Saiba por que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho
Menu & Busca
Saiba por que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho

Saiba por que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho

Home > Lifestyle > Saiba por que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho

A ideia de criar o Dia dos Namorados, na véspera da celebração de Santo Antônio, veio de João Doria

dia dos namorados
Por que se comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho? | Foto: Freepik.

O mês de junho começou. Está aberta a temporada de beijos, presentes, mensagens e palavras de afeto. Sim! O Dia dos Namorados está batendo à porta. Você sabe por que a comemoração acontece no dia 12 de junho? Quem foi o criador dessa data que aquece o mercado e o coração dos apaixonados? Quem está por trás da origem deste dia, no Brasil, é o publicitário João Doria, pai do governador de São Paulo, João Doria Jr. Entenda!

Por que o Dia dos Namorados é 12 de junho?

Na Europa e nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados, ou melhor “Valentine’s Day” (Dia de São Valentim), é comemorado em 14 de fevereiro. Por outro lado, no Brasil, comemora-se o feriado romântico em junho. E isso acontece há um bom tempo, desde 1948.

Mas por que o Dia dos Namorados é 12 de junho? A data foi escolhida por ser véspera da celebração do famoso “santo casamenteiro”, o Santo Antônio, e, portanto, estar bastante em alta. O criador do dia foi um publicitário. Já dá para desconfiar, logo, que a origem da data é comercial.

Quem foi que inventou o Dia dos Namorados?

João Doria, pai do atual governador do estado de São Paulo João Doria Jr., foi quem inventou o Dia dos Namorados. Tudo começou em 1948. Na época da criação, ele era dono de uma agência de publicidade, a Standart Propaganda.

Até que a loja Exposição Clipper contratou o publicitário. O objetivo era alavancar as vendas do mês de junho, uma vez que costumavam ser bem baixas e trazer prejuízo aos empresários. Para oficializar a data, Doria fez uma propaganda, que viria a marcar o feriado.

O primeiro Dia dos Namorados, no Brasil, trazia o lema: “Não é só com beijos que se prova o amor”. Outro dizia: “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. Perspicaz, não? A iniciativa fez a Associação Paulista de Propaganda elegê-la como a melhor do ano.

quem foi que inventou o dia dos namorados
Veja o primeiro slogan da data, criada por João Doria. | Foto: Reprodução.

Foi no ano seguinte que o Dia dos Namorados se espalhou pelo país. Cada vez mais, diversas regiões do Brasil aderiram à data. Hoje, o Dia dos Namorados é a terceira data que mais movimenta o mercado. Somente o Natal e o Dia das Mães estão na frente.

_____________________________
Por Ana Paula Jaume – Redação Fala!

Tags mais acessadas