Saiba se o sorvete faz mal para dor de garganta
Menu & Busca
Tomar sorvete faz mal para a dor de garganta? Mito ou verdade?

Tomar sorvete faz mal para a dor de garganta? Mito ou verdade?

Home > Lifestyle > Saúde > Tomar sorvete faz mal para a dor de garganta? Mito ou verdade?

Quantas vezes você já teve vontade de tomar aquele sorvete ou aquela água geladinha em um dia de calor, mas evitou porque ouviu da sua mãe ou da sua avó que não podia, pois isso poderia piorar a sua dor de garganta ou gripe? Pois é, a sabedoria popular e o senso comum estão certos em muita coisa, mas com relação à dor de garganta existem alguns mitos que são bem famosos. Um deles é que o sorvete faz mal em casos de dor de garganta.

Neste artigo, você vai entender se realmente faz sentido essa crença popular de que sorvete faz mal para dor de garganta e resfriados e o que você deve fazer caso esteja com dor de garganta. Confira!

sorvete faz mal
Dor de garganta pode tomar sorvete: saiba se o sorvete ajuda na dor de garganta. | Foto: Freepik/wayhomestudio.

O que causa dor de garganta?

A dor de garganta não é exatamente uma doença. Trata-se de um sintoma bem comum de vários tipos de enfermidades, principalmente inflamações, reações alérgicas e infecções virais ou bacterianas. Na maior parte das vezes, a dor de garganta vem acompanhada de outros sintomas, que auxiliam na resolução do diagnóstico pelo otorrinolaringologista.

Então, o que realmente causa a dor de garganta? Além da famosa gripe, existem outros fatores que são muito comuns. Confira alguns dos principais causadores da dor de garganta:

Infecções

As infecções virais são mais comuns e recorrentes do que as bacterianas. Esses microrganismos entram no nosso corpo através das vias respiratórias, contaminando toda a área.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo é quando o conteúdo presente no estômago volta pela garganta. Graças ao ácido presente no estômago, se os refluxos forem frequentes pode causar desconforto como queimação, inflamação e dor de garganta

Ar seco

Quando a umidade do ar está baixa, as nossas vias respiratórias tendem a ficar mais secas e, consequentemente, mais irritadas. Isso é comum também em casos de exposição prolongada ao ar condicionado, visto que ele deixa o ar com menos umidade.

Reação alérgica

É comum que as vias aéreas do nosso corpo fiquem mais sensíveis durante uma reação alérgica. Ela também vem acompanhada de outros sintomas como coriza, espirros, coceira e olhos lacrimejando.

Cigarro e poluição do ar

A inalação de certas substâncias irritantes como o cigarro e a respiração em ambientes muito contaminados pela respiração podem causar dores na garganta.

Oscilação de temperatura

O choque térmico constante, como sair de um ambiente com o ar condicionado bem gelado e ir para outro bem quente, pode provocar uma possível dor de garganta. Isso acontece porque a mudança de temperatura pode fragilizar os cílios da mucosa respiratória, provocando a irritação.

Inflamação nas amígdalas, a famosa amigdalite, acontece quando essa parte do corpo fica inflamada por infecções virais ou bacterianas. As amígdalas são responsáveis por “guardar” as informações sobre os vírus e bactérias que já contraímos e tem um papel importante na defesa do nosso corpo. Em casos mais graves, as amígdalas desenvolvem piora do quadro com pus, inflamação etc., sendo necessária a remoção por meio de cirurgia.

O sorvete causa dor de garganta?

Não, de acordo com profissionais da área de otorrinolaringologia e considerando as causas para a dor de garganta que vimos acima, é impossível o sorvete acarretar em dor de garganta. Isso mesmo, apesar de muitos acharem que o sorvete faz mal em casos de dor de garganta e gripes, isso é apenas um mito.

No entanto, é preciso tomar cuidado, pois alguns fatores aliados ao sorvete podem sim fazer mal.

Tomar sorvete prejudica a dor de garganta?

Depende do seu quadro. Não é verdade que sorvete faz mal. Inclusive, em casos de dores de garganta irritativa, ou seja, causada apenas por reações alérgicas, ar seco etc., o sorvete pode ser um bom aliado na hora de aliviar o sintoma.

No entanto, em casos de dor de garganta infecciosa (viral ou bacteriana) o sorvete faz mal, pois o alimento gelado pode paralisar os cílios das mucosas das vias respiratórias, que são uma proteção para essas vias, podendo então agravar o caso.

Portanto, não é verdade que sorvete faz mal para gripes e dores de garganta. Mas é preciso estar atento ao seu quadro e seguir as orientações corretas, lembre-se de não exagerar no sorvete.

Beber água depois de tomar sorvete ajuda a não ter dor de garganta?

Assim como não existem comprovações de que o sorvete faz mal do ponto de vista de causar doenças infecciosas na garganta ou provocar gripe, também não há evidências que sustentem que basta tomar água para não ter esses sintomas. No entanto, desde que seu sintoma não seja a resposta a um quadro de infecção, o sorvete não faz mal e pode até mesmo proporcionar alívio.

Como prevenir a dor de garganta?

Para prevenir esse mal, basta seguir alguns cuidados simples. Com eles você se livrará do mito de que sorvete faz mal para a garganta e usufruirá dessa guloseima sem culpa. Confira algumas dicas de como prevenir a dor de garganta:

Mantenha o corpo sempre hidratado

A água, além de ter diversos benefícios para o corpo, pode lubrificar as mucosas das vias aéreas, diminuindo qualquer possibilidade de irritação na área.

Tenha uma boa alimentação

Inclua no seu cardápio frutas que contenham vitamina C, ótimas para a prevenção de gripes e resfriados. Além disso, uma alimentação saudável e balanceada auxilia na manutenção do sistema imunológico, para proteger de diversos outros tipos de doenças.

Lave bem as mãos

Como já aprendemos com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), lavar as mãos é o melhor tipo de prevenção. As mãos são nossa parte do corpo que mais tem contato com outros objetos, por isso, para evitar a contaminação através dos vírus e bactérias presentes em outros ambientes, a lavagem das mãos é crucial.

Ainda, lembre-se de sempre consultar um profissional de otorrinolaringologia em caso de dúvidas e em caso de persistência das dores de garganta. Assim você poderá ser orientado da melhor forma possível a respeito do tratamento mais adequado para os seus sintomas e o quadro da sua enfermidade.

Viu como a crença de que sorvete faz mal pode ser equivocada? Agora que você descobriu que sorvete não é esse vilão todo que pintam, quer tratar a saúde da sua garganta com profissionais especializados na área de otorrinolaringologia? O Otorrino Paulista é um consultório de especialidade médica composto por profissionais de alta competência, que têm como objetivo cuidar do próximo com o máximo de clareza e empenho.

________________________
Por Bárbara Moraes – Fala! UFPE

Tags mais acessadas