Os times da NBA (Associação Nacional de Basquete), são conhecidos por seus astros e por grandes rivalidades dentro de campo. O que poucos sabem, no entanto, quais são os grandes rivais na história do basquete e como essas disputas surgiram e dominaram os corações americanos.
Dito isso, confira, a seguir, tudo sobre as maiores e principais rivalidades na história da NBA.
Quais as maiores rivalidades da NBA?
1. Boston Celtics x Los Angeles Lakers
Para muitas pessoas, essa é uma das maiores rivalidades da NBA! Essa rivalidade foi construída ao longo dos anos pelas equipes mais vitoriosas da NBA com 34 títulos, 17 para cada lado, e 12 finais do campeonato de basquete norte-americano.O primeiro encontro foi em 1959. Nos anos 60 foram disputadas 6 finais.
A rivalidade aumentou muito na década 80, onde o time de Los Angeles, liderado pelo Magic Jonhson, e o time de Boston, por Larry Bird, fizeram três finais na década.
Após 21 anos, eles voltaram a se encontrarem em uma final de NBA em 2008, onde o vitorioso foi o time da cidade de Boston, mas a última final que eles disputaram foi em 2010 com vitória do time de Los Angeles.
2. Detroit Pistons x Chicago Bulls
A rivalidade entre os dois times da conferência leste cresceu muito no final dos anos 80 e início dos anos 90, por causa dos bad boys de Detroit e pelo time do Chicago comando pelo jovem Michael Jordan.
A equipe da cidade de Detroit, nos três primeiros anos, teve uma pequena vantagem sobre o time dos Bulls, por já ter uma experiência maior. Entre 1988 e 1990 as equipes se enfrentaram nos playoffs, onde a tática defensiva de Detroit saiu vencedora.
Só que em 1991 estava impossível para o Chicago Bulls, comandado pelo maior de todos, o Michael Jordan, que com isso conquistou o título da conferência leste pela primeira vez em cima de seu rival e depois foi campeão da NBA.
_____________________________________________________
Por Gabriel Alvarado – Fala! Cásper