Inaugurado em 1902 e com arquitetura atual datada de 1947, o Mercado Municipal de Santos está em sua primeira fase de revitalização.
Neste primeiro momento de obras, iniciado em 1º de setembro, os esforços estão concentrados na área externa do edifício, principalmente em suas fachadas (ações para recuperação de esquadrias metálicas, impermeabilização, proteção contra descargas atmosféricas e iluminação especial) e coberturas (contará com moderno sistema de impermeabilização, substituição da estrutura de sustentação e instalação de novas telhas metálicas e forro).
A seguir, saiba mais informações sobre as obras na cidade de Santos, em São Paulo.
O que se sabe sobre as obras em Santos-SP?
Já se sabe que os permissionários foram transferidos do prédio central para o anexo lateral e, em seguida, foi feita a instalação da placa da obra e dos tapumes, além do fechamento da Rua do Meio.
Segundo a prefeitura de Santos, em outras etapas serão feitas a remodelação da parte interna do mercado, com fomentos para a transformação econômica e cultural da região (a previsão é de que se instale no local uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes com peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e padaria na parte térrea do Mercado); também inclui a transformação do anexo no Centro Temático de Cinema de Santos.
Na última fase, está prevista a modernização do entorno do mercado (até então local com aspecto de abandono, abrigando diversos moradores de rua) e a integração com a Estação Mercado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e com a Nova Estação Catraias. É importante lembrar que as obras do VLT em regiões próximas ao mercado , como Vila Mathias, Vila Nova e Paquetá) já estão em andamento.
___________________________________
Por Matthaeus Jonnattan Avelino – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul