Confira como eram as roupas da moda nos tempos de Jesus
Menu & Busca
Saiba mais sobre a moda na época de Cristo

Saiba mais sobre a moda na época de Cristo

Home > Lifestyle > Saiba mais sobre a moda na época de Cristo

Como será que eram as roupas de moda no tempo de Jesus? Na época de Jesus Cristo, as vestimentas eram bem diferentes das roupas moda atuais. 

“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”
1 Pedro 3:3-4

Não há nada mais interessante do que estudar um tempo pelas roupas da moda da época. Nesse texto, vamos entender sobre a moda na época de Jesus Cristo

moda nos tempos de Jesus
Quadro sobre pescaria na época de Jesus Cristo | Foto: Gauchazh

Contexto histórico

O ambiente era Galileia e Judeia; hoje, é uma região de Israel. Na época, integravam o Império Romano, que abrangia todo o entorno do Mediterrâneo, somando 500 milhões de habitantes. Durante a maior parte da sua vida, Jesus viveu sob o governo do imperador Tibério César (14-37 d.C.). 

A maior parte do sustento das pessoas da época vinha da agricultura e três idiomas eram amplamente usados na região. As cidades eram insalubres, com muralhas que cercavam os povoados. Os ricos viviam em mansões e os pobres em casas pequenas.

Contexto geográfico da moda

As roupas dessa época seguiam a moda do mundo greco-romano, ou seja, o vestuário era composto basicamente de túnicas e mantos. Na Grécia antiga, as roupas, em sua maioria, eram caseiras, com comprimentos de linho retangulares ou tecido de lã com pouco corte ou costura. 

Na Palestina, no tempo de Jesus, esse costume continuou. O vestuário era muito simples. A túnica, peça de roupa mais utilizada, era a roupa casual da época. Feita de linho ou algodão, era colocado sob o pescoço e com grandes mangas. Os modelos eram diferentes para homens e mulheres, que utilizavam túnicas mais coloridas.

Debaixo das túnicas, os homens usavam uma espécie de tanga, que, em dias quentes e de trabalho duro, podiam ser o único pano em seus corpos. Para as mulheres, as tangas eram utilizadas quando estavam menstruadas. 

moda na epoca de Jesus
Jesus junto com vários homens vestindo túnicas | Foto: Mix Misturado

Evidências históricas das vestimentas

Além disso, as pessoas ainda utilizavam mantos enrolados em seus corpos, em dias de frio ou situações formais, por cima da túnica. Era uma peça muito cara à época, então, apenas as pessoas que detinham mais dinheiro possuíam essa peça no seu dia a dia. 

No campo, local de muito calor e trabalho pesado, utilizavam os mantos para enrolar materiais de lã ao redor do corpo, costurando-o aos ombros. Para algumas pessoas da época, o manto era a única forma de proteção. 

Outra peça muito presente no vestuário na época de Jesus Cristo era o cinto. Ele era colocado ao redor da túnica e dava mais liberdade às pessoas, podendo subir ou descer, conforme necessário. 

O cinto era uma peça muito útil para as pessoas da época. Ele era utilizado para guardar armas e ferramentas e, quando os homens precisavam de mais liberdade para correr ou trabalhar, levantavam a barra da túnica e prendiam no cinto. Isso era chamado de “cingir os lombos”. 

Sobre os materiais das roupas no tempo de Jesus

Nos tempos bíblicos, os materiais utilizados para fazer as vestimentas eram lã, linho e algodão, dependendo da necessidade e da condição financeira do comprador. Em épocas de luto, as túnicas eram feitas de pano de saco ou pelo de cabra, porque eram materiais que causavam irritabilidade na pele. 

As túnicas dos homens eram curtas, já as das mulheres chegavam até o joelho, com bordado no decote em “V”. Os cintos eram feitos de couro ou de um tecido áspero. Além disso, em alguns casos, eles ainda possuíam uma bolsa anexada onde guardavam dinheiro e outros pertences pessoais. 

Como era o manto de Jesus Cristo

Jesus não fugia do vestuário da época. A Bíblia indica que ele usava uma túnica feita apenas por um pedaço de tecido (João 19:23-24). As túnicas usadas por Jesus eram diferentes, elas não possuíam costura central, o que geralmente ocorria com as peças da época. Hoje, a túnica de Jesus, para a igreja, representa a justiça.

Além disso, Jesus ainda utilizava o talit, um acessório religioso judaico feito de seda, lã ou linho, com franjas nas extremidades. Atualmente, ele é um manto de oração que conecta o homem ao mundo espiritual. Para os judeus, o talit os lembram da Lei.

roupas de Jesus Cristo
Jesus com seu talit, abençoando fiéis | Foto: Jerusalém online

Calçados no tempo de Jesus

Nos tempos bíblicos, a vestimenta era algo muito caro. Os calçados, especificamente, eram um item reservado para os mais abastados. Os mais pobres andavam pela cidade descalços e, os que tinham melhor condição financeira, usavam sandálias simples. 

A sola dos sapatos era feita com couro de vaca. A sandália era ligada ao pé por uma tira longa, que sai da sola, passa pelos dedos e é presa nos tornozelos. Chinelos também eram muito utilizados, a única diferença é que a tira longa é enrolada no pé.  

O que continua na moda até hoje?

Atualmente, em Israel, quando o assunto é moda, muito se modernizou. Mas muitos códigos de conduta tradicionais ainda são utilizados, principalmente em cidades consideradas sagradas, com forte tradição religiosa.

Nessas cidades, é normal as mulheres terem mais cautela com a vestimenta. Elas costumam utilizar calças e saias longas, de tecido leve, por conta do calor. Além disso, ainda utilizam lenços para cobrir os ombros e os cabelos.

Jerusalem Israel
Fotografia da capital de Israel, Jerusalém | Foto: Guia do Estudante

É importante considerar também que grande parte da população de Israel pertence à comunidade judaica. Portanto, muito da vestimenta segue os costumes dessa religião, como já citado anteriormente. 

O talit de Cristo ainda é utilizado em orações matutinas. O regramento da obrigação de utilizar esse manto está na Torá, livro judaico sagrado. Eles também utilizam o Tefilin, um par de caixas de couro, utilizado apenas pelos homens nos momentos de oração. 

Um adereço masculino muito conhecido atualmente é o kipá. Utilizado para cobrir a cabeça, ele representa respeito e a consciência de que sempre há algo acima do homem. 

________________________________
Por Isabella Galvão Martins – Fala! ESPM

Tags mais acessadas