo de MDF reage super bem, facilitando o trabalho e evitando esforços repetitivos para atingir o resultado desejado de início.

O MDF Revestido, passa pelo mesmo problema de contato com a água, mas com um diferencial quando o comparamos com o MDF Cru: o revestimento. O revestimento normalmente é como uma camada de plástico que cobre a frente e o verso da chapa, assim, pode trazer até mesmo o aspecto de madeiras maciças dependendo do formato do material escolhido. 

Por conta dessa camada, ele aceita mais o contato com a água, afinal, o líquido não vai entrar em suas fibras, então dificulta o processo de inchar, assim, ele vai parar no plástico, impedindo que o produto sofra degradação rápidas e que comprometam o seu projeto.

É sempre bom lembrar que apesar do revestimento, ou da pintura, internamente, o MDF sempre será da cor comum do MDF, exceto em casos de MDFs especiais, por exemplo, os Valchromat, que possuem pigmentos colocados durante o desenvolvimento do material, ou seja, a fibra já é colorido, assim, se cortarmos o produto, o lado interno terá a exata cor que possui do lado de fora. 

Apesar de muito bonito e de em muitos projetos ser uma ideia interessante, o MDF colorido pode aumentar e muito o preço do seu produto final, como também dos custos de produção. A diferença de preço entre um MDF Cru e um Revestido, já não é tão grande a ponto de influenciar tanto nos custos do projeto, afinal, o MDF comum, se passar por qualquer produção de acabamento, pode acabar ficando com o valor equivalente ou até mais caro que o MDF Revestido, assim, pense bem antes de iniciar o projeto.

MDF – Cores Escuras

Por fim, se o seu projeto necessita de cores mais escuras, uma opção interessante são os painéis revestidos com laminado melamínico BP (Baixa Pressão). Os modelos de uma ou duas faces, podem proporcionar um excelente efeito decorativo e resistência na sua superfície a riscos e abrasivos. Esse modelo de MDF é recomendado para ser usado em todos os tipos de móveis, tanto residenciais, comerciais e corporativos, ou seja, pode ser usado em vários tipos de ambientes.

Agora que você já sabe mais sobre o MDF colorido, o ideal é buscar por dicas e soluções para o ambiente que você quer decorar. Existem diversos modelos que podem ajudar nesse objetivo. A loja de móveis planejados Biblos Planejados, por exemplo, possui diversos produtos que podem ajudar na otimização do ambiente e facilitar as atividades do dia a dia, entre em contato agora mesmo e transforme a decoração da sua casa!

Artigos relacionados

Professores: Como Ter Aulas Mais Dinâmicas Sem Gastar Horas Planejando

Para muitos professores, planejar uma aula pode ser uma...

Fundos Florestais: Como Investir em Mogno com Segurança

O investimento em fundos florestais tem se tornado uma...

Iphone 16e: Vale a pena fazer seguro?

Com a chegada do iPhone 16e, muitos usuários ficam...

Viagens temáticas: Destinos para fãs de literatura, arte e música

Se você é apaixonado por literatura, arte ou música,...