Saiba como a poluição pode prejudicar a pele
Menu & Busca
Saiba como a poluição pode prejudicar a pele

Saiba como a poluição pode prejudicar a pele

Home > Lifestyle > Saúde > Saiba como a poluição pode prejudicar a pele

Que a poluição está afetando o planeta, isso a gente já sabe. Além de oferecer riscos à saúde humana, como, por exemplo, doenças respiratórias. Agora, você sabia que os poluentes presentes no ar podem prejudicar sua pele? Pois sim, eles podem! Então, descubra mais sobre os efeitos dos poluentes na sua pele.

Mas quais são os poluentes?

Por conta da industrialização e a intensa queima de materiais fósseis que ocorre diariamente pelos carros e veículos de transporte, os componentes resultantes foram se acumulando na atmosfera. Muitos desses gases não fazem parte da composição natural da atmosfera terrestre ou fazem, porém não nas proporções atuais.

Entre os principais poluentes atmosféricos podemos citar:

  • Ozônio (O₃);
  • Monóxido de Carbono (CO);
  • Dióxido de Enxofre (SO₂);
  • Chumbo (Pb);
  • Óxidos de Nitrogênio;
  • Material particulado.

E como eles entram em nosso corpo?

Os poluentes presentes na nossa atmosfera conseguem entrar em nosso corpo principalmente por nossa respiração. Ao respirar um ar com componentes poluentes, você os leva para dentro de seu corpo.

No entanto, também é possível ocorrer a absorção desses componentes por via cutânea. Pois os componentes e partículas que estão no ar podem se fixar na pele e ir se acumulando.

Quais os principais efeitos na pele?

De acordo com estudos recentes, a poluição está relacionada com dermatites atópicas, cânceres de pele, psoríase e acne. Mas, talvez, o efeito mais interessante seja o envelhecimento da pele. A exposição constante a esses componentes poluentes gera redução na produção de antioxidantes, substâncias capazes de inibir a oxidação de células do nosso corpo.

Mas não é só isso, a poluição gera um aumento dos radicais livres. Essas moléculas que, ao contrário dos antioxidantes, aceleram a oxidação das células. Aumentando os radicais livres e diminuindo os antioxidantes, cria-se o estresse oxidativo, responsável por acelerar o envelhecimento da pele.

Como minimizar os efeitos da poluição na pele?

cuidados com a pele
Veja as melhores maneiras de minimizar os efeitos danosos da poluição na pele. | Foto: Unsplash.

O melhor seria que nossa atmosfera não estivesse com uma concentração tão alta de poluentes, mas já que não podemos reverter imediatamente isso, pelo menos podemos mitigar os danos à nossa pele.

Como os componentes se acumulam na área cutânea, uma dica é evitar o contato direto da pele com esses agentes poluentes. Usar filtro solar, por exemplo, cria uma barreira na penetração dessas substâncias pela pele, mas até mesmo maquiagem pode ser utilizada para isso.

Contudo, é importante lembrar de limpar a pele após o uso desses produtos. Deve-se retirá-los antes de dormir, lavando o rosto com sabonetes pouco abrasivos e, após isso, sempre fazer sua hidratação.

Também é interessante manter uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes e vitaminas que retardam o envelhecimento. O uso de antioxidantes tópicos pode ser uma medida igualmente interessante.

Mas o importante sempre será visitar seu dermatologista. Ele é o profissional responsável por diagnosticar e tratar problemas na pele e irá te ajudar a minimizar os efeitos da poluição e outros agentes degradantes nela.

_________________________________
Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

Tags mais acessadas