Saiba como foi a chegada da internet ao Brasil
Menu & Busca
Saiba como foi a chegada da internet ao Brasil

Saiba como foi a chegada da internet ao Brasil

Home > Notícias > Urbano > Saiba como foi a chegada da internet ao Brasil

A Internet dominou nosso estilo de vida e, hoje, fica difícil nos imaginarmos sem ela. Usada para se divertir, pagar contas, estudar, localizar-se e etc, ela começou a se tornar essencial para realizar tarefas básicas do dia-a-dia, que, antes, fazíamos sem ela. 

A seguir, entenda como a Internet chegou ao Brasil!

Internet
A Internet chegou ao Brasil em 1988. | Foto: Reprodução

A chegada da Internet ao Brasil 

A Internet chegou ao Brasil em Setembro de 1988, direcionada apenas para o setor acadêmico, mais precisamente, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro. Isso se dava por meio de uma conexão, por linha telefônica, com a Universidade de Maryland, na conexão Bitnet (Rede de Universidades fundada em 1981) que era um serviço internacional de mensagens e conferências eletrônicas. 

Em 1990, começa a ficar ainda mais interessante com o surgimento da Wold Wide Web (WWW). Timothy Berners-Lee foi o responsável por escrever o protocolo HTTP, que possibilitou a transferência de páginas da web para os navegadores. Em 1994, a tecnologia foi expandida para os usuários domésticos e empresas. Sendo o primeiro serviço brasileiro de acesso fora da comunidade acadêmica, o cidadão comum podia ter acesso à internet na modalidade IP discada. Através dela, era possível trocar mensagens com diversos sistemas de correio eletrônico. Em 17 de Julho de 1994, o jornal Folha de São Paulo dedicou à edição de domingo, em seu caderno Mais!, ao crescimento da internet, onde anunciava: “nasce uma nova forma de comunicação que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetária”.

Após não ter feito muita coisa para o crescimento da internet, o governo brasileiro divulga, através do Ministério de Ciência e Tecnologia e o da comunicação, a intenção de investir. Ficando sob a responsabilidade da Embratel e da RNP, de criar a estrutura necessária para a exploração comercial desta tecnologia. Já no final de 1994, a Embratel lançou o serviço de internet experimental, restrito a cinco mil usuários selecionados para testar. Em maio de 1995, o acesso via Embratel começou a funcionar de modo definitivo. Foi quando gerou muita desaprovação pela iniciativa privada. Logo após esse fato, foi criado um comitê de Gestor da Internet no Brasil, para alcançar o objetivo de implementação, administração e uso da invenção no país. 

No ano de 1996, a tecnologia decolou, com muitas melhorias, o serviço prestado pela Embratel crescia naturalmente, tanto no número de usuários, quanto ao de serviços prestados por meio da rede. Uma das provas para isso foi o lançamento de uma música do cantor Gilberto Gil “Pela internet” por meio da própria rede, cantando uma versão acústica da música ao vivo e conversando com internautas sobre a sua relação com a internet. Em 1999 aconteceu a primeira transmissão de vídeo/áudio pela internet na América Latina. A iniciativa foi do Paraense Demethrius Lucena que reuniu provedoras de internet e uma geradora de tv a cabo, com apoio da EMBRATEL. Os eventos foram um carnaval fora de época e um show evangélico com a presença do Pastor Gabriel Kowalsky. 

__________________________________
Por Jaiandra Sampaio – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul 

Tags mais acessadas